Governo Paulista reconhece São José dos Campos como polo aeroespacial

Essa conquista para a população joseense é fruto do empenho e dedicação da deputada Leticia Aguiar

Durante reunião realizada ontem, dia 10 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, a deputada estadual Leticia Aguiar- PSL, recebeu a informação de que sua luta para que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte surtiu efeito positivo. A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico: Patrícia Ellen, foi taxativa ao informar que o Governo do Estado de São Paulo incluiu a região no Polo Industrial de Agritech, Aeroespacial e Serviços Tecnológicos.

Polo Industrial Agritech

Segundo Leticia Aguiar, a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico apenas reconheceu o que o Mundo inteiro já sabe: A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte possui pujança na produção Aeroespacial.

RMVALE-LN

“São José dos Campos sedia as principais empresas brasileiras na área Aeroespacial. A Embraer, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, por exemplo, são responsáveis pela geração de empregos, movimentam a economia local e produzem tecnologia utilizada em todo o País”, destacou Leticia Aguiar.

Por sua vez, a titular da Pasta de Desenvolvimento Econômico fez questão de destacar que São José dos Campos foi inclusa no Polo Industrial Agritech, Aeroespacial e Serviços Tecnológicos e uma nova modalidade produtiva foi criada para contemplar as cidades paulistas.

A IMPORTÂNCIA:

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a criação dos polos de desenvolvimento tem como objetivo incentivar, ainda mais, as atividades desenvolvidas nas regiões do estado, inclusive, criando estabilidade e condições econômicas adequadas para o crescimento, estabilidade e geração de empregos e renda.

“Estou convencida de que essa medida do Governo é muito importante e merece o nosso apoio. Tenho certeza de que a população de São José dos Campos e das 39 cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte saem ganhando ao receberem apoio governamental para a expansão das atividades focadas na indústria aeroespacial”, finaliza Leticia Aguiar.          

A LUTA

Após ter conhecimento de que o Governo do Estado de São Paulo havia criado 11 polos industriais e que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte não havia sido reconhecida como produtora de tecnologia aeroespacial, a deputada estadual Leticia Aguiar entrou em contato com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico para que a análise feita pela Pasta fosse revista.

Por meio do ofício 273, a parlamentar apresentou todos os argumentos que comprovam a força da região no segmento aeroespacial.

“Para que não reste dúvidas, dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2009, apontam que o Produto Interno Bruto – PIB, da cidade de São José dos Campos é de, aproximadamente, R$ 22 bilhões, oriundo, em parte significativa das ações de geração de tecnologia aeroespacial”, informou Leticia Aguiar.

A parlamentar paulista foi ainda mais contundente na argumentação que apresentou ao Governo Paulista: “o Parque Tecnológico de São José dos Campos recebe constantemente a visita de delegações internacionais. Em 2015, cientistas franceses vieram acompanhar a produção da cidade”.

A declaração de Carlos Rondina Mateus, supervisor do Cluster Aeroespacial Brasileiro, em 2015, de que o município de São José dos Campos concentra 100% (cem por cento) da atividade espacial brasileira, também, foi utilizado pela deputada que representa a Região Metropolitana do Vale do Paraíba na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

São José dos Campos

Por fim, Leticia Aguiar informou que, em 2016, São José dos Campos sediou o Aerospace Meetings Brasil, um dos principais eventos do setor, que contou com a presença de representantes de 250 empresas, sediadas em 20 países, o que retira qualquer argumento contrário a importância da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte para a atividade.

Secretária Patricia helen e Deputada Leticia Aguiar-Foto:Divulgação