Sesc Belenzinho realiza show para a garotada com o grupo Girasonhos

O grupo Girasonhos apresenta-se em novembro no Sesc Belenzinho com o musical infantil Canta Girasonhos. O show faz um apanhado de seu repertório, ilustrando 20 anos de história. As apresentações acontecem do dia 15 a 20 – quinta, sexta, sábado, domingo e terça – e nos dias 24 e 25 – sábado e domingo. Todas as sessões são grátis e acontecem na Área de Convivência da unidade, às 16 horas.

Canta Girasonhos é formado pelas principais músicas, vinhetas e poesias que foram compostas para as personagens das inúmeras histórias que o grupo criou. As canções passam por variados ritmos e estilos como ciranda, samba, valsa, baião e reggae. No repertório, destaque para  as músicas Monstro EsquisitoPipoca Sílvia e Tesouro de Outros Ouros, entre outras.

O espetáculo tem Léo Doktorczyk (voz, violão e cavaquinho), Fernando Boi (voz e percussão) e Paula Dugaich (voz e intervenções poéticas), além dos convidados Giba Pedroza (voz), Simone Julian (flautas) e Rogerio Rochlitz (teclado).

O grupo Girasonhos foi criado, em 1995, pelo contador de histórias Giba Pedroza, o violonista Léo Doktorczyk e o percussionista Fernando Boi. Efetivamente, as primeiras apresentações aconteceram, em 1989, nas areias da Praia de Boiçucanga. Foi essa paisagem do litoral norte de São Paulo e a música Estrela do Mar (de Marino Pinto e Paulo Soledade) que inspirou a criação da história Pequenino Grão de Areia, que compõe o repertório do espetáculo Roda de Histórias. As pesquisas literárias e musicais, bem como os arranjos são de responsabilidade dos próprios integrantes do grupo.

O Girasonhos já montou cerca de 50 espetáculos e realizou mais de 3.000 apresentações. Sempre primou por trabalhar em parceria com outros artistas comprometidos com a tradição oral brasileira, entre eles Valdeck de Garanhuns, João Acaiabe, Cia. Bonecos Urbanos, Charles & Cia e Magda Crudelli, entre outros. Em 2003, lançou o CD Roda de Histórias que contou com participação de cerca de 40 convidados, entre músicos, atores e contadores de histórias. Nos anos de 2005 e 2006, duas faixas do disco – Olha que Eu Vi e Jurutaí – foram adaptadas para videoclipe que foram veiculados na TV Cultura e canal Ra-tim-bum. Em 2014, o grupo gravou o CD Canta Girasonhos com o apoio do ProAC.  Atualmente, é formado pelos músicos Léo Doktorczyk e Fernando Boi e pela contadora de histórias Paula Dugaich.

Show/crianças: Canta Girasonhos

15 a 20/11. Quinta, sexta, sábado, domingo e terça, às 16h

24 e 25/11. Sábado e domingo, às 16h

Local: Área de Convivência.

Livre. Grátis.

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho

Canta Girasonhos -Foto: Caue Alves
Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons