Você sabe como fazer a ANTT? Descubra agora a importância do registro

Para profissionais que trabalham com transportes de cargas de passageiros existe um documento muito importante que é necessário para estar devidamente regularizado com as normas da categoria.

O órgão que faz a regulamentação referente a esse tipo de transporte é a ANTT ou Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Sendo assim, o profissional do setor de transporte autônomo de cargas no Brasil precisa estar dentro das normas determinadas pelo Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga – RNTRC

O cadastro na ANTT é muito importante para quem trabalha no ramo. Pois, a lei (11.442/2007) determina que o profissional tenha o registro. Para aqueles que já possuem é necessário mantê-lo atualizado.

O cadastro, que deve ser feito por trabalhadores autônomos e de transportadoras é essencial para que a atividade seja feita de maneira regulamentada, visto que sem o registro, o profissional se encontra fora das normas. O que o torna inapto para exercer o ofício.

Por que ter o cadastro na ANTT?

O cadastro na ANTT é indispensável. Pois, estando devidamente registrado, o trabalho é feito com maior segurança, tanto para o transportador, quanto para aqueles que contratam o serviço.

Pois, com ele é possível reduzir perdas e roubos de cargas. Além disso, é possível adquirir até mesmo a redução de custos dos seguros.

As várias vantagens diminuem as chances de “dores de cabeça” futuras. Até mesmo porque a regulamentação impossibilita danos que possam vir a ocorrer.

Inclusive, o profissional e a empresa podem ser prejudicados pela falta do registro. Afinal, a ausência dele torna o motorista desqualificado para realizar o transporte.

Como fazer a ANTT

Se cadastrar na ANTT é simples e é possível fazê-lo através da internet. As dúvidas podem ser solucionadas a partir de poucos cliques.

Para os profissionais que não têm tempo disponível para gastar em filas, a boa notícia é que é possível regularizar a situação do cadastro ANTT em até cinco dias e livre de burocracia.

Já para aqueles que precisam renovar o documento, a renovação precisa ser realizada a cada cinco anos e também pode ser feita através da internet.

Além disso, para os profissionais que necessitam fazer a inclusão de veículo em seu cadastro, também é possível realizar através de modo online com profissionais capacitados para resolver tudo de modo simples, a fim de facilitar para o profissional do ramo do transporte.

O site proporciona não apenas o cadastro na ANTT, mas também a renovação e inclusão de veículo no cadastro e tudo pode ser feito por meio do site.

Com o registro devidamente atualizado o transporte é feito com mais garantia, segurança e seriedade.