Spirit of Football retoma as suas atividades no Brasil focado em educação e empreendedorismo

O Spirit of Football tem como objetivo utilizar o futebol como ferramenta de transformação educacional e social. Desde 2002 a ONG de origem inglesa viaja pelo mundo com uma bola de futebol saindo da Inglaterra até o país sede da Copa do Mundo promovendo o Fair Play, igualdade e cidadania através do workshop “One Ball, One World”. Em 2012 a ONG iniciou os trabalhos no Brasil através do empreendedor Fernando Godoy, que assumiu a responsabilidade de organizar a viagem da bola de 2014, saindo sempre do Battersea Park em Londres, local onde foi disputada a primeira partida oficial de futebol baseada nas regras da FA com destino ao Brasil. Foram visitados 25 países e realizados workshops em clubes importantes como FC Barcelona, Liverpool, Totteham, Genoa, Glasgow Rangers, Benfica, Borussia Dortmund, Boca Juniors, River Plate e também em suas respectivas fundações sociais. No Brasil durante 3 anos foram realizados inúmeros workshops em escolas, fundações, institutos e um trabalho social em Heliópolis, a maior favela da cidade de São Paulo com cerca de 850 crianças na faixa de 6 a 15 anos. Segundo Godoy, o objetivo era levar educação para as crianças através das histórias da viagem da bola e inclusão digital com a montagem de uma lan house na biblioteca de Heliópolis, além de promover torneios de futebol e eventos educativos durante os finais-de-semana.

Após a Copa do Mundo de 2014 o Spirit lançou o documentário oficial da viagem denominado “Fair Play?” no Museu do Futebol em São Paulo, com uma certa crítica ao modis operandis da FIFA mas principalmente com o objetivo de mostrar a força universal que o futebol tem em unir as pessoas em qualquer lugar do mundo, independente da sua raça, religião ou status social. Segunda Juca Kfouri, que participou de uma mesa redonda junto com Fernando Godoy e Sergio Gagliardi, diretor da DGT Filmes, responsável pela edição do documentário, disse que “foi a homenagem mais linda que já fizeram para o futebol.”

Depois de muito tempo pensando em formas de tornar a atividade perene aqui no Brasil, Godoy chegou a definir um formato que poderá ser expandido para diversas cidades do país: Cada cidade poderá ter ao menos um time de futebol sub-17 ou sub-15 formado em sua maioria por jovens carentes. Um professor de educação física e um auxiliar técnico serão responsáveis pelos treinamentos e jogos da equipe. O apoio de uma universidade ou escola local é fundamental pois além de fornecer a infra-estrutura (campo-de-futebol e ginásio) disponibiliza uma sala de aula para eventuais palestras. Os alunos além de receberem treinamentos técnicos terão a sua disposição cursos de inglês e de informática. Os melhores alunos receberão apoio do Spirit of Football para conseguir bolsa de estudos no exterior através do futebol. Segundo Godoy, é sabido que pouquíssimos atletas atingem o sonho de se tornar um jogador de futebol profissional. “Nós queremos mostrar e viabilizar um novo sonho possível, baseado na educação e no empreendedorismo. É importante que estes jovens tenham contato e aprendam novas formas de estudos, façam visitas a startups, assimilem novas tecnologias e se preparam para empreender. “complementa Godoy.

No dia 16/março de 2018 o Spirit of Football promoverá um evento beneficente marcando o lançamento do projeto na cidade de Piracicaba-SP. O professor de educação física Paulo Lacorte será o técnico da equipe local e coordenará as atividades dentro de campo. Além de uma apresentação especial sobre o projeto, Godoy terá como atração especial no evento a participação dos jornalistas Flávio e Bruno Prado e dos ex-atletas Cesar Sampaio e Vampeta com o espetáculo 2 Santos & 2 Nem Tanto. (há confirmar)!!

Sobre a peça: http://jovempan.uol.com.br/esportes/futebol/flavio-prado-vampeta-e-bruno-prado-estreiam-stand-up-em-sao-paulo.html

 

Local: Espaço Haras

Rodovia Deputado Laércio Corte, Km 136, S/N – Fazenda Santa Rosa, Piracicaba – SP, 13400-000

Data: 16/mar/2018

Inicio: 19:30h

Valor do convite: R$ 30,00

Local de venda: Cerveja Leuven – Rua São Francisco de Assis, 1321 – Piracicaba – SP

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons