Prefeitura zera demanda reprimida de exames de ultrassom e mamografia

A demanda reprimida de exames de ultrassom e mamografia na rede pública de saúde foi zerada pela Prefeitura de São José dos Campos. Hoje, um paciente que precisa realizar esses exames é atendido dentro do próprio mês da solicitação.

Prefeitura de São José dos Campos

A redução no tempo de espera foi possível em razão do aumento da oferta, a partir de março deste ano, com o credenciamento temporário, pelo período de 3 meses, da empresa Memo Serviço Móvel Especializado de Saúde Ltda, que passou a ofertar exames de ultrassom e mamografia na unidade instalada no estacionamento do Cefe, em Santana.

Ultrassom

Quando o atendimento no local começou a demanda reprimida de exames de ultrassom simples e com doppler (abdômen total, transvaginal, aparelho urinário, mama e articulação) era de cerca de 37 mil pacientes. Hoje, é de apenas 3.700, com uma oferta de 7.500 exames por mês, o que significa que todos os pacientes novos são agendados dentro de 30 dias.

No final de fevereiro, as principais demandas eram para ultrassom transvaginal (16.973 exames reprimidos), mama (6.434 exames reprimidos) e aparelho urinário (3.023 exames reprimidos).

Mamografia

Quanto aos exames de mamografia, em fevereiro havia uma demanda reprimida de 7 mil pedidos e hoje há apenas 321 pacientes aguardando agendamento. Como todos os meses são ofertadas pelos atuais prestadores cerca de 3.000 vagas e há cerca de 2.200 novas solicitações, o tempo de espera para a realização do exame também é inferior a 30 dias.

Com o fim da demanda reprimida, o credenciamento com a unidade móvel foi encerrado, uma vez que os atuais prestadores conseguem suprir a demanda de novos exames gerados todos os meses.

Parceiros

Parceiros

Atualmente os exames de ultrassom são realizados no Hospital Municipal (incluindo o Ambulatório da Mulher), AME (Ambulatório Médico de Especialidades), UPA do Alto da Ponte e UES II (por meio da empresa Quinta Martins Serviços Médicos Ltda).

Já as mamografias de rastreamento e diagnóstico são realizadas no Hospital Pio XII, AME e Hospital Municipal.

Com o fim da demanda reprimida, o credenciamento com a unidade móvel foi encerrado – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Instagram