Smarty Talks lança primeiro documentário para o Instagram Stories

Smarty Talks, produtora especializada em micro movies, lança hoje, 13 de junho, o primeiro documentário, do qual se tem notícia, feito exclusivamente para o Stories do Instagram. A função permite aos usuários criarem vídeos curtos, de no máximo 15 segundos cada, que desaparecem após 24 horas da sua publicação.

Com uma narrativa informal, o filme aborda o machismo nos relacionamentos e traz depoimentos inerentes à questão, como o uso de roupa curta, divisão na hora de pagar a conta e comportamentos preestabelecidos pela sociedade.

O conteúdo foi pensado e desenvolvido para o ambiente mobile e dentro da proposta do Instagram Stories – a história é apresentada em formato slideshow, sendo mostrada em continuidade –, onde os usuários fazem posts sobre as suas atividades diárias em um tom mais descontraído em relação ao que é apresentado no perfil da rede social.

Com esse projeto, a Smarty Talks pretende gerar conteúdos que se aproximem do consumo casual das pessoas na tela do celular. Segundo o sócio da produtora, Diego Monteiro, um dos grandes atrativos do Stories é forçar os produtores de conteúdo a serem mais sintéticos e diretos pela limitação de tempo. “Isso conecta mais as pessoas, tendo os entrevistados ‘olhando no olho’ de quem está assistindo, como se fosse um amigo. A linguagem utilizada é mais envolvente do que a utilizada em documentários comuns”, revela.

Sequência

O documentário chega à internet após o sucesso de “Homem de Verdade”, primeira série desenvolvida para o Instagram e lançada em abril deste ano pela Smarty Talks, que aborda a temática da sexualidade, identidade e gênero. Com seis personagens, incluindo um homem e uma mulher cis hétero, um gay e um trans, a trama questiona como o machismo ainda está presente em nossa cultura e cotidiano.

Com 14 episódios de um minuto cada, a série alcançou mais de 55 mil visualizações e um índice de engajamento de 14,28% apenas no primeiro mês de exibição, o que reforça a opinião de Monteiro de que ainda existe muito espaço para novos conteúdos na internet. “A aceitação da série nos mostra que ainda temos muito o que fazer”.

O material ficará disponível nas Stories do perfil @homemdeverdade_serie, na parte de “Destaques”.

Sobre a Smarty Talks

Criada por Diego Monteiro, um dos criadores da rede social Via6, e, da primeira plataforma brasileira de monitoramento para redes sociais, o Scup, a Smarty Talksé uma produtora de filmes e documentários no formato “micro movies”. Especializada em vídeos no formato mobile, a empresa oferece conteúdos de audiovisual diferenciados, com base nas estratégias de storytelling e branded content.