São José dos Campos sedia Seminário Internacional de Mobilidade

A 3ª edição do Seminário Internacional de Mobilidade Urbana debaterá a mobilidade urbana e humana

Nos dias 27, 28 e 29 de junho São José dos Campos sediará a 3ª edição do Seminário Internacional de Mobilidade Urbana.

O evento, que acontece no Centro de Formação do Educador (CEFE), é uma realização da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJCampos) em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio institucional do CREA-SP.

O Seminário Internacional de Mobilidade Urbana este ano terá como ênfase a mobilidade urbana e humana, a integração dos diferentes modais, os meios de transporte sustentáveis e inclusivos e os impactos que causam no dia a dia das pessoas e na economia das cidades, além de promover um debate entre profissionais técnicos e sociedade civil sobre quais são as perspectivas futuras da mobilidade e a quebra de paradigmas.

“O levantamento trazido pelo Seminário incide ainda na busca pela qualidade de vida das pessoas e na relação delas com os lugares onde vivem. Essa relação se torna saudável através de práticas de planejamento e projeto integradas, envolvendo tanto a gestão da mobilidade, como do planeamento do território e requalificação urbana, assim como a inclusão social e a acessibilidade”, afirmou o presidente da AEA/SJCampos, o engenheiro civil Carlos Vilhena, que também ocupa o cargo de Conselheiro Federal no CONFEA e de Diretor da FIESP-SP.

O evento será composto por quatro painéis divididos em doze palestras e três cases de sucesso. Também irão compor a programação um curso paralelo de conversão de veículos elétricos, a ser realizado na sede da AEA/SJCampos, oficina participativa para o novo transporte público promovida pela Secretaria de Mobilidade de São José dos Campos e exposição de soluções para a mobilidade urbana sustentável disponíveis para demonstração prática com as empresas Wind Veículos Elétricos, Serttel (Samba), Grow Mobility (Yellow e Grin) e Kit Livre.

Além da participação de grandes nomes regionais e nacionais para os painéis, o evento contará com a presença internacional de Manuel Campos Valente de Oliveira Hall, Diretor de Mobilidade Inteligente da EDP Lisboa, cidade que tornou-se recentemente a capital da mobilidade da Europa ao ganhar o prêmio da Semana Europeia da Mobilidade de 2018 pelo empenho do município na promoção do ambiente e da mobilidade sustentável.

Palestras Confirmadas

Estão confirmadas as participações de Roberto Saldo, CEO da escola de conversão de veículos elétricos Tesla Brasil, com a palestra “O desafio das novas tecnologias na mobilidade urbana”; Hellem de Freitas Miranda, pesquisadora e doutoranda na Escola de Engenharia de São Carlos/USP, com a palestra “Da mobilidade acessível ao desenho universal”; Ricardo Rossi, Gestor de Negócios Corporativos da Wind Veículos Elétricos, com a palestra “A Revolução da Mobilidade Elétrica: Efeitos e Perspectivas”; Prof. Dr. Brig. Maurício Pazini Brandão, Secretário Nacional de Tecnologias Aplicadas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com a palestra “Tecnologia como Ferramenta de Transformação da Ciência em Inovação aplicada à mobilidade”; Marcelo Manara, Secretário Municipal de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos, e Paulo Roberto Guimarães Junior, Secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, com a palestra “Urbanismo e Mobilidade nas Cidades do Amanhã”;  Ciro Biderman, Professor de Governo e Políticas Públicas da FGV-EAESP e Coordenador do Centro de Política e Economia do Setor Público – CEPESP, com a palestra “O Futuro da Mobilidade”; Júlio e Lúcio Oliveto, co-criadores do Projeto Kit Livre, com o case de Sucesso “Mobilidade = Autonomia + Liberdade”; Yuri Callegari, Gerente de Operações da Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana; Marcos Mossa, Gerente Regional da Grow Mobility, com a palestra “As ruas do futuro: micromobilidade e uso do espaço”; Marcos Souza, Jornalista, diretor de conteúdo e coordenador de campanhas do portal Mobilize Brasil, com a palestra “Mobilidade Urbana Sustentável”; e Leandro Aliseda, Gerente Nacional da Via, com o case de sucesso “Transporte Coletivo sob demanda”.

As inscrições para as palestras são gratuitas e abertas ao público. Para participar do evento é preciso fazer apenas uma inscrição no portal www.aeasjc.org.br, selecionando a opção de inscrição como profissional técnico ou estudante e público geral. No dia do evento a participação em cada painel será contabilizada por meio de credenciamento e assinatura de lista de presença impressa.

A programação completa pode ser acessa pelo portal

http://aeasjc.org.br/agenda/seminario-internacional-de-mobilidade-urbana/1535.html

AEA/SJCampos

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJCampos) é uma entidade sem fins lucrativos e tradicionalmente uma das mais respeitadas entidades de classe da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, assim como no Estado de São Paulo, contando com mais de 60 anos de trabalhos em prol da Arquitetura e da Engenharia brasileira, voltados ao aprimoramento e valorização profissional.