Saúde vacina 63 animais contra raiva em Feira Literária

A Feira Literária de Jacareí recebeu as equipes da Vigilância de Zoonoses no último sábado (20), para mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Ao todo, foram vacinados 63 animais, sendo 49 cães e 14 gatos. A imunização, que deve ser feita anualmente, é aplicada em animais a partir de três meses de vida.

A raiva é uma doença viral que, normalmente, é transmitida ao homem por mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Segundo dados da pasta, dos 14.577 animais vacinados este ano em Jacareí, 12.017 foram cães e 2.560 gatos.

Além das imunizações nos bairros, a vacinação segue normalmente na Unidade de Observação de Animais, localizada à rua Bom Jesus, 1100, no bairro Cidade Salvador. As vacinações são gratuitas e acontecem de segunda a sexta-feira, entre 9h e 15h30.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)

Saúde realiza ações do Outubro Rosa

nas Unidades de Saúde

A Secretaria de Saúde realizou, no último sábado (20), uma ação em comemoração ao Outubro Rosa.

Todas as Unidades de Saúde ficaram abertas das 8h às 14h, para receber as mulheres para coleta de exames preventivos contra o colo de útero e mama. Além disso, os adolescentes puderam se vacinar contra o Papilomavírus Humano (HPV), que é o agente causador de câncer de colo de útero e outros tipos.

Segundo a pasta, foram realizados 1.247 exames preventivos, 948 mamografias e 49 vacinas contra o HPV.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, estima-se que no Brasil 59.700 casos novos de câncer de mama serão constatados, e outros 16.370 de colo de útero.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Arquivo/PMJ)