Tour Afro Centrado faz sucesso em sua estreia em São José

Resgatar a história afro-brasileira em São José dos Campos, este é o objetivo do “Tour Afro Centrado” que teve a estreia marcada com a presença de munícipes curiosos em conhecer essa rota de turismo inovador, nesta quinta-feira (22).

Natural de Bragança Paulista, Jéssica Souza, mora em São José dos Campos há apenas 4 meses, no bairro São Judas Tadeu, e está encantada em participar de algo tão importante para a história da região. “Eu acho muito relevante essa iniciativa da Prefeitura porque o que a falta de informação leva ao preconceito e ao racismo. Trazer essa história para o conhecimento da população, aproxima todos dessa cultura local fazendo com possam compreender e entender que as pessoas merecem ser valorizadas. Estou encantada de poder fazer parte disso tudo”, disse.

Neste tour, os munícipes têm a possibilidade de conhecer mais de perto essa rica cultura evidenciada em vários pontos de São José, valorizando os costumes com apresentações artísticas com dança, música, além de abordar o aspecto religioso e a literatura, que por vezes são esquecidos.

Ao final da rota, uma Roda de Conversa com a cientista social e folclorista Ângela Savastano, vice-presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil responsável pela gestão do Museu do Folclore, onde as pessoas puderam mergulhar nos sabores da cultura afro por meio da degustação de alimentos típicos.

O percurso, com duração de 4 horas, passou pela Igreja São Benedito, pelas ruas do centro da cidade, Parque da Cidade encerrando no Museu do Folclore.

O “Tour Afro Centrado” é uma parceria da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e Fundação Cultural Cassiano Ricardo e, a partir de 2019, irá acontecer mensalmente em São José dos Campos.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons