Vitrais da Paróquia Coração de Jesus, em São José dos Campos, levam arte e beleza ao interior da igreja

Em reforma, a igreja recebe esta semana mais de 60 metros quadrados de vitrais em tons de azul e formas geométricas

A Paróquia Coração de Jesus, no Bosque dos Eucaliptos, em São José dos Campos, está em fase final de reforma, e um dos trabalhos realizados em seu interior está atraindo a atenção dos fiéis da comunidade. São os vitrais instalados nas portas e janelas da igreja desde o início desta semana. Trabalho todo realizado em mosaico de vidros nacionais, que unem harmonia e significado à arquitetura limpa e contemporânea utilizada no projeto da igreja.

Ciano Soares, vitralista do Ateliê Vitrais Casa Ciano, em Vinhedo, explica que além de levar beleza ao ambiente, o vitral tem a intensão litúrgica, o intuito de evangelizar. “Os vitrais contam o evangelho e têm a responsabilidade de informar. Ao olhar o vitral, o fiel recebe a mensagens e desta forma a igreja está evangelizando através das imagens, da beleza e das cores”, explica Ciano.

Padre João Alves Sobrinho

“Um espetáculo de cores, de mãos e corações e a casa da mãe vai se transformando!”, afirma o Padre João Alves Sobrinho.

São 63 metros quadrados de vitrais em liga flexível que decoram janelas e bandeiras das portas da igreja. No total são 14 janelas, 4 bandeiras das portas laterais, 1 bandeira da porta frontal e janelas para o fundo da igreja.

A produção segue o projeto do arquiteto responsável pela reforma da igreja. De acordo com Ciano Soares, os vitrais trazem um lindo jogo de figuras geométricas em tons de azul, que remetem ao manto de mãe Maria. “As janelas apresentam um belíssimo jogo de cores e formas geométricas que está ficando muito bonito”, afirma Ciano.

Produzido na técnica de liga flexível, as diversas formas geométricas em vários tons de azul são aplicadas em cima de uma base de vidro transparente, seguindo o desenho do projeto. A finalização é feita com rejunte especial e uma proteção de vidro extra que garante e durabilidade ao vitral.

Paróquia Coração de Jesus

Com mais de 20 anos, a Paróquia Coração de Jesus foi totalmente reformada. Segundo José Claudio de Campos, responsável pela obra, a reforma tem a intensão de modernizar a igreja, levando conforto aos fieis. “A igreja estava ultrapassa e precisava de muita manutenção, como o forro que estava muito antigo e precisou ser trocado”, explica. Além da troca do forro, e substituição dos antigos vidros por vitrais artísticos, novos banheiros foram construídos atendendo as normas que exigem, inclusive trocadores nos sanitários.

No dia 8 de dezembro, às 19h, haverá da Missa Solene de Reabertura da Igreja.

Vitrais Atelier Casa Ciano

A arte alcança respostas onde às palavras se calam. Expressando o que é inexprimível como nos diz Leonardo.  Este é o objetivo da Casa Ciano, que procura seguir o legado dos grandes mestres como Leonardo da Vince, Michelangelo, Rafael entre outros, buscando somar com a liturgia e tornar o vitral mais um instrumento na missão de evangelizar, através da beleza da arte. Criado há 5 anos pelo vitralista Ciano Soares, o Ateliê Vitrais Casa Ciano desenvolve projetos para todo o país em diversas técnicas de vitrais e mosaicos, e também de azulejos.

Ciano Soares