Semana Municipal do Trânsito movimenta escolas de Ilhabela

Programa “Educando Ilhabela para um Trânsito Seguro” realizou as ações

 

Cidadania também é respeitar o trânsito! Por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio do departamento de Controle do Trânsito e Transporte, realizou na semana passada, a Semana Municipal do Trânsito, que entre outras ações, percorreu escolas municipais com o Editrans – Programa Municipal Educando Ilhabela para um Trânsito Seguro.

Nas escolas, os agentes desenvolveram ações educativas e de conscientização sobre a importância e o cumprimento de todas as regras e leis que regem o Código Brasileiro de Trânsito. “A mobilidade urbana e as leis de trânsito têm sido pauta constante em todo o País, e em nossa cidade não é diferente. Por isso é importante orientarmos nossas crianças, desenvolvendo um trabalho sério, plantando a boa semente, agora, para no futuro, colhermos os resultados dessas ações”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

O Editrans está em atividade desde o mês de abril, e já esteve em diversas unidades escolares. “Os agentes de Trânsito estiveram aqui em junho, e realizaram um circuito móvel dentro do projeto ‘Educação no Trânsito’. Eles montaram um ciclo educativo contendo placas e faixas imitando as situações cotidianas vivenciadas por pedestres e condutores de veículos e ciclistas. As crianças fizeram o circuito com bicicletas e, à medida que avançavam o percurso, eram orientadas e questionadas a respeito das placas, semáforos e faixas. Foi uma experiência riquíssima”, disse a coordenadora da E.M. Prefeito Leonardo Reale, Lilian Ferreira.

Outras ações

Já na E.M. Severina Barbosa, o circuito e a orientação na Semana Municipal do Trânsito, foram realizados pela equipe da própria unidade. “Como todos sabem, as crianças são fascinadas por carros, e os conceitos trabalhados na Educação Infantil são os que mais perduram ao longo da vida escolar, por isso é que, mais importante do que dirigir, é educar as crianças sobre como serem motoristas, pedestres e ainda como se comportarem dentro do carro”, disse Marilena Squizato, diretora da unidade escolar.

De acordo com ela, os próprios alunos ajudaram na confecção dos carros com material reciclável. “Eles aprenderam sobre trânsito, o que pode e o que não se deve fazer enquanto dirigem. Com equipamentos reais, fizemos uma simulação da avenida, do motorista e do pedestre, sendo que as crianças se revezaram o papel de motorista e pedestre. Elas também serviram de agentes multiplicadores levando aos pais a lição de não  usarem o celular ao volante por não ser seguro”, salientou Marilena.

PMI

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons