EFCJ leva 1.000 alunos de escolas de Pindamonhangaba para conhecer a ferrovia neste semestre

A Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) retoma na próxima quarta-feira (10) as atividades do programa Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania. Neste semestre quase 1.000 estudantes do 5º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participarão da ação desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba.

O objetivo é difundir conhecimentos sobre a centenária estrada de ferro e sua importância para o desenvolvimento da região. O passeio tem início na estação Pindamonhangaba percorrendo 17 km de via férrea em um percurso de aproximadamente 45 minutos até a parada Monteiro Lobato. Durante a viagem, as turmas têm a oportunidade de visitar o Parque Reino das Águas Claras, que abriga figuras em cerâmica de personagens que fazem parte da obra do escritor Monteiro Lobato. O trajeto total dura 2h30.

A previsão é que até 29 de junho, às quartas, às sextas-feiras e em dois sábados (13 de abril e 29 de junho), 919 alunos, de 28 escolas ao todo, conheçam a ferrovia. Desde o segundo semestre de 2017, quando o projeto teve início, 2.500 crianças e adolescentes, acompanhados de professores, participaram do programa.

De volta à sala de aula, estudantes e docentes debatem o tema por meio da produção de textos e poesias, análise de fotografias antigas e documentos sobre os trens e a história da EFCJ.

“A preservação da cultura e da história da ferrovia depende também do valor que os moradores da região dão a esse patrimônio. Por isso, é fundamental esse trabalho com estudantes das escolas locais”, afirma o diretor-presidente da EFCJ, Marcelo Padovan.

Foto:Divulgação