Veja o que você precisa para a chegada do seu filhote

Se você vai ter um filhote em casa, sua vida provavelmente irá virar de ponta cabeça! Para ter um filhote de cachorro, vai precisar fazer umas comprinhas para adaptar o lar ao novo membro.

Mas você deve estar pensando, o que um filhote precisa para viver bem? Bom, separamos algumas dicas e objetos que são essenciais e podem te ajudar com esse novo amigo.

 

Para começar, você deve dar uma geral na casa, filhotes querem morder tudo que veem pela frente, afinal tudo é muito novo e interessante para eles. Uma limpeza bem-feita também é recomendada, afinal eles são sensíveis e tem o sistema imunológico frágil.

Cobrir ou esconder fios é essencial, já que geralmente ficam no chão a chance é grande do animalzinho pegá-los e acabar os destruindo ou até se machucar. Depois dessas tarefas, é hora de ficar atento às outras dicas.

 

  • Vasilhas de comida e água: os mais indicados são vasilhas mais resistentes e pesadas, evitando que o animal mova elas de lugar. O ideal também é que os potinhos tenham tamanhos de acordo com o novo morador. Não adianta um pote enorme para um mini cão.
  • Coleira: as coleiras devem ser confortáveis e seguras. Invista em coleiras que tenham um pingente, assim você consegue colocar os dados sobre o animal na coleira e garante que caso ele fuja, possa ser identificado com mais facilidade.
  • Guia: para passear com eles é necessário usar a guia, dessa forma terá menos chances dele se perder ou correr para o meio da rua, além de também manter o pet em segurança.
  • Petiscos: podem ser usados como uma forma de agrado, para ensinar ele a fazer xixi no lugar certo, por exemplo. Mas cuidado, petiscos em excesso podem deixar o filhotinho acima do peso.
  • Brinquedos de mastigar: filhotes de cachorro tem dentes super afiados e querem morder tudo que veem pela frente. Investir em brinquedos que eles possam mastigar vai ajudar o pet a liberar as energias, além de ajudar com a dentição.
  • Vitaminas e suplementos: tudo vai depender da saúde do seu filhote, em alguns casos, as vitaminas são necessárias nos primeiros meses, ajudando na evolução e saúde do pet, mas converse com seu veterinário primeiro, ele poderá te indicar as melhores e mais indicadas para o seu caso.
  • Pote para ração: armazenar a ração dentro do saco que ele vem não é indicado, ele pode ficar aberto e acabar mofando ou criando algum tipo de bactéria. Por isso o mais indicado é investir em um pote com tampa para guardar a ração, assim ela estará sempre crocante e gostosa.
  • Cortador de unha: algumas pessoas preferem que um profissional faça essa tarefa, mas se você se sentir confiante, pode comprar o seu cortador e aparar as unhas do filhote uma vez ao mês. Caso você não saiba, mas queira aprender, existem muitos vídeos na internet que ensinam e dão dicas.
  • Ração: você pode procurar um veterinário para te indicar as melhores rações para a raça e porte do seu filhote, mas os pet shops também disponibilizam vendedores para tirarem dúvidas e ajudar na escolha. Escolher a ração certa ajudará no desenvolvimento do seu cão.
  • Limpeza oral: existem atualmente no mercado muitos produtos para a higiene bucal dos animais. Assim você previne ele de perder os dentinhos cedo e o deixa com um ar agradável e saudável.
  • Gradinha: são ótimas para ensinar aos cães onde ele pode ficar ou onde podem fazer suas necessidades. Caso você receba visitas e não queira que o filhote fique muito agitado ou estressado, pode usar essa grade para impedir que ele vá até elas.
  • Protetores para móveis: é normal que eles soltem muito pelo durante o crescimento. Esses protetores são importantes para manter os móveis limpos e conservados.
  • Roupa de frio: algumas raças precisam usar roupinha durante o inverno, isso acontece porque elas não estão acostumadas com o clima ou não conseguem se esquentar sozinhas. Então, o ideal é ter algumas roupinhas para manter seu pet aquecido!

 

Essas são algumas coisas que não podem faltar na hora de receber o seu filhote de cachorro. Se você seguir essas dicas, vai estar super preparado para recebê-lo.

Todos esses produtos podem ser encontrados com facilidade em pet shops.