Primeiro Dia da F8 2019: Construindo novos produtos e recursos para uma plataforma social centrada em privacidade

Hoje, mais de 5 mil desenvolvedores, criadores e empreendedores de todo o mundo se reuniram para a F8, nossa conferência anual sobre o futuro da tecnologia.

Mark Zuckerberg abriu o evento de dois dias com uma apresentação sobre como estamos construindo uma plataforma social mais centrada em privacidade – dando às pessoas espaços onde elas podem se expressar livremente e se sentir conectadas com os indivíduos e comunidades que mais importam para elas. Ele compartilhou como essa é uma mudança fundamental no modo como construímos produtos e conduzimos nossa companhia.

Mark, então, convidou líderes do Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Oculus e Realidade Aumentada/Realidade Virtual para compartilhar mais anúncios. Aqui estão os destaques:

Messenger

2019f8_0748

Asha Sharma, Diretora de Produtos e Messenger

À medida que nos preparamos para um futuro de comunicações mais privadas, o Messenger anunciou novos produtos e funções para ajudar a criar laços mais próximos entre pessoas, empresas e desenvolvedores.

Um aplicativo mais leve e rápido

As pessoas esperam que seus aplicativos de mensagens sejam rápidos e confiáveis. Nós estamos animados em anunciar que estamos reconstruindo a arquitetura do Messenger do zero para que ele seja mais rápido e leve. O Messenger completamente remodelado começará a ser distribuído até o fim deste ano.

Uma forma de assistir juntos

Quando você não estiver junto com amigos ou família fisicamente em uma sala de estar, o Messenger agora deixará você descobrir e assistir a vídeos do Facebook para reunir as pessoas em tempo real. Você poderá compartilhar facilmente um vídeo do aplicativo do Facebook no Messenger e convidar outros para assistir o conteúdo junto com você enquanto conversam ou fazem uma ligação de vídeo. Pode ser o seu programa preferido, um vídeo engraçado ou suas gravações caseiras. Nós estamos testando isso neste momento e iremos começar a disponibilizar a função globalmente mais no fim deste ano.

Um aplicativo do Messenger para desktop

As pessoas querem trocar mensagens em qualquer dispositivo sem dificuldade e, em alguns casos, elas só querem um pouco mais de espaço para compartilhar e se conectar com quem elas mais se importam. Por isso, estamos anunciando um aplicativo do Messenger para desktop. Você pode baixar o programa no seu computador – tanto no Windows como no MacOS –  e fazer ligações de vídeos em grupo, colaborar em projetos ou trabalhar em múltiplas tarefas enquanto conversa no Messenger. Nós estamos testando essa novidade e vamos liberá-la globalmente adiante.

Melhores maneiras para se conectar com amigos próximos

Conexões mais próximas são construídas a partir da troca de mensagens, que é o motivo pelo qual estamos facilitando encontrar conteúdos das pessoas mais importantes para você. Estamos anunciando um espaço dedicado no Messenger onde você pode descobrir Stories e mensagens dos seus melhores amigos e familiares. Você também pode compartilhar conteúdos do seu dia e escolher exatamente quem vê o que você publica. Esse recurso será liberado até o fim deste ano.

Ajudando empresas a se conectar com consumidores

Estamos tornando ainda mais fácil para empresas se conectarem com consumidores em potencial ao adicionar modelos de geração de leads no Ads Manager. Lá, as empresas podem criar facilmente um anúncio que leve as pessoas a um simples questionário no Messenger para conhecer mais sobre os seus clientes. E para tornar ainda mais fácil marcar um horário com uma empresa, como uma concessionária de carros, estilistas ou serviços de limpeza, nós criamos uma experiência de agendamento para que pessoas possam marcar a partir de uma conversa no Messenger.

WhatsApp

00_newsroom_pick_2019f8_0846

Ami Vora, Vice-presidente de Gerenciamento de Produtos do WhatsApp

Catálogo de produtos

Pessoas e empresas estão descobrindo no WhatsApp uma ótima forma de se conectar. Nos próximos meses, será possível ver um catálogo de produtos no WhatsApp ao conversar com uma marca. Com os catálogos, empresas podem mostrar suas mercadorias para que pessoas as descubram facilmente.

Facebook

2019f8_0901

Fidji Simo, Head do Facebook App

As pessoas sempre vêm ao Facebook para se conectar com amigos e familiares, mas com o tempo a plataforma se tornou mais do que isso  – é também um lugar para se conectar com pessoas que compartilham dos seus interesses e paixões. Hoje, estamos fazendo alterações que colocam os Grupos no centro do Facebook e compartilhando novas formas para que o Facebook ajude a unir as pessoas offline.

Um novo design

Estamos lançando o FB5, um novo design para o Facebook que é mais simples, rápido, mais imersivo e que coloca suas comunidades no centro. De forma geral, tornamos mais fácil encontrar o que você está buscando e ter acesso às suas funções mais utilizadas.

As pessoas começarão a ver algumas dessas mudanças no aplicativo do Facebook imediatamente, e um novo site para desktop chegará nos próximos meses.

Priorizando Grupos

Este redesign tornará mais fácil para as pessoas irem de espaços públicos para mais privados, como Grupos. Há dezenas de milhões de grupos ativos no Facebook. Quando as pessoas encontram o Grupo certo, ele geralmente se transforma na parte mais importante do uso do Facebook. Atualmente, mais de 400 milhões de pessoas fazem parte de algum Grupo que consideram importante. É por isso que estamos lançando novas ferramentas que tornam mais fácil para você descobrir e engajar com Grupos de pessoas que compartilham dos seus interesses:

  • Aba de Grupos redesenhada para facilitar a descoberta: Reformulamos completamente a aba Grupos e tornamos a descoberta de novas comunidades melhor do que nunca. A aba agora mostra um Feed de atividades personalizada em todos os seus Grupos. E a nova ferramenta de descoberta com recomendações aprimoradas permite encontrar rapidamente Grupos pelos quais você pode ter interesse.

  • Tornando mais fácil participar de Grupos: Também estamos simplificando a forma de receber recomendações relevantes de Grupos em outros lugares do aplicativo, como no Marketplace, na aba Jogos e no Facebook Watch. Você talvez veja mais conteúdo de Grupos no Feed de Notícias. Além disso, você poderá compartilhar conteúdos diretamente com seus Grupos a partir do Feed de Notícias, da mesma maneira que faz com amigos e familiares.

  • Novos recursos para dar suporte a comunidades específicas: Comunidades diferentes têm necessidades diferentes. Por isso, estamos disponibilizando novos recursos para diferentes tipos de Grupos. Através de uma nova ferramenta de Grupos de Suporte de Saúde, os membros podem postar dúvidas e compartilhar informações sem que seus nomes apareçam na publicação. Os Grupos oferta de emprego terão um modelo para os empregadores postarem novas vagas e formas mais fáceis para que os candidatos enviem uma mensagem ao empregador e possam aplicar para uma vaga diretamente pelo Facebook. Os Grupos de jogos receberão um novo recurso de bate-papo para que os membros possam criar tópicos para diferentes assuntos dentro do Grupo. E como sabemos que as pessoas usam o Facebook Live para vender itens em grupos de compra e venda, estamos explorando maneiras de permitir que os compradores enviem perguntas e façam pedidos sem sair da transmissão ao vivo.

Conecte-se com seu crush secreto

No Facebook Dating, você pode optar por descobrir possíveis matches dentro de suas comunidades no Facebook: Eventos, Grupos, amigos de amigos e muito mais. O recurso está atualmente disponível na Colômbia, Tailândia, Canadá, Argentina e México – e hoje estamos expandindo para 14 novos países: Brasil, Filipinas, Vietnã, Cingapura, Malásia, Laos, Peru, Chile, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai, Guiana e Suriname.

Também estamos anunciando um novo recurso chamado Crush Secreto. As pessoas nos disseram que acreditam haver uma oportunidade de explorar potenciais relacionamentos românticos dentro de seu próprio círculo de amigos. Então, agora, se você escolher usar o Crush Secreto, será possível selecionar até nove de seus amigos do Facebook para expressar interesse. Se os seus crushes tiverem optado pelo Facebook Dating, eles receberão uma notificação de que alguém tem uma queda por eles. Se o seu crush te adicionar à sua própria lista de Crush Secreto, é um match! Mas se o seu crush não estiver no Dating, não criar uma lista de Crush Secreto ou não colocar você na lista, ninguém saberá que você incluiu o nome desse amigo.

Uma forma de conhecer novos amigos

Criamos o recurso Conheça Novos Amigos para ajudar as pessoas a começar amizades a partir de suas comunidades compartilhadas, como uma escola, local de trabalho ou cidade. A ferramenta é optativa, então você só verá outras pessoas que estão abertas a fazer novos amigos e vice-versa. Começamos a testar o Conheça Novos Amigos em alguns lugares, e vamos expandi-lo em breve. Também vamos integrar o recurso aos Grupos do Facebook, tornando possível conhecer novos amigos de suas comunidades mais significativas no Facebook.

Envio no Marketplace

Em breve, as pessoas poderão enviar itens do Marketplace para qualquer lugar na parte continental dos Estados Unidos e pagar diretamente pelas compras no Facebook. Para vendedores, isso significa chegar a mais clientes e receber pagamentos seguros. Já para consumidores, isso possibilitará comprar mais itens, seja de perto ou de longe.

Uma nova aba de Eventos

Nos próximos meses, lançaremos a nova aba “Eventos” para que você possa ver o que está acontecendo ao seu redor, receber recomendações, descobrir empresas locais e combinar com amigos para se reunirem.

Instagram

adam-mosseri-instagram-04

Adam Mosseri, Head de Instagram

Lançamos novas maneiras de conectar as pessoas com outras e a seus interesses no Instagram.

A possibilidade de comprar de criadores

A partir da próxima semana, você poderá comprar os looks dos criadores de conteúdo que você adora sem sair do Instagram. Em vez de fazer uma captura de tela ou pedir detalhes do produto nos comentários ou no Direct, basta tocar a tela para ver exatamente o que seus criadores favoritos estão vestindo e comprá-los imediatamente. Qualquer pessoa em nossa comunidade global poderá comprar dos criadores de conteúdo. Começaremos a testar isso com um pequeno grupo de criadores na próxima semana, com planos para expandir o acesso ao longo do tempo. Para mais informações sobre compras de criadores, clique aqui.

Uma maneira para captar recursos para causas

A partir de hoje, você pode levantar fundos para uma organização sem fins lucrativos diretamente no Instagram. Por meio de um adesivo de doação no Stories, você pode criar uma campanha de arrecadação e mobilizar sua comunidade em torno de uma causa – com 100% do dinheiro arrecadado revertido para a organização sem fins lucrativos que você está apoiando. Por enquanto, o recurso estará disponível nos EUA e estamos trabalhando para levá-lo para mais países.

Uma nova e aprimorada câmera

Nas próximas semanas, apresentaremos um novo design de câmera incluindo o Modo de Criação, que oferece uma maneira fácil de compartilhar sem foto ou vídeo. Essa nova câmera facilita o uso de ferramentas criativas populares, como efeitos e adesivos interativos, para que você possa se expressar com mais liberdade.

Realidade Aumentada/Realidade Virtual

johnmccarthy-portal-01

John McCarthy, Head de Gerenciamento de Produtos / Portal

Estamos construindo tecnologias a partir da forma como interagimos naturalmente com as pessoas. Anunciamos novas maneiras com as quais estamos ajudando as pessoas a se conectar mais profundamente em chamadas de vídeo através do Portal. Compartilhamos mais sobre nosso trabalho para trazer experiências de realidade aumentada para mais pessoas e plataformas, e iniciamos a pré-venda do Oculus Quest e Oculus Rift S em alguns países.

Portal vai ser expandido internacionalmente no fim do ano

Começando com uma expansão inicial dos EUA para o Canadá, vamos oferecer a partir do fim do ano o Portal e o Portal+ na Europa. Nós também estamos trazendo o WhatsApp para o Portal – e criptografia de ponta-a-ponta para todas as chamadas. Você poderá ligar para qualquer amigo que use o WhatsApp – ou Messenger – no Portal deles, ou nos seus telefones.

Além das chamadas de vídeo

Nos próximos meses, adicionaremos novas maneiras para se conectar no Portal. Você poderá dizer “Hey Portal, Good Morning” para receber atualizações sobre aniversários, eventos e mais. Também incluiremos a capacidade de enviar mensagens de vídeo privadas do Portal para as pessoas que você ama. E, por meio de nossa colaboração com a Amazon, adicionaremos mais recursos visuais e habilidades da Alexa ao Portal, incluindo o Flash Briefings, o controle residencial inteligente e o aplicativo Amazon Prime Video ainda neste ano. Você também poderá usar o Facebook Live no Portal para compartilhar momentos especiais com seus amigos mais próximos em tempo real.

SuperFrame mostrará suas memórias preferidas

O SuperFrame do Portal permite que você exiba fotos favoritas quando não está em uma chamada. Você já pode adicionar imagens ao seu SuperFrame a partir do seu Feed do Facebook. E, a partir de hoje, você poderá adicionar suas imagens favoritas do Instagram também. Além disso, nosso novo aplicativo para dispositivos móveis permitirá que você inclua fotos ao SuperFrame do Portal diretamente do rolo da câmera, nos próximos meses.

kimberlee-archer-ar-01

Kimberlee Archer, Head de Marketing para RA/RV

Expansão do Spark AR para para mais pessoas

Desde o último F8, vimos mais de 1 bilhão de pessoas usarem as experiências de Realidade Aumentada fornecidas pelo Spark AR, com centenas de milhões de usuários por mês usando o Facebook, o Messenger e o Instagram. A partir de hoje, o Spark AR Studio oferece suporte a Windows e Mac, e inclui novos recursos e funcionalidades para criação e colaboração. Também estamos abrindo o Instagram para todo o ecossistema de criadores e desenvolvedores do Spark AR nos próximos meses.

sean-liu-vr-01

Sean Liu, Diretor de Gerenciamento de Produtos / Oculus

Abertura da pré-venda do Oculus Quest e do Rift S

Nossos dois novos headsets de realidade virtual – Oculus Quest e Rift S – serão lançados em 21 de maio. O Oculus Quest, o nosso primeiro sistema de jogo em Realidade Virtual all-in-one, permite que você use o dispositivo e jogue em praticamente qualquer lugar sem estar com um PC. Para aqueles com um PC para jogos, o Rift S coloca você no conteúdo mais imersivo que a Realidade Virtual tem a oferecer com facilidade. Ambos custam a partir de US$ 399 e você pode encomendar antecipadamente em alguns países no site oculus.com.

Também lançaremos o novo Oculus for Business no fim deste ano. Estamos adicionando o Oculus Quest ao programa e vamos fornecer uma suíte de ferramentas desenhadas para ajudar empresas a redefinir a forma como elas fazem negócios através da Realidade Virtual.

Com cada recurso e produto anunciado hoje, queremos ajudar as pessoas a descobrir suas comunidades, aprofundar suas conexões, encontrar novas oportunidades e simplesmente se divertir. Temos a satisfação de ver todas as maneiras pelas quais desenvolvedores, criadores e empreendedores usam essas ferramentas à medida em que construímos formas mais privadas para as pessoas se comunicarem. Para mais detalhes sobre as notícias de hoje, consulte nosso Blog de desenvolvedoresBlog de engenhariaBlog do Oculus e Centro de Informações do Instagram. Você também pode assistir a todas as apresentações da F8 na página do Facebook para Desenvolvedores.

Downloads:

Fonte:Facebook