No mês do orgulho LGBTT, Detran.SP realiza evento sobre Direitos Humanos e Diversidade Sexual

Além do debate, com transmissão ao vivo pelo Facebook, o órgão oferecerá curso exclusivo aos funcionários sobre o atendimento ao público

Junho é o mês do orgulho LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e a fim de estimular o debate em torno do tema, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promoverá nas próximas semanas um debate aberto ao público e um curso visando aprimorar o atendimento e garantias a esse público nas unidades.

O bate-papo sobre Direitos Humanos e Diversidade Sexual será na segunda-feira (17), a partir das 14h, com Marcelo Gallego, coordenador de Políticas Públicas para a Diversidade da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania. Durante a conversa, Gallego abordará os avanços em políticas contra violência e preconceito à população LGBTT, a importância na mediação de conflitos envolvendo crimes raciais e delitos de intolerância e a igualdade na diferença por uma sociedade mais evoluída e justa.

O evento será realizado no auditório da sede do órgão (Rua João Brícola, 32 – próximo à estação São Bento do Metrô) e terá transmissão ao vivo pelo Facebook (bit.ly/LiveDiversidadeSP).

ATENDIMENTO AO PÚBLICO LGBTT

No dia 24/6, segunda-feira, o Detran.SP oferecerá o curso “Atenção à Acessibilidade do Público LGBTT”. Nele, além da política de atendimento do Detran.SP ao público LGBTT, serão abordados temas como identidade de gênero, orientação sexual e afetiva, direito ao corpo e à saúde e promoção à igualdade e respeito a diversidade.

A atividade tem como objetivo aprimorar o atendimento e as garantias do público LGBTT, reforçando as práticas já incorporadas pelo Detran.SP, como a inclusão do nome social, por exemplo. Assegurado por lei (decreto estadual 55.588/10), o nome social corresponde ao nome que travestis, transexuais e transgêneros costumam adotar e com os quais se identificam em seu meio social, independentemente do nome de registro civil.

O curso é exclusivo para funcionários e parceiros credenciados do Detran.SP e será realizado via Web Conferência a partir das 9h30. Interessados podem se inscrever até o dia 19/6, acessando o link http://bit.ly/AtendimentoLGBT.

Sobre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Governo, o Detran.SP responde pelo planejamento, coordenação, execução e controle dos serviços relacionados a documentação de veículos, a Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e tipos específicos de atuações nos 645 municípios paulistas, além de promover ações de educação e segurança  para o trânsito. No Estado, são cerca de 24 milhões de CNHs e 30 milhões de veículos registrados, o que faz do Detran.SP o maior órgão executivo de trânsito da América Latina.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:Portal – www.detran.sp.gov.br

Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.

Imagem de Andrzej Rembowski por Pixabay