SP Play Week recebe apoio da Abragames para certificar games avaliados em sessões de pitching

 O VII Festival Games for Change América Latina, que vai ocorrer entre 5 e 8 de dezembro, em São Paulo, terá apoio oficial da Abragames, Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais. O apoio é essencial para o sucesso da principal atração do encontro, o Pitch for Change: sessões de pitching (apresentações rápidas, executivas e vendedoras) para startups dedicadas exclusivamente à criação de jogos, games ou brinquedos. O Festival tem parceria da renomada aceleradora de startups G4C – Games for Change Accelerator, de Nova York.

Além de ajudar na mobilização das empresas do setor para que participem do Festival, a Abragames concedeu ao evento o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade em suas três categorias: Diversidade de Gênero, Racial e LGBTQI+. Os Selos atestam que a organização do evento conta com pessoas que representam essas três minorias e que há interesse por parte da organização em fazer dele um evento com público diverso. Esse também é um incentivo para que as empresas adotem propostas de impacto social nos produtos a serem apresentados nos pitching, aumentando ainda mais o interesse dos fundos de venture capital, fintechs e investidores-anjo em busca de parcerias com desenvolvedoras de jogos.

São Paulo Play Week

Uma das atrações da São Paulo Play Week – maior evento brasileiro voltado ao segmento de jogos e games de impacto social, promovido pelo grupo de pesquisa e extensão Cidade do Conhecimento da USP, de 28 de novembro a 8 dezembro –, o VII Festival Games for Change América Latina tem como principal objetivo viabilizar negócios. Daí a importância do apoio anunciado pela Abragames.

“A Play Week é um evento focado em jogos de impacto que vai mostrar ao público o que de mais interessante está sendo produzido nessa área”, afirma Mario Lapin, diretor de Jogos de Impacto da Abragames.  “Outro ponto alto do evento é a aproximação de investidores, por meio do programa de aceleração do Games for Change de Nova York. Para a Abragames, ações como essa são fundamentais”, acrescenta Lapin.

Para Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicações e Artes e coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da USP, responsável pela realização da São Paulo Play Week, o apoio da Abragames reforça o peso do Festival com o segmento de games. “O Selo Diversidade da Abragames aumenta o interesse das empresas em fechar negócios, pois estimula o desenvolvimento de um capitalismo mais sustentável e inclusivo”, diz Schwartz.

Processo seletivo

Prevendo uma grande procura de startups para participar das sessões de pitching, o Festival abriu um processo seletivo que mobilizou o setor de games. As startups interessadas em assegurar uma vaga devem preencher o formulário de inscrição online até 15 de novembro. Só as propostas selecionadas terão a oportunidade de se apresentar no evento.

A comissão julgadora terá a participação de Margaret Wallace, gestora da G4C — Games for Change Accelerator, e outros especialistas em mercado de games da aceleradora de Nova York. O grupo fará a seleção e avaliação dos projetos apresentados durante o ‘evento dentro do evento’.

Os critérios para a seleção incluem startups que, além de utilizar o conceito de gamificação, fomentem a economia criativa e causem impacto social e pessoal transformadores. Um exemplo são os projetos que incluam mais mulheres no universo do desenvolvimento de games e aplicativos. Ou uma proposta que utilize jogos, games ou brinquedos para criar um modelo de negócios disruptivo, que promova a inclusão, a acessibilidade e a diversidade.

A rigor, a chancela da principal associação de promoção de exportações de games brasileiros é uma garantia de qualidade dos produtos a serem apresentados nos pitching. “O Selo Diversidade da Abragames traz segurança para o investidor, pois ele sabe que não corre risco de participar de um evento em que vão se apresentar startups com games racistas ou machistas, por exemplo, pois o próprio processo seletivo se encarregará de filtrar os produtos inadequados”, afirma Schwartz.

LINK PARA PRÉ-INSCRIÇÕES
https://bit.ly/2pbm5lV

NA WEB:
http://www.cidade.usp.br/sp-play-week-10-dias-para-mudar-o-mundo-brincando/



ABRAGAMES

Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.

Imagem de Olya Adamovich por Pixabay