Desenvolve Vale reúne lideranças dos setores produtivo, industrial e de serviços para estimular crescimento econômico da RMVale

Empresários e geradores de emprego integram nova plataforma de negócios, cujo objetivo é valorizar papel da iniciativa privada e colocar em prática uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Vale do Paraíba

As crises econômicas, com recordes de desemprego e aumento da informalidade, são um dos temas que mais preocupam o país. O Vale do Paraíba, por exemplo, viveu quatro anos de demissões e saldo negativo de empregos, perdendo mais de 40 mil vagas entre 2014 e 2017, com uma recuperação tímida em 2018 (cerca de 3.000 novos postos de trabalho), segundo dados do Ministério do Trabalho.

Com um olhar atento a esse cenário econômico, com foco na geração de empregos e renda, lideranças empresariais com atuação na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a RMVale, lançam no mês de julho uma plataforma para debater e estimular o desenvolvimento sustentável das cidades da região – que é uma das mais importantes do país, estrategicamente localizada no eixo da rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro. 

Trata-se do Desenvolve Vale, uma organização privada para gerar negócios e valorizar o papel dos setores produtivo, industrial e de serviços no desenvolvimento sustentável das cidades, além de propor projetos e intermediar uma relação efetiva entre o empresariado, os interesses sociais e o poder público – o que vai possibilitar a construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável com objetivos factíveis, reunindo diferentes agentes em prol do crescimento das cidades do Vale do Paraíba.

O Desenvolve Vale será formado por um conselho, no qual participam lideranças empresariais com compromisso com os princípios democráticos e a gestão eficiente. 

O conselho é presidido pelo fundador do Desenvolve Vale, Kiko Sawaya. Especialista em Gestão Pública e idealizador do Movimento Vida, com longa história como empreendedor e administrador em São José dos Campos, Kiko Sawaya integrou por 16 anos a gestão municipal da Prefeitura de São José dos Campos, atuando como presidente da Fundhas e secretário de Desenvolvimento Social. Também coordenou, ao lado do engenheiro e cofundador da Embraer Ozires Silva, o Movimento São José 2030.

“Queremos estimular a governança corporativa, promovendo relações empresariais e criando conexões entre o setor produtivo e os interesses econômicos da sociedade”, explica Kiko Sawaya. “É importante frisar que nós somos aqui do Vale, temos negócios e uma relação afetiva com a região. Nossa preocupação é destacar a importância da iniciativa privada no desenvolvimento da região, especialmente na geração de empregos e renda.”

O crescimento econômico do Vale do Paraíba

Uma das frentes de trabalho do Desenvolve Vale, diretamente relacionada à geração de emprego e renda, é pensar o futuro da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. 

“Queremos pautar uma discussão sobre o futuro da região e sobre a importância e o espaço dos empresários nesse processo. Qual é o Vale do Paraíba que queremos? Como a região vai crescer, amparada em quais setores? Temos que agir em conjunto e reunir os agentes envolvidos, que são aqueles que pensam as cidades, que geram empregos. Só sairemos dessa crise se todos nos movimentarmos”, afirma Kiko Sawaya.

A partir das primeiras reuniões do Desenvolve Vale, oficialmente lançado no dia 03 de julho, será definida uma agenda com objetivos a curto, médio e longo prazos, nos quais o grupo vai se debruçar, amparado em estudos técnicos de uma equipe com advogados, jornalistas e pesquisadores mantida pelo Desenvolve Vale, para pensar em soluções e ações práticas.

“Indiretamente, vamos buscar minimizar esse distanciamento entre o cidadão e a política, o poder público. Especialmente nestes tempos, de descrédito total, devemos estimular esse debate, propor projetos e ações, mostrar que o diálogo é bom para todos – para quem produz e gera empregos, para o trabalhador e para o gestor público”, afirma Kiko Sawaya.

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba

A RMVale, criada em 2012, é composta por 39 municípios, situados entre as duas Regiões Metropolitanas mais importantes do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Três das cidades – São José dos Campos, Taubaté e Jacareí – estão entre as que mais concentram riquezas no país. 

Com 2,5 milhões de habitantes, destaca-se nacionalmente por intensa e diversificada atividade econômica. A produção industrial é altamente desenvolvida, predominando os setores automobilístico, aeronáutico, aeroespacial e bélico nos municípios localizados no eixo da rodovia Presidente Dutra.  

Destacam-se também as atividades portuárias e petroleiras no Litoral Norte e o turismo na Serra da Mantiqueira, Litoral e cidades históricas. A região se caracteriza, ainda, por abrigar importantes patrimônios ambientais de relevância nacional, como as Serras da Mantiqueira, da Bocaina e do Mar, e pelas fazendas de valor histórico e arquitetônico.

“Temos que retomar o crescimento econômico no país e acreditamos que a RMVale, como todo o seu potencial, pode iniciar esse movimento, puxando a curva do PIB para cima”, completa Kiko Sawaya.

Sobre

Desenvolve Vale

O Desenvolve Vale é uma plataforma de negócios voltada ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Tem como conselheiros algumas das principais lideranças empresariais com atuação na região, dos mais variados setores, que colaboram na organização e execução de uma agenda voltada aos interesses econômicos da comunidade valeparaibana. O Desenvolve Vale tem como missão promover relações empresariais e valorizar a importância dos setores produtivo, industrial e de serviços no desenvolvimento sustentável das cidades, sempre defendendo a ética, os princípios democráticos e a eficiência na gestão pública e privada. O Desenvolve Vale é presidido por Kiko Sawaya.

Kiko Sawaya-Foto:Divulgação