ACI e Estado debatem medidas de apoio ao empresariado

Em reunião on-line, presidente da ACI e secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo falam em ações conjuntas em benefício do empresariado paulista

A presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, Eliane Maia, participou na manhã de hoje (25.03) de uma audiência on-line com a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva, para debater mecanismos oficiais de apoio ao comércio, indústria e setor de serviços do Estado nesta fase mais aguda da pandemia do novo coronavírus.

Também participaram do encontro virtual o subsecretário de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Eduardo Aranibar, e o deputado federal Eduardo Cury.

Durante a reunião de trabalho, que durou cerca de 40 minutos, a presidente da ACI apresentou uma pauta ampla para debate, que incluiu a prorrogação do vencimento de impostos estaduais, como o ICMS, a exemplo do que o governo federal fez com o Simples; a prorrogação da entrega das obrigações acessórias estaduais pelas empresas; uma eventual alteração da lista de setores listados como de atividade essencial no Estado (para inclusão de academias, salões de beleza e academias na listagem); a ampliação do alcance das linhas de crédito disponibilizadas pelo governo do Estado às empresas durante a pandemia; e o trabalho do Escritório Regional da Jucesp de São José dos Campos, que funciona na sede da Associação Comercial.

Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva

A secretária de Desenvolvimento Econômico elogiou o interesse da ACI em abrir diálogo com o Estado e acenou com a possibilidade de parcerias estratégicas com a instituição. “O Estado tem dinheiro disponível para o empresário por meio de linhas de crédito. Só no Banco do Povo são R$ 170 milhões em caixa, para empréstimo muitas vezes a juro zero. Essa informação precisa chegar ao empresário e, para isso, o apoio das ACIs é essencial”, disse Patrícia Ellen.

Presidente da ACI, Eliane Maia

A presidente da ACI, Eliane Maia, colocou a instituição à disposição para trabalhar em conjunto com o Estado em apoio ao empresariado.

Deputado federal Eduardo Cury

Novas reuniões de trabalho serão agendadas entre as equipes da Secretaria de Desenvolvimento do Estado e da ACI de São José dos Campos em torno da pauta da reunião desta quinta-feira. Sobre o pedido de prorrogação do prazo de pagamento de  tributos do Estado, como o ICMS, por exemplo, o deputado Eduardo Cury pediu uma análise jurídica da medida, por parte da ACI, e se prontificou a levar o caso ao vice-governador, Rodrigo Garcia, também secretário de Governo de São Paulo. “Esse é o meu compromisso”, disse Cury.

ICMS

Em janeiro, a ACI enviou ofício ao gabinete do governador, João Doria, pedindo, entre outras medidas, a revogação da cobrança de ICMS sobre o leite e outros alimentos, além da adoção de linhas de crédito oficial em socorro às empresas paulistas. Essas duas reivindicações foram atendidas pelo Estado em março.    

ACI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Imagem da ACI
Instagram