O que são opções binárias e por que elas dão dinheiro

O Brasil é um país cheio de incertezas financeiras. De fato, é difícil fazer planejamentos econômicos a longo prazo, por mais prudentes que eles sejam. O cidadão comum convive com grande incerteza quanto ao próprio emprego e à renda num prazo curto, como daqui cinco anos.

Nesse cenário, muitas pessoas tentam a sorte levantando dinheiro de outras maneiras que não um trabalho assalariado. Uma alternativa que está com popularidade crescente no Brasil hoje é o investimento em ações: pela primeira vez na História a quantidade de investidores pessoa física ultrapassou a quantidade de um milhão. Mas a compra e venda de ações não é uma dedicação comum. É claro que não há obstáculos para negociar ações na Bolsa, ela garante o acesso a qualquer um. Mas quem consegue comprar e vender ações em quantidade suficiente para obter lucro real? E quem tem tempo para isso, tendo em vista que o horário de operação é dentro do horário comercial?

Entendendo as opções binárias

Nesse contexto, uma novidade moderna de investimentos é bastante atrativa: as opções binárias.

O nome soa complicado, mas trata-se de uma pequena aposta financeira que pode ser feita com quantias pequenas, a partir de um computador simples e a qualquer hora do dia:

  • Os mercados operam internacionalmente
  • Operações são feitas 24 horas por dia
  • Taxa de corretagem baixa

Uma fonte de informações interessante a respeito dessa possibilidade nova é o https://opcoesbinariasguru.com/guia-completo . Como o nome da página sugere, trata-se de um guia completo sobre esse tipo de investimento moderno.

Em resumo, o investidor define de antemão o quanto quer gastar e o quanto pode ganhar com a aposta. Também escolhe a respeito do que quer especular – geralmente ativos do ramo financeiro:

  • Ações
  • Índices
  • Moedas
  • Commodities
  • Entre outros

A diferença entre especular sobre essas coisas e comprar ou vender ações é que o investidor não precisa pagar pelos preços de uma ação cara: na verdade, está apostando sobre a possibilidade de um daqueles ativos valorizar ou desvalorizar num determinado prazo.

Por exemplo: o peso do ouro será maior daqui 15 dias do que hoje? Essa é uma aposta binária – ou seja, não importa qual o prazo da aposta, mas sempre haverá apenas duas opções, a valorização ou a desvalorização.

Assim como numa casa de apostas ou na Bolsa de valores, a opção binária terá um vencedor e um perdedor. O perdedor transferirá o dinheiro para o perdedor, conforme erre a previsão.

Mas isso ainda soa muito incerto. Isso é permitido? Quem controla isso?

Opções e segurança

Nesta parte do artigo, vamos explicar a dinâmica das opções e em que circunstâncias é seguro investir em opções binárias.

O mercado de opções, não necessariamente binárias, é algo antigo no Brasil e no mundo inteiro. Por aqui, tem grande força entre os produtores agrícolas, por exemplo o café.

O café já foi a origem de grande parte da riqueza brasileira. Mas a grande quantidade de produtores concorrentes e os imprevistos (clima, quebra de safra, pragas) faziam com que o preço do produto oscilasse demais para ser uma atividade rentável.

Então, os produtores passaram a vender as opções de compra e venda do café. Isso era justamente apostar, antes da produção, sobre a valorização ou não do produto. Quem comprasse a opção comprava, na verdade, o direito de receber o café a um preço.

Se o preço ficasse mais caro no decorrer de um tempo, aquele comprador teria comprado o produto abaixo do preço. Se o contrário acontecesse, ele teria feito um mau negócio, comprando acima do preço final.

Muitos anos se passaram e hoje há muita gente especulando com opções sobre as expectativas sobre vários mercados.

Quanto à segurança: o mercado de opções binárias depende da escolha de uma boa corretora. A corretora é quem mediará a compra e vendas entre o investidor e o mercado. Por exemplo: Binomo é confiável, e é uma dentre várias opções nesse mercado.

É preciso ser muito cuidadoso na escolha de uma corretora de opções binárias, já que esse mercado não é regulado no Brasil. Embora as opções sejam estritamente reguladas no Brasil pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as opções binárias são operações eletrônicas ainda relativamente recentes, que não têm legislação próprias.

Por isso, como no caso das criptomoedas, há muitas pessoas mal-intencionadas oferecendo falsos serviços com promessas de dinheiro fácil.

Uma boa fonte de informação antes de aplicar qualquer dinheiro nas opções binárias é esta cartilha da própria CVM sobre esse tipo de investimento. Afinal, há boas oportunidades de lucrar em todo lugar, mas promessas de dinheiro fácil merecem atenção sempre.

Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay