Vereadores visitam unidades de saúde mental em São José

Vereadores visitam unidades de saúde mental em São JoséO grupo visitou três unidades que atendem pacientes com transtornos mentais (Foto: Divulgação)

Um grupo de vereadores participou na manhã desta quinta-feira (14) de uma visita a unidades públicas de saúde mental em São José dos Campos. A vistoria faz parte de um estudo parlamentar que tem como objetivo identificar as necessidades do atendimento à saúde mental da cidade.

Estiveram presentes os vereadores Dr. Elton (MDB), Dulce Rita (PSDB) e Fernando Petiti (MDB). Também acompanharam a visita o promotor de Justiça de Saúde Pública e Consumidor, Fernando Belaz; o presidente da Associação Paulista de Medicina de São José dos Campos, David Alves de Souza Lima; a chefe da Divisão de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, Polyanna Fraga, além de representantes de ONGs e assistentes sociais da prefeitura.

A comitiva visitou o Centro de Atenção Psicosocial – Caps Infantil, localizado no bairro Jardim Jussara. A unidade é a única do município que oferece atendimento diário a crianças e adolescentes com transtorno mental e precisam de acompanhamento multidisciplinar, como terapeuta, psicólogo e fonoaudiólogo. O atendimento vai desde crianças que sofrem algum transtorno emocional, até vítimas de violência ou abuso sexual, casos graves de autismo e tentativa de suicídio.

Em seguida, o grupo seguiu para o Hospital Francisca Júlia, responsável por internações e casos mais graves de transtornos mentais, normalmente encaminhados pelas unidades do Caps Adulto ou pela UPA de Saúde Mental. No local, a comitiva percorreu a área externa de lazer, os dormitórios, a farmácia e a horta em que os pacientes realizam as atividades.

A UPA de Saúde Mental, no Jardim Satélite, foi o último lugar visitado. Ali são atendidas as emergências psiquiátricas do município, como surtos e pessoas que acabaram de tentar suicídio.

O mapeamento servirá de base para a elaboração de um plano de atendimento na área que será apresentado à prefeitura, na tentativa de transformar a cidade em referência nesta especialidade.

Para o vereador Dr. Elton (MDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara e idealizador do estudo de políticas públicas de saúde mental, esse “é um tema importante, que requer atenção, investimentos e ações práticas e rápidas”. E completa: “por isso criamos o grupo de estudos, que reúne entidades e pessoas que podem contribuir com o município em busca de melhorias para este setor. A visita técnica de hoje foi essencial para que o grupo possa dar ideias e elaborar projetos para que a prefeitura atenda melhor aos nossos cidadãos e suas famílias”.

CMSJC

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons