São José tem a melhor merenda entre as 10 maiores cidades de SP

Pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), referente ao primeiro trimestre de 2019, aponta que a merenda escolar de São José dos Campos continua com Alto Grau de Satisfação. Nesta avaliação, o segmento alcançou 691 pontos.

Entre as 10 cidades avaliadas, o município foi o único a conquistar essa classificação, para pontuação entre 650 e 799 pontos. Sorocaba é a vice-líder do ranking, com 646 pontos. Na 3ª colocação, aparece Santo André com 636 pontos. Campinas é a 4ª colocada, com 616 pontos. Ribeirão Preto registrou 606 pontos.

Osasco e São Bernardo do Campo receberam exatamente o mesmo índice de satisfação: 598 pontos. São Paulo é a 8ª colocada, com 568 pontos. Guarulhos e Mauá fecham o ranking geral com 563 e 552 pontos, respectivamente.

Pesquisa Indsat

As pesquisas da Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação, a partir da avaliação feita pelos próprios munícipes. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final. O “Alto Grau de Satisfação” é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos.

O cálculo do índice de satisfação é realizado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, foram entrevistados 600 moradores em cada um dos municípios estudados.

Desde de que São José dos Campos alcançou a liderança do ranking pela primeira vez no início de 2017, permaneceu na mesma posição durante oito levantamentos.

Merenda escolar de qualidade

A merenda escolar fornecida aos alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos é supervisionada por um setor específico, com nutricionistas e profissionais que elaboram o cardápio de acordo com as necessidades de cada faixa etária, atendendo às exigências nutricionais de cada fase da infância e da adolescência.

Além disso, as nutricionistas visitam as unidades escolares regulamente, no horário das refeições, para conversar com equipe técnica das escolas e com os alunos.

Essas visitas têm o objetivo de monitorar a qualidade dos procedimentos das merendas, além de supervisionar as boas práticas adotadas pela equipe responsável pelo alimento servido aos alunos.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC