Prefeitura inicia Maio Amarelo com Operação Pedestre

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta terça-feira (4) as ações educativas programadas para o Maio Amarelo, campanha internacional realizada neste mês para evidenciar o tema da segurança viária.

Prefeitura de São José dos Campos

Na cidade, além das blitze educativas nas ruas, haverá uma programação de palestras online transmitidas pelas redes sociais da Prefeitura.

Na última segunda-feira (3), a Prefeitura, em parceria com a FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), realizou a Operação Pedestre na travessia elevada da Rua Sebastião Hummel, próximo ao Mercado Municipal. Na ação, os agentes da mobilidade orientam os condutores e pedestres com o objetivo de garantir uma travessia segura.

FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo)

A operação foi marcada pela animada participação dos artistas da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), que utilizaram da arte circense e muito humor para orientar os usuários da via.

Apoio

O morador do Parque Industrial, região sul, Jorge Gomes, de 66 anos, parou para observar a ação educativa. “Acho muito bom, vocês estão de parabéns, parabéns para quem criou, ajuda a evitar acidentes”, disse.

Com o tema Respeito e Responsabilidade, Pratique no Trânsito, a campanha do Maio Amarelo deste ano, organizada pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), traz uma reflexão sobre como as atitudes individuais podem interferir na vida de muitas pessoas e famílias.

Maio Amarelo

A campanha deste ano tem ainda um gosto especial para a população de São José dos Campos. O vídeo institucional do Maio Amarelo 2021, que será divulgado no Brasil e em outros países, foi gravado na cidade e teve a participação de moradores. Além disso, as palestras online de São José serão transmitidas em outras cidades, como Sertãozinho, Caçapava, Mogi das Cruzes e Lorena.

Cronograma

10/5/2021 – Palestras
9h: A importância do agente de Mobilidade Urbana na segurança viária do município
9h40: A Saúde Mental no Trânsito
17/5/2021 – Palestras
9h: Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito
9h40: Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito
24/5/2021 – Palestras e depoimentos
9h: SAMU: Atendimento APH em um acidente de trânsito – Enfermeiro Rodrigo
9h40: Depoimento de vítima e acidente de trânsito
10h20: Depoimento de vítima de acidente de trânsito

Os dois depoimentos são de vítimas de acidentes que sofreram amputações de membros por imprudência e superaram o ocorrido e hoje são paratletas de alto rendimento.

Todas as palestras serão transmitidas pelas redes sociais da Prefeitura.

Ação em parceria com a FCCR conscientizou condutores e pedestres – Foto: Adenir Britto/PMSJC
Instagram