Taubaté recebe o Encontro Estadual de Voluntários Escoteiros com 600 pessoas

O Congresso Regional Escoteiro reunirá mais de 600 pessoas para avaliar as práticas educativas do escotismo no estado de São Paulo sob o tema “Caminhos do Aprender”. São escoteiros adultos de diversas cidades , que vão discutir as melhores maneiras de aplicar o Programa Educativo e o Método Escoteiro, buscando atualizações e novas práticas que influenciam na educação, seja ela formal, não formal ou informal, pois afetam a sociedade como um todo.

Fontes –

·       Alexandre Banchi, diretor-presidente dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo.

·       Mary Rosane Ceroni, Doutora em Administração de Empresas (Gestão Humana e Social) e especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que abordará o tema “Por que o aprender pode mudar a minha vida?”.

·       A escoteira e nutróloga Sthefanye Gritti Legori, ministrará palestra com o mote “Aprenda como mudar seus hábitos alimentares”.

·       Escoteiro Voluntário – são pessoas de variadas profissões, cidades e origens, mas que acreditam na educação para a cidadania e doam seu tempo em prol do desenvolvimento dos jovens

·       Muitos eventos – oficinas, estandes e workshops sobre: “Trabalhando em rede: compartilhando conhecimento”, “Comunicação não violenta no processo de aprendizagem”, “

·       Projeto 1000 Hortas e Fundação Cargill – ação de Educação Ambiental e Alimentação Saudável, além de transmitir noções e práticas de sustentabilidade. Haverá, ainda, diversas atividades focadas na conscientização sobre a produção dos alimentos, o preparo sem desperdícios e a alimentação balanceada e nutritiva.

Escotismo

Escotismo – é um movimento de educação não formal baseado em valores. É praticado nos 26 estados brasileiros e no distrito federal, totalizando mais de 100 mil escoteiros em todo o país. No estado de São Paulo, o efetivo conta com 28 mil escoteiros. Está no Brasil há mais de 100 anos e possibilita aos jovens desenvolverem competências para se tornarem cidadãos ativos e criarem mudanças positivas em suas comunidades e no mundo. O programa educativo atende jovens divididos em faixas etárias, também chamadas de Ramos: 6,5 a 10 anos (Ramo Lobinho); 11 a 14 (Ramo Escoteiro); 15 a 17 (Ramo Sênior) e 18 a 21 (Ramo Pioneiro).      Para conhecer mais, acesse www.escoteirossp.org.br

Congresso Regional Escoteiro

Data: 21 e 22 de setembro

Local: SEDES (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social) –

Av. Amador Bueno da Veiga, 220 – Jardim Jaraguá – Taubaté  (12) 3621-2479