Vogue de setembro apresenta a joia-escultura de Valeska Soares

Revista traz ensaio feito com a atriz Mariana Ximenes usando a nova criação da artista mineira

Com mais de 30 anos de carreira, Valeska Soares é sinônimo de competência. A mineira de 61 anos de idade, radicada em Nova York desde os anos 90, é a convidada de 2018 do projeto Joia de Artista, da Talento. Com trabalhos nas coleções de museus renomados do mundo todo como Guggenheim e o Instituto Inhotim, Valeska nunca tinha criado uma joia, e o resultado dessa empreitada foi fotografado pela Vogue Brasil de setembro.

Para apresentar a joia no ensaio exclusivo para a Vogue Brasil, Valeska pensou logo na atriz e amiga Mariana Ximenes, amante das artes e de seu trabalho: “Amo arte e acaba que circulo por esse meio por gostar tanto. Sou uma fiel apreciadora”, comenta. O mood do ensaio e toda a ideia por traz também vem da artista, que explica: “É como se fosse um day after de uma noite de festa, um dia ressacado depois de um one night stand. A Mariana está em casa, acordando. A joia é um resquício dessa noite”.

A joia poderá ser vista no primeiro dia do mês de setembro, quando a joalheria lança a peça com uma visita guiada pela exposição de Valeska, Entrementes, na Estação Pinacoteca. A mostra que vai até o dia 22 de outubro, traz obras dos 30 anos de produção da artista, que comenta: “Para fazer retrospectiva você tem que estar morto, fica parecendo que o trabalho tem começo, meio e fim, o que não é o meu caso”.

Valeska teve o ponto de partida para o inicio da peça através de outra escultura sua, Beloved, de 1996. Dela, chegou ao formato de uma figa e então conseguiu concretizar sua ideia: “Aí pensei: que tal fazer uma figa, que na verdade é meu dedo com uma corrente de um lado e um anel do outro? E esse colar seria fechado colocando o dedo dentro do anel?! Foi meio por aí.”, relembra.

A Vogue Brasil de setembro chega às bancas no dia 31 de agosto.