DataRobot – Inteligência Artificial solucionando problemas globais

 Imagine uma cidade em que a localização de água depende de uma série de tentativas, que podem levar tempo e investimentos. Pense como a falta de recursos hídricos pode impactar uma comunidade carente, com suas atividades suspensas pela escassez de um bem essencial à vida. E se tudo isso pudesse ser minimizado com a utilização de dados?

Inteligência Artificial

A verdade é que a Inteligência Artificial, por meio do Machine Learning, pode ajudar a solucionar problemas globais críticos, como a falta d’água.  Em países africanos como Serra Leoa e Libéria, a DataRobot, líder em Inteligência Artificial, mostrou-se extremamente eficaz no aprimoramento do acesso à água de forma sustentável.

Trabalhando com o Global Water Challenge, instituto relacionado a empresas líderes de mercado e ONGs destinadas a solucionar desafios hídricos do mundo, a DataRobot analisou mais de 500 mil data points e identificou proativamente os mais importantes para análise dos governos locais. Com esta iniciativa, a empresa americana permitiu às autoridades gerenciarem com mais qualidade os orçamentos e os programas relacionados a construções e reparos necessários para preservar os recursos hídricos.

O trabalho realizado nos países africanos integra o AI for Good: Powered by DataRobot, um programa de capacitação de organizações sociais na solução de desafios globais críticos Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. As ONGs ou grupos com trabalhos em andamento com este perfil, inclusive no Brasil, podem se inscrever no datarobot.com/ai-for-good para avaliação de seus projetos.  A previsão, ao longo deste ano, é de pelo menos 10 instituições desenvolvendo aplicativos automatizados para melhorar a vida de mais de um milhão de pessoas.

“A DataRobot forneceu uma solução que ajuda a salvar vidas em Serra Leoa”, disse Mohamed Bah, responsável pelo programa de monitoramento e avaliação do Ministério de Recursos Hídricos de Serra Leoa. “Ao detectar possibilidades de falhas no sistema, conseguimos fornecer diretrizes apropriadas para garantir acesso regular à água pela população. Isso ajuda não apenas a melhorar a saúde da população, mas também reduzir significativamente o tempo gasto em busca de água. O acesso aprimorado a este recurso permite a retomada de tarefas diárias pelos moradores, como frequentar seus empregos e escolas, além de melhorar drasticamente a qualidade de vida.”

AI For Good

Como parte do programa, os parceiros do AI For Good receberão licenças da plataforma DataRobot em nuvem para treinamento e suporte ao trabalho de cientistas de dados, engenheiros de campo e gerentes. A solução permite que as organizações, inclusive aquelas com um pequeno número de funcionários na área de ciência de dados e orçamento técnico, criem, implantem e monitorem perfeitamente os modelos de IA. Esta abordagem torna a solução ideal para ONGs, que podem aproveitar as informações extraídas da plataforma de Machine Learning Automatizado para desenvolver estratégias mais inteligentes no suporte de iniciativas em causas sociais.

“As organizações sem fins lucrativos estão fazendo um trabalho incrível para resolver desafios complexos relacionados a questões como mudança climática, crimes cibernéticos e desenvolvimento sustentável. Existe uma grande oportunidade para ampliar este tipo de trabalho com a utilização da Inteligência Artificial”, disse Chandler McCann, cientista de dados e Head of AI For Good na DataRobot, que estará no Brasil para uma palestra no dia 30 de outubro, às 14h, no Gartner IT Symposium Xpo, no hotel Sheraton São Paulo WTC.

Gartner IT Symposium Xpo

“Com o apoio da nossa tecnologia de ponta, o Global Water Challenge e os países da África puderam aproveitar o poder do aprendizado de máquina para desenvolver ações facilitadoras para o acesso à água. Por meio do nosso programa AI For Good, ampliaremos nossa liderança em IA corporativa para desenvolver novos trabalhos com ONGs e apoiar mudanças positivas para a sociedade.”

ANOTE EM SUA AGENDA:
Palestra DataRobot sobre o programa AI For Good no Gartner IT Symposium Xpo
Quando: 30/10/2019
Horário: 14h
Local: Sheraton São Paulo WTC
Endereço: Avenida Nações Unidas, 12.559 – Brooklin Novo – São Paulo

DataRobot

A DataRobot é líder em IA e Machine Learning. As organizações em todo o mundo utilizam a DataRobot para capacitar suas equipes e implementar rapidamente modelos de Machine Learning. Com uma biblioteca de centenas dos mais poderosos algoritmos de aprendizado de máquina de código aberto, a DataRobot reúne as melhores práticas para acelerar e escalar os recursos de ciência de dados, maximizando a transparência, a precisão e a colaboração.

Ao tornar os profissionais mais produtivos e permitir a democratização da ciência de dados, a DataRobot ajuda as organizações a se transformarem em empresas orientadas por IA. Com escritórios em todo o mundo, inclusive no Brasil, a DataRobot recebe US$ 225 milhões em investimentos de empresas de primeira linha, incluindo New Enterprise Associates, Sapphire Ventures, Meritech e DFJ. Para mais informações, visite www.datarobot.com.

Saiba mais sobre a iniciativa neste vídeo

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay