São José recebe o espetáculo “No palco, com Lélia Abramo”
Pré-estreia terá quatro apresentações nas Casas do Idoso, em novembro. Estreia no CAC Walmor Chagas será no dia 5 de dezembro. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público
A Cia Teatro da Cidade traz aos palcos de São José dos Campos o espetáculo solo “No palco, com Lélia Abramo”, encenado pela atriz Andréia Barros e com direção de Antonio Januzelli (Janô). Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.
O espetáculo integra o projeto “Lélia Abramo, Uma Atriz”, aprovado este ano pela FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), por meio do Fundo Municipal de Cultura, 1349/FMC/2019, da Prefeitura de São José dos Campos.
Na pré-estreia serão quatro apresentações que acontecem nos dias 25 a 28 de novembro _uma em cada Casa do Idoso da cidade (confira horários e endereços abaixo).
A estreia será no dia 5 de dezembro, no Cac Walmor Chagas e, a 6ª e última apresentação, por meio do FMC, está marcada para o dia 25 de janeiro (sábado), às 21h, no Teatro da Rua Eliza.
Ao final de cada apresentação o público será convidado para um debate com a atriz sobre o processo de trabalho, desde a concepção da ideia até o desenvolvimento final do espetáculo.
Sinopse
O espetáculo solo vai percorrer a vida e a carreira de Lélia Abramo (1911-2004) que, mesmo iniciando sua carreira
profissional aos 47 anos, conseguiu se firmar como uma das melhores atrizes de
sua geração.
Além de sua trajetória marcante no teatro e na televisão, Lélia também ficou conhecida por sua forte participação na política e na cultura. Por conta disso, o espetáculo vai abordar o período da Segunda Guerra Mundial, quando Lélia viveu em Roma, sua militância política na época da Ditadura de Vargas e alguns de seus personagens famosos, como Romana, de “Eles Não Usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri.
A peça se desenvolve tendo como ponto de partida um encontro ocorrido entre Lélia Abramo e a atriz Andréia Barros, em 1990. Na época, Andréia era coordenadora da Comissão Municipal de Teatro, órgão ligado à FCCR, e foi à casa de Lélia, que seria uma das juradas do Festivale, Festival de Teatro tradicional em São José dos Campos, para buscar alguns documentos.
O que era para ser breve acabou se prolongando mais que o previsto e se desenrolando em um longo bate-papo, que viria, quase três décadas mais tarde, dar origem a este espetáculo.
“É uma alegria muito grande ter a oportunidade de apresentar e reverenciar Lélia Abramo no palco, como forma de manter viva a memória dessa personalidade ímpar e surpreendente. Esperamos que o público goste e também se surpreenda”, disse Andreia Barros.
Libreto
Um dia antes da estreia do espetáculo, no dia 4 de dezembro (quarta-feira), às 19h30, no Museu Municipal de São José dos Campos, acontece o lançamento de um libreto que vai reunir o registro das etapas do trabalho desenvolvido, desde 2015, até chegar à forma final do espetáculo.
O objetivo de apresentar esse registro na forma de uma publicação impressa é possibilitar uma reflexão para rever e compartilhar os conhecimentos construídos durante o processo.
O material, de 56
páginas, trará materiais de estudo e pesquisa utilizados no processo criativo
do espetáculo, entrevistas, relatos de experiências práticas e histórias
relevantes da carreira e vida de Lélia Abramo que não foram aproveitadas na
dramaturgia da cena.
Com tiragem de 500 exemplares, o libreto será distribuído ao público presente nas apresentações. Alguns exemplares serão destinados à distribuição para espaços independentes mantidos por grupos e companhias de teatro a cidade, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e acervo da Cia Teatro da Cidade.
Confira as datas das apresentações: Pré-estreias
- 25 de novembro (segunda-feira), às 9h
Casa do Idoso Norte (R. Carlos Belmiro dos Santos, 99 – Santana)
- 26 de novembro (terça-feira), às 9h
Casa do Idoso Sul (avenida Andrômeda, 2601 – Bosque dos Eucaliptos)
- 27 de novembro (quarta-feira), às 9h
Casa do Idoso Leste (rua Cidade de Washington, 164 – Vista Verde)
- 28 de novembro (quinta-feira), às 9h
Casa do Idoso Centro (R. Euclides Miragaia, 508 – Centro)
Estreia:
05 de dezembro (quinta-feira), às 20h
CAC Walmor Chagas (Rua Netuno, 41 – Jardim da Granja)
Última apresentação pelo FMC:
25 de janeiro (sábado) às 21h
Teatro da Rua Eliza (R. Eliza Costa Santos, 154 – Jardim São Dimas)
Foto:Divulgação