Secretaria de Saúde faz ação de bloqueio vacinal de febre amarela em Barequeçaba

Equipes do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde deram início, na manhã desta segunda-feira (10/09), a uma ação de bloqueio vacinal contra a febre amarela no bairro de Barequeçaba, região central da cidade.

A iniciativa deve-se ao fato de equipes da Coordenadoria de Defesa Civil terem sido acionadas após moradores encontrarem um macaco da espécie Bugio morto em uma área de mata nas proximidades da rua Benedito Alexandre da Mota.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica o bloqueio está sendo feito em um raio de 500 metros do local onde o animal foi encontrado. “Nossos agentes de endemias estão orientando sobre a importância da vacinação e vendo se ainda tem alguém para ser imunizado”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Fernanda Paluri.

Animal

No início da manhã desta segunda-feira (10/09) equipes da Coordenadoria de Defesa Civil foram acionados para resgatar um macaco, da espécie Bugio, encontrado morto na mata. O animal, que já se encontrava em estado de decomposição, foi recolhido e encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para a realização da autópsia.

“Devido ao avançado estado de decomposição em que o animal se encontrava não foi possível fazer a biopsia. No entanto, a chance de este macaco ter morrido em decorrência da febre amarela é grande”, disse Fernanda.

Vacinação

Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica em relação à Febre Amarela o Município tem o maior índice de cobertura vacinal da região, com 93%.

Desde o mês de janeiro, quando foi iniciada a Campanha Estadual contra a Febre Amarela a cidade vem trabalhando com o intuito de garantir a imunização de toda a população.

Fonte: Josiane Bittencourt/PMSS

Crédito: Divulgação
Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons