Sindmetau completa 60 anos de luta pelo trabalhador de Taubaté e região

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Sindmetau, completa 60 anos de fundação no dia 18 de agosto. Para o presidente da entidade, Cláudio Batista, o Claudião, a data merece uma comemoração especial. “Afinal, é uma trajetória repleta de conquistas, algumas derrotas também, mas tudo é experiência para construir um futuro melhor.”

O aniversário do Sindmetau terá uma solenidade na sede da entidade (Rua Urupês, 98 – Chácara do Visconde) no domingo (18 de agosto), às 10h. O evento contará com os trabalhadores da base do Sindicato, dirigentes, funcionários e convidados.

Claudião destacou a importância de todos os trabalhadores que passaram pela direção do Sindicato, “pois contribuíram para o conjunto da luta vitoriosa dos metalúrgicos de Taubaté.”

A experiência desses 60 anos, segundo Claudião, será fundamental para o momento de exceção instalado no Brasil. “O Sindicato é um dos atores de transformação da sociedade. Assim, a responsabilidade da categoria é grande para enfrentar os ataques que estamos sofrendo.”

Para o presidente do Sindicato, a disposição para a luta e a consciência de classe será o legado da entidade para os futuros integrantes do movimento sindical. “Não esquecer o passado, viver o presente e pensar em quem vai fazer o futuro: este é o compromisso assumido pela atual diretoria do Sindmetau.”

Sindmetau

História

A Associação Profissional passou a ser o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Taubaté no dia 18 de agosto de 1959, data em que o Ministério do Trabalho assinou a carta sindical, reconhecendo a entidade, como legítimo representante da categoria no município. O primeiro presidente do Sindicato foi o metalúrgico José dos Santos.

Dois anos depois, em 1961, o Sindmetau inaugura a sede própria, onde funciona até os dias atuais. Nesse mesmo ano, os trabalhadores de Taubaté integram o forte movimento sindical, com o objetivo de forçar o Congresso Nacional a aprovar o projeto de lei 440/59, que tratava do abono de natal. A gratificação, conhecida hoje como 13º salário, foi instituída em julho de 1962.

Sindmetau -Foto:Divulgação