Vicunha Têxtil e Movimento ECOERA lançam projeto para mapear o consumo da água na produção de jeans no Brasil

Em parceria com a H2O Company e a ONG Iniciativa Verde, projeto foi anunciado ontem durante evento da fabricante de jeans

Na última quarta-feira (07), o Movimento ECOERA, da especialista em sustentabilidade Chiara Gadaleta, e a Vicunha Têxtil, maior produtora mundial de índigos e brins, lançaram, em São Paulo, o projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que utilizará métricas próprias para analisar a cadeia produtiva do jeans no Brasil.

Durante o evento, além de Chiara, os demais integrantes do projeto – Marcel Imaizumi, diretor da Vicunha, Lucas Pereira, diretor técnico da Iniciativa Verde e Claudio Bicudo, diretor executivo da H2O Company -, participaram de um bate papo para apresentar o escopo do trabalho, que tem como principal objetivo identificar o consumo de água no processo produtivo do jeans.

Além disso, o projeto visa promover transparência na cadeia da moda e fortalecer o setor, unindo os diversos players da cadeia em prol da criação de indicadores próprios na gestão sustentável da água.

O trabalho identificará, ainda, a situação atual da empresa, indicando maneiras de redução e formas de compensaçãopor meio de projetos socioambientais como recuperação do solo, conservação dos recursos hídricos, estoque de carbono e criação de corredores para a biodiversidade.

Sobre a Vicunha

Com 50 anos de mercado, a Vicunha é uma das maiores indústrias têxteis do mundo e líder em diversos segmentos.Com Unidades espalhadas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, além de uma fábrica no Equador e outra na Argentina e, filiais de vendas na América do Sul (Argentina) e Europa (Suíça), a Vicunha está entre os principais fabricantes mundiais de índigos e brins. A conservação ambiental é das bandeiras defendidas pela empresa que segue as mais rígidas normas de preservação ambiental. A Vicunha usa modernas tecnologias apoiadas nos conceitos?de reciclagem, reuso e reafirma toda sua?responsabilidade?criando produtos mais sustentáveis e fabricados de forma consciente.

http://www.vicunha.com.br

Sobre o Programa ECOERA

O Programa ECOERA é uma consultoria com foco em ações socais e ambientais que atua nos setores de moda, beleza e design desenvolvendo agendas com ações de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

http://www.portalecoera.com.br

Sobre a H2O Company

A H2O Company é uma consultoria especializada em promover uma boa Gestão para a Sustentabilidade, com foco no Uso de Recursos Hídricos, Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos.

http://h2ocompany.com.br

Sobre a Iniciativa Verde

A Iniciativa Verde é uma organização do terceiro setor que busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar. Com isso, ela ajuda na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas por meio de projetos próprios de recomposição florestal e em parceria com outras instituições.

http://www.iniciativaverde.org.br/index.php

Antonio Baliarda, sócio fundador da Conor Lean
Carme Santacruz em talk sobre eco-design e produção sustentável na indústria do denim
Chiara Gadaleta, idealizadora do Movimento ECOERA e especialista em sustentabilidade, e Marcel Imaizumi, diretor da Vicunha
Lucas Pereira, diretor técnico da Iniciativa Verde e Clauudio Bicudo, diretor executivo da H2O Company
Paulina Chamorro, Lucas da Iniciativa Verde, Chiara Gadaleta, do Movimento ECOERA, Marcel Imaizumi, diretor da Vicunha e Claudio, da H20 Company
Carme Santacruz

 

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons