O TIPO DE TÊNIS PODE INFLUENCIAR NA HORA DE PRATICAR EXERCÍCIOS

Antes de se preparar para fazer alguma atividade física, logo se pensa em todos os equipamentos, roupas e tênis necessários para realização, envolvendo também a questão de local e o tipo de exercício que irá executar.

No entanto, que isso não seja desculpa para ficar no comodismo e não praticar nenhuma atividade física. Pois pesquisas recentes apresentaram que a prática regular de exercícios é uma excelente aliada na luta contra obesidade e demais doenças que acometem a saúde.

Portanto, muitas empresas de tecnologia avançada com nicho na área de atividade física, apresentam diversos equipamentos que facilitam e beneficiam a realização da laboração. 

Entre eles estão os indispensáveis tênis, que nos acompanham em nosso dia a dia e também para realização de exercícios.

O TÊNIS IDEAL PARA PRATICAR EXERCÍCIOS

Para realização de qualquer atividade que necessita de movimentação, o conforto é primordial para evitar emergências como lesões, fraturas e desconfortos na hora e depois do exercício.

No entanto, dependendo da intensidade da laboração, alguns tênis são melhores que outros no quesito características e tecnologia específica para aquela função.

Por isso, antes de escolher, verifique alguns pontos importantes de determinado tênis para prática de exercícios.

Verifique o sistema amortecimento

Os tênis com amortecimento costumam ser indicados para esportes e exercícios que exigem maiores impactos, forçamento de tornozelos e articulações.

Suas características de molas e solado macio, contribuem com a prevenção de lesões e fraturas que podem ocorrer quando não utilizado o calçado adequado.

Atividades como trilhas com percursos mais difíceis, longos e  íngremes você pode investir em tênis, por exemplo, o mizuno prophecy 7 com tecnologia avançada em amortecedores.

Comprove a resistência e tração

Sempre antes de optar por um tênis de caminhada e corrida, verifique o quanto ele é resistente para sustentar seu corpo e a tração em contato com o chão.

Contudo, também é importante observar a sola do calçado para evitar acidentes com queda e torção. Por esse motivo, muitas empresas investem em tênis com sistema antiderrapante, trazendo segurança e conforto ao consumidor na hora de usar.

Avalie se a ventilação é adequada

Um tênis ideal também é aquele cuja ventilação favorece o seu bem estar na hora e após o exercício.

A sugestão é que a entrada e saída de ar não seja bloqueada pelas composições do tênis, mas sim, que elas protejam os pés de ficarem úmidos pelo acúmulo de suor.

Essa avaliação ajuda a prevenir acidentes e ajuda no desempenho esportivo na realização da  atividade.

Invista em bons materiais

A resistência do material utilizado na confecção do calçado influência em sua durabilidade, com isso, você garante uma vida útil e conforto ao escolher determinado modelo.Porém, nada na vida dura para sempre, nem mesmo o seu parceiro de atividades físicas.

Sendo assim, sempre verifique se a sola do tênis estiver gasta, está na hora de trocar de calçado.

Os cuidados diários também devem ser levados em conta, inclusive a higienização e limpeza e a recomendação de ter mais de um modelo para prática de exercícios.

Vale ressaltar que independente da marca de tênis, sempre pesquise o modelo e suas tecnologias antes de efetuar a compra. Além disso, faça teste com o calçado no pé e verifique sua maciez  e leveza torcendo-o na mão.