Inatel apresenta soluções em IoT para conectar campus no Futurecom

Entre os dias 28 e 31 de outubro, o Inatel vai estar presente no maior evento de Transformação Digital, Tecnologia e Telecomunicações da América Latina, o Futurecom 2019. A instituição vai apresentar em seu stand as soluções criadas como parte do projeto Inatel Smart Campus, que tem transformado o Instituto em um living lab (laboratório vivo) para aplicações em IoT (Internet das Coisas) e Smart Cities.

Serão demonstradas tecnologias para iluminação inteligente, controle de distribuição de água e reconhecimento de vaga de estacionamento. A plataforma de IoT usada para interligar as soluções, também será apresentada na feira. Com código aberto, ela pode ser usada por acadêmicos, pesquisadores e empresas que desejam desenvolver projetos na área. Segundo o coordenador do Innovation Office e responsável pelo Inatel Smart Campus, Daniel Mazzer, a intenção é que a plataforma seja uma referência para desenvolvedores.

Inatel

“O Inatel está investindo fortemente no desenvolvimento de soluções em IoT e Smart Cities que possam agregar tecnologia ao Campus. Nossa equipe multidisciplinar tem aplicado técnicas de design de soluções e pesquisas etnográficas para identificar as necessidades dos usuários e desenvolver aplicações que façam sentido para eles. Esta equipe também é responsável por fomentar um ecossistema de desenvolvimento aberto voltado para os alunos e professores do Inatel, empresas parceiras e outros interessados em contribuir com o projeto”, esclarece Daniel.

Inatel Smart Campus

O Inatel Smart Campus foi idealizado em 2016, com o objetivo de criar um ambiente para externar a tecnologia desenvolvida na instituição, tanto no meio acadêmico, quanto na área de P&D e Empreendedorismo, direcionada para IoT. Esse ambiente é utilizado para realização de provas de conceito e testes de soluções desenvolvidas para importantes projetos, como por exemplo, o projeto voltado para transformar Santa Rita do Sapucaí, Caxambu e Piraí (RJ) em Cidades Inteligentes, desenvolvido pelo Inatel em parceria com a TIM e a Ericsson, com o apoio do BNDES.

As inovações do Inatel Smart Campus estarão à disposição do público no stand H66 no Futurecom 2019.

Participações no Congresso

O professor e pesquisador Antônio Marcos Alberti, coordenador de pesquisas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Inatel, vai ser um dos palestrantes do Future Congress. Ele irá falar sobre Convergência de Tecnologias Disruptivas e coordenar um painel sobre Transformação das Redes.

Outra participação importante no Congresso será do coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches da Silva, que vai contar o case do ‘Vale da Eletrônica’ como modelo de Smartcity que impulsiona o Brasil.

Referência em Empreendedorismo

No palco FutureTech, a equipe de especialistas do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel e a gestora da Incubadora de Empresas, Tânia Rosas, irão demonstrar como transformar ideias em negócios. A palestra acontece dia 31/10, das 10h às 11h. Empresas graduadas e incubadas também marcam presença no evento no espaço voltado para startups.