Uso de smartphones está transformando o ensino a distância

A projeção em relação ao número de smartphones para o ano de 2019 é significativa: 67% da população mundial terá um celular. No Brasil a situação não é diferente. Mais de 60% dos adultos declaram ter um smartphone, de acordo com pesquisa divulgada pelo Pew Research.

Outro estudo aponta que o brasileiro gasta, em média, mais de três horas por dia usando aplicativos, segundo um levantamento da consultoria digital App Annie. Esse tempo precioso pode até ser gasto com joguinhos e redes sociais, mas há uma maneira de utilizar essas horas diárias de forma bem mais produtiva e recompensadora para o conhecimento e a carreira: a educação a distância.

É o caso de Bráulio Consani Moura, de 42 anos, aluno de Arquitetura de Software Distribuído da PUC Minas Virtual. Formado em Ciências da Computação em 1999, ele cursa sua primeira pós-graduação, e optou pelo ensino a distância por, entre outras vantagens, poder equilibrar melhor o seu tempo entre emprego, família e estudo.

“Sou casado e tenho três filhos adolescentes. O tempo que assisto aos vídeos do curso em trânsito me ajudam a organizar as diversas atividades em família que tenho”. O estudante usa o tempo gasto no trem e metrô da cidade de São Paulo, no caminho para o trabalho, em um trajeto de 45 minutos realizado quatro dias por semana, para cumprir com as obrigações da pós.

“É um período dos dias que seria perdido, em teoria. Aproveito para colocar o fone e focar no conteúdo. Tornar esse tempo em algo produtivo me ajuda muito. Às vezes, pela questão de tempo livre e outras prioridades, acabamos desistindo de fazer um curso presencial, e o EAD é uma alternativa fabulosa nesse sentido de te ampliar as possibilidades”, afirma.

O curso de Bráulio é baseado no ambiente virtual de aprendizagem Canvas, o mais utilizado no Ensino Superior nos EUA -incluindo universidades da Ivy-League, consideradas a melhores do país – e em pleno crescimento no Brasil. A plataforma aberta possui aplicativo para iOS e Android e permite que os alunos encontrem tarefas, arquivos, módulos e materiais do curso, como vídeos e textos, diretamente na tela do celular.

“Esse acesso é imprescindível nos dias de hoje”, afirma o diretor do Canvas para a América Latina, Lars Janér. “Para os alunos e instituições, não estar disponível para dispositivos móveis não é mais uma opção. Temos isso em mente e é uma de nossas prioridades”.

Os benefícios de tal praticidade são muitos, ainda de acordo com Janér. Ele cita o custo, por ser mais barato utilizar o próprio material do aluno para as aulas e o acesso a outros aplicativos de aprendizagem. “Muitas pessoas só acessam a internet pelo celular, por não ter computador. Agora isso não é mais uma limitação para não investir na própria carreira. Poupar tempo, já que levamos o celular a todos os lugares, é outra vantagem”.

O aplicativo do Canvas permite enviar tarefas em tempo real a partir de grande parte dos apps móveis baseados em nuvem, incluindo Dropbox, OneDrive e Google Drive. Também é possível responder questionários, participar de discussões e outras atividades de aprendizagem, além de estabelecer comunicação particular e enviar texto e mensagens de mídia para colegas de classe e acadêmicos.

 

Sobre o Canvas

O Canvas conquistou a reputação de LMS mais confiável porque nos preocupamos com a educação. Desde o início, o Canvas foi projetado para ser aberto, intuitivo e de fácil uso, criando uma melhor experiência de ensino e aprendizado para todos. Com o Canvas, “melhor” inclui uma comunidade apaixonada de educadores, um compromisso com padrões abertos e hospedagem nativa em nuvem para o melhor tempo de atividade, suporte e segurança do setor. Uma interface intuitiva, ferramentas fáceis de usar para engajamento e colaboração e resultados comprovados de aprendizado garantem que o Canvas seja usado por alunos, professores, administradores e pais. A Instructure, criadora do Canvas, conectou milhões de instrutores e alunos em mais de 4.000 instituições educacionais e corporações em todo o mundo. Mais informações sobre o software Canvas em https://www.canvaslms.com/brasil/

Canvas LMS
Divulgação