São José dos Campos se prepara para semana cheia de ciência e tecnologia

Pólo tecnológico do país, cidade recebe três eventos importantes entre os dias 20 e 25. ITA promove o EEF 2019, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais

Quer ver o futuro? Esteja em São José dos Campos durante os dias 20 e 25 de maio. Três eventos estarão na cidade falando de ciência, tecnologia, pesquisas, engenharia e transformações. Escola referência na excelência no ensino de engenharia, o ITA promove o “Engineering Education for the Future 2019”, nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio, em São José dos Campos.

Em um momento de busca por caminhos que levem à retomada do crescimento econômico do país, a competitividade da indústria nacional está diretamente relacionada com a qualidade de engenheiros e tecnólogos à disposição do mercado de trabalho e, preferencialmente, com capacidade de inovação dessas empresas. A busca por um caminho de transformação é o que move o “Engineering Education for the Future – EEF 2019”.

“Penso que o EEF seria importante a qualquer momento como meio de reflexão. Em particular, o Fórum permitirá que conheçamos experiências e demandas em vários níveis, desde as expectativas do mercado, passando pela gestão educacional, metodologias de Ensino e ações institucionais de formação, acolhimento e capacitação. Um espectro diversificado que contempla integralmente o que é definido nas novas diretrizes como fundamentos da formação do novo engenheiro”, diz o professor Carlos Henrique Costa Ribeiro, Vice-Reitor do ITA e Chairman do EEF.

Esse grande encontro será dividido em vários eventos: fóruns, mostra tecnológica, grand prix de inovação e competição 3D. O EEF também contará com uma competição de Big Data e a disponibilidade para visitação da mais nova Escola Móvel SENAI para a Indústria 4.0.

Fórum – Para debater os desafios nos processos de aprendizado de Engenharia, palestrantes do Brasil e do mundo apresentarão suas ideias em painéis, ciclos de debates e mesa-redonda. Por exemplo, o engenheiro Luis Carlos Affonso, VP. Corporate Strategy and Innovation da Embraer, vai falar sobre inovação na indústria e a necessidade de formação de engenheiros preparados para esse mercado. Xavier Fouger, Sênior Director Global Academy Programs at Dassault Systémes, mostrará sucessos e aprendizados na modernização do ensino de engenharia no mundo. Uma mesa-redonda mediada pelo Prof. Dr. Domingos Rade, do ITA, vai debater parcerias, financiamento e linhas de fomento voltadas para a inovação na educação de engenharia.

Também participarão dos debates a professora Dra. Isabel Hilliger, da Pontifícia Universidade Católica do Chile; a professora Dra. Isabel Gonçalves, do Instituto Superior Técnico de Lisboa e o estudante do ITA Daniel Martins Frageri, que vai apresentar sugestões de inovações educacionais em engenharia sob a perspectiva dos alunos do ITA. No encerramento do EEF 2019, teremos a palestra do Prof. Dr. Amitava Mitra, diretor executivo New Engineering Educational Transformation do MiT.

Pint of Science – Chegando pela primeira vez a São José dos Campos, o Pint of Science Festival abre os trabalhos da semana da ciência na cidade levando a discussão para às mesas de bares. A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades para conversar diretamente com as pessoas. Assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science. De lá para cá, o evento cresceu – em 2019, serão 24 países – na região, o festival acontecerá em São José e Taubaté.

Em São José, a Cachaçaria Água na Boca fermenta debates como “Inteligência Artificial: Como Essa Tecnologia Define o Presente e o Futuro”, no dia 21, às 19h30, que conta com palestras do vice-reitor do ITA, Carlos Henrique Costa Ribeiro e do professor Dr. Marcos Máximo, também do ITA, coordenador do grupo ITAndroids; no dia seguinte, também no Água na Boca, um debate controverso: “Terraplanismo: Mito ou Verdade?”. Já o bar O Turco Gordo vai servir temas como “Engenharia Genética e Transgênicos” (dia 20), “Amazônia e Mudança Climática” (dia 21) e “Os Diversos Caminhos da Ciência” (dia 22). A programação completa do Pint of Sicence em São José está no https://pintofscience.com.br/events/sjdoscampos .

SIAB – No dia 23, quinta-feira, o Information Management Institute (e-IMI) promove a segunda edição do Seminário da Indústria Aeroespacial Brasileira (SIAB) no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O evento vai reunir empresas, associações, universidades e órgãos governamentais relacionados ao setor aeroespacial para uma série de palestras para debater e analisar o cenário aeroespacial e identificar oportunidades de crescimento e de parcerias. Outras informações sobre o SIAB estão no site https://www.sympla.com.br/seminario-da-industria-aeroespacial-brasileira—siab-2019__513784.

Competições – O EEF 2019 também vai promover um Grand Prix, onde equipes formadas por alunos inscritos pelo site do evento serão desafiadas a apresentar resultados materiais em um prazo de 40 horas. Já a Competição 3D vai aproximar os alunos da Indústria 4.0. Será utilizada a plataforma 3D Experience da Dassault Systems, que integra processos de negócios e de desenvolvimento de produtos em um ambiente totalmente digital. O Data Science Challenge, competição voltada a alunos de graduação e pós-graduação do ITA e UNIFESP vai buscar soluções para um problema de predição com o uso de dados reais.

Mostra – A exposição temática vai proporcionar um passeio pela evolução e materialização de projetos em desenvolvimento pelo ITA e Institutos do DCTA, com apresentação dos alunos, professores e pesquisadores. Norteada pelos conceitos de conectividade e interação, a Mostra Tecnológica quer encontrar intersecções entre grupos diferentes de pesquisas, capazes de expandir e provocar transformações nos processos de aprendizado.

“O papel do engenheiro é fundamental para o desenvolvimento econômico e, principalmente, social, do país. Precisamos buscar maneiras de conseguir indicar caminhos e ferramentas para que o profissional formado consiga transformar toda essa tecnologia e conhecimento em PIB”, conta João Seffrin, membro do ITAEx (Ex-Alunos Apoiando o ITA) e um dos coordenadores do evento.

Para saber mais sobre o EEF 2019, acesse www.eef.ita.br. As inscrições também podem ser feitas gratuitamente no site.

Principais projetos do ITA estarão no EEF 2019 –Foto:ITA