Como é feito o jeans que usamos na calça?

No guarda-roupa de qualquer pessoa, iremos encontrar calças jeans, de diferentes estilos, este é um item clássico da moda masculina e feminina. Mesmo assim, são poucas as pessoas que sabem como o jeans é produzido, qual é a sua origem, então neste artigo explicaremos tudo.

O jeans é um dos materiais mais populares na indústria têxtil brasileira e, por isso, se tornou uma peça indispensável para qualquer época do ano. A produção de roupas com esse material gera emprego em todos os setores da economia e é essencial para a confecção de novas roupas.

De onde veio o jeans?

Os primeiros relatos de fabricação roupas jeans são de 1567. Marinheiros italianos da cidade de Gênova, usavam calças que ficaram conhecidas como “genoeses”. Estas calças eram de um tecido único fabricado em confecções da cidade de Nimes, na França.

Mais de 200 anos depois, em 1792, a indústria têxtil de Maryland, nos Estados Unidos, passou a produzir calças com um material muito parecido com o usado pelas confecções de Nimes. Era um tecido de algodão trançado que acabou recebendo o nome de “Denim”, abreviação para “tecido de Nimes”.

O tecido passou a ser usado no século 19 para cobrir carroças durante corridas na Califórnia. Foi nessa época, que o judeu alemão Levi Strauss teve a ideia de usar o tecido para fabricar calças.

Strauss era vendedor e estava tendo dificuldades para vender o tecido na Califórnia, por conta do alto número de concorrentes nesse mercado, na época. As primeiras calças produzidas pelo judeu foram dadas a garimpeiros.

Os trabalhadores gostaram muito das suas calças novas, o denim era um material mais resistente para o desenvolvimento do trabalho, o que tornou as calças de Levi Strauss, um sucesso na região.

Em 1853, surgia a Levi Strauss & Company e se dava início ao estilo jeanswear. No fim do século 19, vários outros acessórios foram sendo incluídos no tecido como os botões de metal.

Nessa mesma época, também surgia o jeans azul (formato mais popular do tecido atualmente). A coloração era obtida através de um corante de origem vegetal chamado índigo, que passou a ser usado no tingimento do tecido.

No século 20, por conta do uso de personagens de filmes e artistas renomados, o jeanswear virou uma cultura entre as pessoas e passou a fazer parte do guarda-roupa de homens e mulheres. Hoje, as calças jeans são itens chaves para qualquer um.

Como uma calça jeans é produzida?

O denim, matéria-prima das calças, é obtido nas plantações de algodão. Lá, eles são colhidos e limpos. O tecido passa por todo um processo que envolve máquinas específicas para transformá-lo em um algo mais resistente.

Depois, o algodão começa a formar uma espécie de teia, se interligando fio a fio. Agora, o próximo passo é o tingimento das peças, que através de processos especiais ganham a cor azulada como conhecemos popularmente.

Com o tecido já pronto, a próxima etapa é o corte e a modelagem das peças. Assim são cortadas, as folhas de tecido são levadas para a costura, que produz as calças jeans, de acordo com o modelo proposto.

Por fim, as calças são engomadas e levadas para o processo de lavagem, onde ganham novos detalhes, dependendo do modelo, para serem etiquetas, embaladas e estarem disponíveis à venda.

Quais são os principais tipos de lavagem do jeans?

Existem vários tipos de calça jeans populares no mercado nacional. Abaixo, vamos citar as mais populares e falar um pouco sobre é feita a lavagem das peças para que elas alcancem a tonalidade e a textura, confira:

  • Denim: esse é o estilo mais clássico das calças jeans. Como o nome já deixa claro, a calça jeans denim tem um tom natural e não passa por nenhum processo de lavagem especial;
  • Jeans Délavé: esse tipo de jeans passa por um processo de clareamento. Dessa forma, o tom de azul é bem mais claro e o tecido fica bem mais macio;
  • Jeans Destroyed: Esse modelo também se caracteriza por um tecido mais macio. O destroyed tem aspecto envelhecido, costuma ter vários tons de azul e alguns rasgos na peça;
  • Estonagem: Esse é um tipo de lavagem similar ao destroyed. As calças jeans de estonagem são descoloridas e bem mais macia do que o denim normal,
  • Resinadas: As calças jeans resinadas recebem camadas de resina por cima do denim. Isso ajuda a preservar a cor da calça e a torná-la mais resistente e durável.

E aí gostou de saber um pouco mais sobre as calças jeans? O fim de ano está chegando, já escolheu qual estilo vai comprar? Fica a dica!