Felício Ramuth prefeito de São José dos Campos no Seminário Nacional NTU 2019

Durante evento do setor, em Brasília, autoridades e especialistas reconhecem que o ônibus coletivo precisa ter prioridade na via e políticas públicas para melhorar o desempenho

Seminário Nacional NTU 2019 – Inovação e reinvenção: o futuro do transporte público na perspectiva da sociedade, abriu os trabalhos na manhã desta terça-feira (20/08) com o objetivo de debater e propor soluções para os desafios estruturais do setor de transporte público urbano. A missão é recuperar passageiros que migraram para outros modos de deslocamento, incluindo aqueles realizados por meio de aplicativos e até mesmo o transporte pirata.

Seminário Nacional NTU 2019

De acordo com o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho, o seminário é uma grande oportunidade para desenvolver projetos e soluções para a melhoria do transporte público urbano. “No transporte público precisamos nos reinventar, flexibilizar a legislação, discutir algumas regras que permitam a oferta de novos serviços e buscar a inovação”, finalizou.

Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que também participou da mesa de abertura, deixou claro que o debate visa discutir a qualidade da vida urbana, para a recuperação da qualidade do transporte público e da vida urbana.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Francisco Costa, explicou que os temas discutidos nesses próximos dois dias são extremamente importantes e que está na hora de privilegiar o coletivo. ˜Isso é fundamental para o desenvolvimento social do país: ter um transporte público de qualidade”, destacou.

Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos

Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos e vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) fez questão de agradecer a NTU pelo papel que tem exercido no setor e no esforço de reunir os envolvidos com o tema. Também ressaltou a importância de todos trabalharem juntos, judiciário, legislativo, executivo, entidades e empresas para construir soluções para a mobilidade urbana e o transporte público.

O secretário de transportes do Distrito Federal, Valter Casemiro Silveira, concordou  que parte da solução é a priorização do transporte coletivo e a destinação de recursos para priorizar a infraestrutura. “Precisamos mudar isso, priorizar o transporte coletivo para evitar o caos”, afirmou.

O deputado federal Mauro Lopes (MDB/MG),  Coordenador Geral da Frente Parlamentar Mista do Transporte Público, abordou o fato de que o legislativo, por meio da Frente Parlamentar Mista, estará olhando para o bem público e trabalhando a favor do transporte público no Congresso Nacional. “Vamos elaborar leis para proteger o transporte público assim como combater o transporte clandestino”, concluiu.

Fotos de abertura do Seminário Nacional NTU 2019. Evento realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, em Brasília, DF