Vice-campeã brasileira de xadrez feminino recebe Prêmio Melhores do Ano da CBDU

  • Kathiê Goulart Librelato se destaca entre 80 mil jovens atletas brasileiros que participaram da Temporada 2018 do esporte universitário
  • Enxadrista também chega à final do 58º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez e leva troféu pela segunda colocação
  • Patrocinada pela Librelato, a Vice-Campeã Brasileira de Xadrez Feminino terá apoio integral da empresa durante o ciclo feminino olímpico 2019-2020

A enxadrista catarinense Kathiê Goulart Librelato acaba de ser reconhecida com o Prêmio “Melhores do Ano – Temporada 2018”, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O evento acontece anualmente para homenagear atletas-estudantes brasileiros, com idade entre 18 e 25 anos, que se destacaram na última temporada de competições nacionais e internacionais do esporte universitário.

Kathiê representou o Brasil na categoria “Xadrez” ao conquistar o melhor desempenho do esporte na temporada de 2018. Ela se destacou entre os 80 mil jovens que participaram de 17 competições nacionais e internacionais no ano passado nas 20 modalidades de esporte definidas pela CBDU, que incluem ainda atletismo, basquete, futebol, handebol, judô, natação, rugby, vôlei, entre outros.

Além de selecionar os 20 melhores esportistas, a “Melhores do Ano – Temporada 2018” ainda premia as Instituições de Ensino Superior (IES) e Federações Estaduais (FUEs) com melhor colocação no ranking da CBDU. Ao todo, 800 instituições de ensino superior e 27 federações estaduais estiveram envolvidas na temporada de 2018.

Vice-Campeã Brasileira de Xadrez Feminino – A premiação de Kathiê chega logo após sua primeira grande conquista em 2019, quando alcançou o título de Vice-Campeã Brasileira de Xadrez Feminino. O 58º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez ocorreu de 22 a 25 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e a jovem se destacou após vencer três atletas, chegar à final e levar o troféu de segundo lugar pela equipe ACX-Içara/FME/Unesc.

A Librelato, implementadora com origem catarinense assim como Kathiê, anunciou em fevereiro o patrocínio completo para a atleta, que disputará 12 torneios válidos para o ciclo feminino olímpico 2019-2020 e busca obter a segunda maior média e consequente classificação para a 44ª. Olimpíada Mundial de Xadrez, que será realizada na Rússia em 2020. Em homenagem aos 50 anos da empresa em 2019 e como parte de suas ações de responsabilidade social, outras duas karatecas brasileiras, rumo às Olimpíadas de Tóquio, no Japão, também receberam patrocínio da Librelato. O apoio será integral para viagens, despesas e todos os recursos necessários para os treinos.

“Ser escolhida para o Melhores do Ano de 2018 da CBDU foi algo muito especial. Nada teria alcançado sem o apoio que recebi, então agradeço imensamente a todos que têm me ajudado nesta caminhada, em especial à ACX-Içara e FMCE-Içara, que me apoiam desde o início, à Unesc e agora também à Librelato, cujas parcerias permitem que eu siga me dedicando à modalidade. Continuo agora com os treinamentos em busca do WGM e da Olimpíada de 2020”, afirma Kathiê.

Jovem revelação feminina no xadrez brasileiro – Kathiê Librelato, de apenas 21 anos, é mestre internacional feminina reconhecida pela Federação Internacional de Xadrez e luta pelo título de Grande Mestre Internacional Feminina (WGM), ainda inédito para o Brasil.

A atleta foi convocada duas vezes para representar o Brasil pela Confederação Brasileira de Xadrez nas Olimpíadas do Azerbaijão/2016 e Geórgia/2018. Nas competições de nível internacional, foi vice-campeã mundial Universitária no Brasil, vice-campeã Pan-Americana sub 20 feminina no Equador e Campeã sul-americana sub 20 feminina no Paraguai, todos os títulos conquistados em 2018. Ainda foi Campeã do Festival Sudamericano de La juventude Blitz Sub18 Feminina, em Santiago, no Chile, em 2016, e alcançou a Melhor Feminina do Gran-Prix de Rapidez de Andorra, em 2018.

No Brasil foi campeã dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) realizados em Vitória, ES, em 2018, bicampeã da semifinal do campeonato brasileiro feminino adulto, realizados em Içara/SC em 2017 e SP em 2018. Foi três vezes vice-campeã brasileira Juvenil sub20 em 2015, 2016 e 2018. Foi campeã feminina do aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina/PI. Apenas pelos abertos do Brasil disputados nos ciclos 2015-2016 e 2017-18, a enxadrista já levou a bandeira de Içara e Santa Catarina para dez cidades de nove estados diferentes. A atleta acumula 25 medalhas de ouro em campeonatos de nível estadual, 10 de prata e 03 de bronze.

Librelato
Fundada em 1969, na cidade de Orleans, SC, a Librelato é hoje uma das mais inovadoras fabricantes de implementos do Brasil. Com cerca de 1,6 mil colaboradores e faturamento acima de 570 milhões de reais no ano passado, a empresa concentra suas fábricas em seu Estado natal: duas unidades em Içara, uma Criciúma e outra unidade, a Libremac, em Orleans. Seus 60 representantes estão estrategicamente instalados em todas as regiões brasileiras, assim como em países da América do Sul como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos do País: Reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens: para aplicações em carga seca, graneleiro, carrega tudo, tanque aço carbono policêntrico, tanque aço carbono cilíndrico, florestal, furgão alumínio, furgão lonado, furgão lonado para transporte de bebidas, porta contêiner, silo, dolly, tanque aço inox cilíndrico, canavieiro, frigorífico. Além disso, há a Linha de Carrocerias: basculante, furgão alumínio, furgão lonado para bebidas, transporte de automóveis, coletor compactador para transporte de resíduos, florestal, poliguindaste, carga seca metálica e tanque.

 

Enxadrista Kathiê Goulart Librelato com a Pró-Reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti e o Coordenador do curso de Educação Física Bacharelado Joel Casagrande, da Unesc
Kathiê Goulart Librelato recebe Prêmio Melhores do Ano