Sociedade Brasileira de Dermatologia, Exímia e Fundação Laço Rosa iniciam o segundo ano da campanha#fortalizese, que estimula doação de cabelos a pacientes com câncer

0
35

BannerNotíciaSite-01

Primeira edição recebeu mais de 13 mil doações por meio de uma inédita plataforma online, que ajudou a impulsionar projeto Força na Peruca, de formação de profissionais peruqueiros no Rio de Janeiro. Este ano, além de levar a iniciativa a outras cidades, outra novidade será o Corte Solidário, pelo qual o doador poderá batizar seu corte com o nome de um paciente ou ex-paciente que admira, sensibilizando e convocando a sociedade

Pelo segundo ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com Exímia, iniciam em abril a maior campanha nacional para estimular a doação de cabelos: #fortalizese. Em 2016, foram mais de 13 mil doações, que beneficiaram milhares de mulheres em tratamento do câncer em todo o Brasil através do trabalho da Fundação Laço Rosa, pioneira neste tipo de iniciativa solidária. A atriz Alexandra Richter segue como embaixadora da ação, que este ano, além de contribuir para elevar a autoestima, terá como mote o Corte Solidário. No vídeo, criado pela agência Camisa 10 e intitulado “Entrevista”, Patrícia Gil, que estrelou o primeiro ano de #fortalizese, contracena com a paciente Dani Andrade, uma das milhares de mulheres que foram beneficiadas em 2016. Juntas, elas protagonizam um encontro emocionante que retrata a superação de Patrícia, já curada, e a luta de Dani no combate à doença, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar toda a sociedade sobre a causa.

A campanha #fortalizese foi a precursora em receber doações de cabelos via plataforma online, em que o doador gera um código e rastreia suas madeixas até que elas cheguem à Fundação Laço Rosa. Nessa nova etapa, uma novidade será o Corte Solidário, onde cada doador assume um papel fundamental na campanha e é convidado a homenagear mulheres que seguem na luta contra o câncer. O colaborador procura um salão de beleza parceiro e batiza seu corte com o nome de uma paciente ou ex-paciente que admira. Depois, pode fazer sua doação por meio do site.

“O objetivo é incentivar a criação de outros tipos de cortes e atrair uma rede solidária de doadores, proporcionando a participação de toda a população. A campanha #fortalizese está alinhada com os princípios sociais da FQM Farmoquímica e visa apoiar, junto com a SBD e a Laço Rosa, pacientes em tratamento de câncer. Além disso, as ações realizadas reforçam o compromisso da empresa com a consciência pela vida”, destaca Vitor Cunha, gerente de produtos da linha Exímia, explicando que, após dar o nome ao corte, o doador poderá inspirar outras pessoas postando nas redes sociais uma foto do seu novo visual e contando a história de carinho que o aproxima da pessoa homenageada, sem esquecer de mencionar: #fortalizese.

Marcelle Medeiros, presidente voluntária da Laço Rosa, conta que#fortalizese foi indispensável para engajar a população na nobre causa da doação de cabelos e, consequentemente, impactar a vida de famílias com o programa Força na Peruca, destinado à formação de peruqueiros. “Sentimos um aumento expressivo de doadores e uma organização do fluxo de doação incrível. Dessa forma, mais de 13 mil doadores foram inscritos na plataforma e o mais importante, houve uma mudança significativa no comportamento do doador ao direcioná-lo para uma plataforma de doação de cabelo. Em termos de impacto, transformamos a vida de 20 famílias com o programa piloto de capacitação Força na Peruca e ampliamos em 30% a produção de perucas para doação com a perspectiva de formação de uma rede solidária de peruqueiros para esse ano”, comemora.

Segundo o Dr. José Antônio Sanches Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia — que agremia os médicos dermatologistas que cuidam da pele, cabelos e unhas —, a instituição também cumpre suas finalidades em mais um projeto social que procura melhorar a autoestima de pacientes em tratamento de câncer. “A queda dos cabelos durante os tratamentos para o câncer, geralmente, causa perda significativa da autoestima. E pode ser minimizada por todos nós com compreensão, tolerância, mas, principalmente, com solidariedade”, pontua, ressaltando que a SBD tem por dever liderar ações sociais que minimizem todo e qualquer tipo de sofrimento. “O simples ato de doar seus cabelos pode fazer muita gente feliz! Doe, seja solidário! Ajude-nos a trazer de novo a autoestima dos pacientes em tratamento para o câncer”, convida o presidente da SBD.

A escassez de profissionais capacitados para a confecção das perucas fez com que a campanha #fortalizese — que começou a ser idealizada em 2015 pelo Laboratório FQM Farmoquímica e conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) —, apoiasse o projeto Força na Peruca, liderado pela Fundação Laço Rosa. O programa inédito em todo o país, visa capacitar novos profissionais, de comunidades carentes, para a confecção de perucas. Em 2016, o Força na Peruca foi responsável por formar três turmas de alunos. “Esse é um programa nacional inédito, que envolve todas as pontas — paciente, doador, sociedade civil e privada”, comemora a presidente voluntária da Laço Rosa, Marcelle Medeiros,antecipando que, em 2017, seu segundo ano, o projeto Força na Peruca irá rodar o país em um caminhão de 7 metros com avanço lateral, totalmente equipado. A unidade móvel, produzida pela Truckvan — empresa especializada na fabricação de soluções sobre rodas e parceira do projeto —, irá aportar em cinco cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Goiânia. O espaço será um ponto de encontro para promover aulas práticas, além de um canal de doação e coleta de cabelos. Já as aulas teóricas serão ministradas via plataforma à distância.

Ajude a fortalecer a autoestima de pacientes com câncer fazendo uma doação e compartilhando nas redes sociais a causa#fortalizese. Outras informações sobre a doação, coleta e Corte Solidário estão disponíveis no site: www.fortalizese.com.br

Sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. É uma das maiores sociedades médico-dermatológicas no mundo, com mais de 8 mil e 100 associados, e está presente em 23 estados brasileiros por intermédio de suas Regionais, bem como em 79 hospitais universitários credenciados. Fundada em 5 de fevereiro de 1912, a SBD é a terceira sociedade médica mais antiga do país.

Sobre a FQM Farmoquímica

A FQM Farmoquímica é uma indústria farmacêutica especializada em medicamentos de marca vendidos sob prescrição médica. Sua linha de produtos está presente em farmácias de todos os Estados do Brasil. A fábrica está localizada no Rio de Janeiro e possui a certificação de boas práticas, emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A sua missão é promover a saúde e o bem-estar, colocando à disposição da classe médica e profissionais de saúde, soluções terapêuticas modernas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.

Sobre a Fundação Laço Rosa

Desde 2011, a Fundação Laço Rosa — que nasceu a partir da emocionante história de vida de três irmãs — já pôde contabilizar inúmeras conquistas de suas campanhas de conscientização sobre a detecção precoce de câncer de mama e o resgate da autoestima. Além do Banco de Perucas Online — um projeto de doação gratuita de perucas pela internet para pacientes em quimioterapia, que já atendeu famílias de todo o País — a Fundação Laço Rosa também está à frente de iniciativas como a Rosas do Morro, que leva a comunidades carentes informações sobre a doença e os direitos da mulher, e o Fórum de Política Públicas Câncer de Mama, desenvolvido pelo núcleo Advocacy da Laço Rosa.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here