Lélio Vieira Carneiro Júnior mostra ação da Adidas para ser 100% sustentável

A Adidas já está fazendo grandes progressos para livrar o mundo dos resíduos de plástico – e agora eles estão dando um passo adiante ao introduzir um tênis de corrida de desempenho 100% reciclável que é “feito para ser refeito” – mostrou Lélio Vieira Carneiro Júnior.

O calçado desportivo inclui tipicamente misturas de materiais complexos e colagem de componentes que resultam num sapato que só pode ser rebaixado.

Depois de quase uma década de pesquisa e desenvolvimento, no entanto, a Adidas refinou o processo para criar o Futurecraft.Loop: um sapato que usa apenas um tipo de material e sem cola.

Cada componente é feito de TPU 100% reutilizável – é fiado a fio, malha, moldado e limpo-fundido. Uma vez que os sapatos chegam ao fim de sua primeira vida e retornam à Adidas – eles são lavados, moídos até pelotas e derretidos em material para componentes para um novo par de sapatos, com zero desperdício e nada jogado fora.

O projeto visa abordar o problema dos resíduos plásticos, permitindo um modelo de “circuito fechado” ou de fabricação circular, onde as matérias-primas podem ser reaproveitadas repetidas vezes explicou Lélio Vieira Carneiro Júnior. Mas não apenas reaproveitado em uma garrafa de água ou uma sacola – mas em outro par de tênis de corrida de alto desempenho.

Em 2015, a Adidas introduziu o primeiro conceito de calçados com seus materiais superiores feitos inteiramente de fios e filamentos de resíduos de plástico marinho recuperados e reciclados e redes de emalhar de fundo ilegal. Em 2019, a Adidas produzirá 11 milhões de pares de calçados contendo plástico oceânico reciclado por meio da interceptação de resíduos de plástico em praias, ilhas remotas e comunidades costeiras.

De acordo com Lélio Vieira Carneiro Júnior, a Adidas agora está comprometida em usar apenas poliéster reciclado em cada um de seus produtos e aplicações, onde existe uma solução até 2024.

“Retirar o lixo plástico do sistema é o primeiro passo, mas não podemos parar por aí”, disse Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo da Adidas. “O que acontece com seus sapatos depois de usá-los? Você joga fora – exceto que não há nada. Existem apenas aterros e incineradores e, finalmente, uma atmosfera sufocada com excesso de carbono, ou oceanos cheios de lixo plástico. O próximo passo é acabar com o conceito de “desperdício” inteiramente. Nosso sonho é que você possa continuar usando os mesmos sapatos repetidas vezes.

“Futurecraft.Loop é o nosso primeiro tênis de corrida que foi feito para ser refeito. É uma declaração da nossa intenção de assumir a responsabilidade por toda a vida do nosso produto; prova de que podemos construir tênis de corrida de alto desempenho que você não precisa jogar fora. ”

A primeira geração do Futurecraft.Loop está sendo lançada como parte de um programa beta global com 200 influenciadores das principais cidades do mundo. A Adidas está pedindo que eles corram, devolvam os sapatos e compartilhem comentários sobre sua experiência antes da queda da segunda geração.

Segundo Lélio Vieira Carneiro Júnior, os insights serão usados ​​para moldar o roteiro para a versão mais ampla destinada à primavera ou ao verão de 2021.

Tanyaradzwa Sahanga, que é o gerente do departamento de inovação da Adidas, comentou: “Houve momentos em que não parecia que pudéssemos superar alguns dos obstáculos técnicos – agora que fizemos o primeiro salto, o campo de jogo mudou, mostrou Lélio Vieira Carneiro Júnior.

“Não podemos criar um futuro circular sozinhos, vamos precisar um do outro. Estamos empolgados em ver esse primeiro passo ganhar vida como parte do lançamento da versão beta. ”