Tabata discute formação dos jovens para o mercado em São José dos Campos

A deputada federal pelo PDT de São Paulo, Tabata Amaral, promove no próximo sábado (27) a terceira edição do Gabinete Itinerante, projeto de construção de políticas públicas e participação popular do mandato da deputada. O tema ensino e formação dos jovens para o mercado de trabalho será debatido em conjunto com o coordenador de educação do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômico) e também doutorando em educação pela USP, Fausto Augusto Júnior.

A programação começa a partir das 14h, Quadra da ETEP Faculdades, com jogos políticos, biblioteca e apresentações culturais. A partir das 15h, se inicia a conversa entre Tabata, convidado e público sobre educação e empregabilidade de jovens no Brasil.
“Um dos principais focos do meu mandato é o ensino técnico e profissional. A gente sabe que o mundo está mudando muito rapidamente com as inovações tecnológicas, a gente está falando de previsões muito graves de desemprego em massa, desigualdade crescente, mudanças climáticas muito drásticas. Então, quero colocar o mandato realmente a disposição para a gente discutir isso e se preparar, como sociedade, pra esse futuro que pode ser incrível, mas que também pode ser catastrófico sob vários pontos de vista. A ideia é fazer essa primeira conversa em um gabinete itinerante para que a gente comece um diálogo mais amplo, como sociedade, sobre esse futuro que está se aproximando”, diz Tabata. “Eu espero que o mandato seja uma plataforma para que a juventude possa dialogar e escolher o futuro que quer ter”, ressalta a deputada.
O projeto Gabinete Itinerante nasceu com o intuito de levar a política para o dia a dia das pessoas. Além de ampliar a transparência do mandato, o Gabinete Itinerante vai promover pelo Estado de São Paulo o exercício da cidadania, formação política, cultura e participação popular.

“O Gabinete Itinerante vem tanto da minha experiência de campanha, de ativista, de estudante de escola pública, de saber que a política fica muito distante das pessoas comuns, mas também do entendimento de que a transformação só vai acontecer quando as pessoas de fato participarem da política e quando a nossa política for, de fato, representativa”, explica Tabata.

Este será o primeiro Gabinete Itinerante no interior do estado. Nas outras edições, realizadas na capital, a deputada discutiu os desafios do financiamento da educação no Brasil e também políticas públicas para a dependência química

“Queremos ouvir as pessoas para que o meu mandato possa de fato representá-las. E que a gente também possa trabalhar em projetos em conjunto, entendendo que evidências são muito boas quando alinhadas com os contextos locais na criação de políticas públicas”, ressalta a deputada.

Quando 27/03

Que horas A partir das 14h

Onde Quadra da ETEP Faculdades (Av. Barão do Rio Branco, 882 – Jardim Esplanada)

 

PROGRAMAÇÃO:

Recepção – a partir das 14h

– Biblioteca Itinerante

– Jogos políticos

– Apresentações culturais

– Food trucks

 

Falas – das 15h às 16h

– Tabata Amaral

– Fausto Augusto Júnior (DIEESE)

 

Perguntas – das 16h às 17h

Foto: YouTube