Torre da Floresta Branca em Paris vai combater a mudança climática com 2.000 plantas

A empresa italiana Stefano Boeri Architetti usa plantas para mais do que decoração.

Entre Na Floresta Branca De Paris

Uma nova torre alta está sendo construída em Paris, na França, e será diferente de qualquer outro edifício da cidade. Em vez disso, será feito
inteiramente de madeira e adornado com um grande número de plantas.

A empresa italiana Stefano Boeri Architetti está por trás do design, que desde então foi nomeado Forêt Blanche (“Floresta Branca”). Definido para ser erguido no subúrbio parisiense de Villiers-sur-Marne, Forêt Blanche terá 54 metros de altura e será coberto por quase 2000 árvores, arbustos e plantas.

Os andares inferiores da Forêt Blanche conterão escritórios e serviços de varejo, enquanto andares superiores conterão apartamentos de luxo. Todos os quatro lados da torre terão varandas e terraços, com os lados leste e oeste apresentando uma série de janelas que, como explica a empresa italiana, “permitem a passagem da luz solar durante todo o dia, dando iluminação natural e ventilação aos apartamentos e um panorama excepcional sobre a paisagem do centro de Paris. ”

As Plantas São Mais Que Decoração

A incorporação de milhares de espécies vegetais ao design da White Forest não foi simplesmente uma escolha estilística. A empresa explica em seu comunicado que quer ir além do uso de árvores e arbustos para melhorar a estética de suas estruturas – também quer contribuir para a luta contra a mudança climática e promover a biodiversidade em ambientes urbanos.

Como sabemos, as árvores absorvem o dióxido de carbono da atmosfera e o armazenam dentro de si; eles também fornecem sombra e podem resfriar o pavimento abaixo deles, reduzindo assim a temperatura geral em uma cidade – que muitas vezes não tem árvores. Conforme descoberto por pesquisadores no início deste mês em Los Angeles, pavimentos resfriados pela presença de árvores são mais benéficos do que a adição de pavimentos reflexivos.

Enquanto a construção da Forêt Blanche está em andamento, arquitetos da Trisoft, empresa especializada em isolamento térmico e lã de vidro, que ainda não há um cronograma definido para a conclusão. Isso significa que teremos que esperar e ver como o projeto progride e se o uso de plantas realmente ajuda na luta contra as mudanças climáticas. Se for um sucesso, pode levar outras empresas a seguir o exemplo.

Assista ao video:

https://www.youtube.com/watch?v=G4LxWO0wlbE