Renato Franchi entrevista Phil Hellmuth

Renato Franchi : Bem, nos últimos 30 anos, meu convidado hoje à noite ganhou a vida lendo comportamento, analisando as probabilidades e apostando no futuro. Em 1989, ele se tornou o mais jovem campeão do evento principal na World Series of Poker, e detém o recorde mundial de maior número de vitórias em 14, e ainda continua. Dê as boas-vindas ao autor, empresário e jogador de pôquer profissional Phil Hellmuth.

Eu sempre posso dizer – eu tenho muitos amigos que assistem poker e sou um fã ávido, mas não um jogador competente, então não estaremos na mesma mesa a menos que seja um espectador, mas sempre posso dizer quando você está por causa do sinal sonoro. Isso me atrai para o quarto. A boa notícia é que isso não é realmente programação familiar, então não há bips nesta conversa se tudo sair. Eu quero falar um pouco sobre o Scrabble –

Phil Hellmuth: Você está tentando me encorajar a jurar?

Renato Franchi : Este é meu – eu sou de Long Island. Pode sair da minha parte. Eu solto F-bombas se eu acabar, então eu acho que é uma leve cutucada.

Phil Hellmuth: Juramento faz parte do léxico agora, e as coisas mudaram tanto, e então, eu provavelmente juro mais do que deveria mesmo quando estou no microfone fazendo eventos, e alguém sempre será – sempre há um ou duas pessoas dos duzentos no evento que será ofendido. Eles geralmente não dizem nada.

Renato Franchi : quero dizer, essa é uma boa porcentagem. Essa é uma boa vitória.

Phil Hellmuth: Eu tenho uma folha de gol no meu espelho e tenho uma folha de bênção no meu espelho. Então, de manhã, quando estou escovando os dentes e não prestando atenção, vejo quais são meus objetivos de vida ou meus objetivos para esse ano, e também vejo minhas bênçãos. Então, espero deixar feliz porque vejo as bênçãos e foco porque sei quais são meus objetivos. Então, para mim, isso é … [Aplausos] Deixe-me encerrar isso; isso é divertido. Então, outro dia –

Renato Franchi : Eu não estou com pressa. Nós temos todo o tempo do mundo.

Phil Hellmuth: Bem, eu estava na Starbucks três ou quatro meses atrás, e alguém veio até mim, e eu estava realmente cansado, era um domingo de manhã, e eu não tinha dormido bem, e alguém veio até mim que não não me conhece tão bem ou o que quer, mas sou educada e sorri, apertei a mão dele ou o que quer, e só queria pegar meu café e sair dali, e então a esposa dele apareceu. Ela está apenas brilhando.

Ela é como, “Phil, eu tenho que lhe dizer: eu estava no seu discurso. Coloquei minhas metas no espelho e as realizo em dois meses. ”E ela estava brilhando, e pensei:“ Uau, tive uma profunda influência na vida dela! ”

E isso me fez sentir – quero dizer, como jogador profissional de poker no topo do jogo, faço coisas que ninguém mais faz no jogo e sei que estou motivado. Eu sei disso desde talvez 2002, onde alguém veio até mim e disse: “Phil, eu estava em coma e acordei porque imaginava jogar você heads-up no poker”. E esse cara sentou-se na platéia quando eu estava jogando heads-up em um campeonato mundial, e minha esposa disse: “Ele se sentou e você ganhou 11 mãos seguidas. Há algo estranho aqui.

E assim, a partir daquele momento, em 2002, percebi que sou motivador, inspirador para as pessoas – não para as coisas que você vê na televisão, embora seja divertido me ver apitar e o que quer que seja – mas eu me apresentando no topo do que faço. Você assiste alguns grandes atletas fazendo coisas que nenhum outro grande atleta pode fazer. Eu gostava de assistir Tiger Woods no auge. Eu gostava de assistir Michael Jordan.

Eu não sou tão grande quanto esses caras, mas na minha indústria é divertido de ver – “Uau! Como Phil sabia de desistir disso ou entrar com isso? ”Então, sim, eu acho que quando estou conseguindo o máximo que posso conseguir e estou jogando poker como ninguém nunca viu, eu acho que isso pode ser inspirador para milhões de pessoas que assistem.

Renato Franchi : Então, naquele período em que você estava lutando, você teve algum mecanismo ou estratégia de enfrentamento em particular que usou, coisas para ocupar seu tempo que o ajudaram a superar isso?

Phil Hellmuth: Absolutamente. Um grande mecanismo de enfrentamento para mim – e isso também se aplicava no pôquer – quando você é jovem no pôquer, geralmente é imprudente. Então, eu disse que ganhei o evento principal – $ 750.000,00 no primeiro, certo? Isso é 1989, cara. Eu estava tendo muitas chances, e então, a partir daí, sim, eu era inteligente. Eu comprei um condomínio de cobertura e paguei em dinheiro por isso. Sim, pus de lado dinheiro para impostos. Mas, os outros US $ 300.000,00, eu perdi. Então, sim, acabei com – eu posso ter comprado alguns carros. Carros bonitos, condomínio de cobertura, mas estou lutando para pagar US $ 800,00 por mês em taxas de condomínio. Isso foi um ano depois.

E assim, o mecanismo de enfrentamento existe ao invés de – não é que eu esteja evitando o presente, é que você é como: “Este é um momento em que chove muito, então o No. 1, eu vou Desenvolva estratégias para a próxima vez que eu tiver dinheiro. ”Meu sistema de gerenciamento de dinheiro tem que ser realmente sólido, e eu tenho que aplicá-lo e usá-lo. Isso é n º 1.

No. 2, eu olharia para frente e diria: “Como ele se parece daqui a dois anos?” Parece incrível em dois anos. E assim, nas profundezas de lidar com alguns dos piores momentos, eu aproveitaria esse período inativo para ser mais focado. Como isso aconteceu? Como posso jogar poker melhor? Como posso administrar dinheiro? A gestão do dinheiro é mais importante do que jogar poker.

Renato Franchi : Para um jogador de poker, ou apenas em geral?

Phil Hellmuth: Você pode me perguntar sobre isso mais tarde, mas esse é um tópico muito interessante.

Renato Franchi : Oh, eu vou.

Phil Hellmuth: Mas, para ir com isso – então, essas são as coisas que eu usaria.

Vince Vaughn estava falando sobre isso ontem à noite. Ele me ensinou algo que eu não tinha pensado muito. Quando alguém está olhando para um flop, geralmente não o acertou. Eles estão tentando descobrir se têm alguma coisa.

Renato Franchi : O flop significa quando o dealer coloca as cartas no chão?

Phil Hellmuth: Quando as três primeiras cartas saem, sim. Mas, você tem que prestar atenção em tudo que conta uma história, e quando a próxima carta chegar –

Renato Franchi: Sim, Vince estava dizendo que, se olharem por um longo tempo, estão tentando descobrir o que fazer com a mão, enquanto se olham rapidamente, não têm nada ou – você estava falando sobre isso – potencialmente uma posição forte.

Phil Hellmuth: Essa foi uma ótima observação da parte dele. Isso me fez perceber o quão esperto ele é e aumentou meu fator de respeito para ele porque ele entendeu e apontou algo que eu não estava prestando atenção recentemente. Mas tudo se soma. É uma foto. Quanto eles estão apostando? Quando a próxima carta sai – agora, há quatro no meio – quanto estão apostando? Quando a quinta carta é exibida, quanto eles estão apostando? Eles estão hesitando porque pensam: “Eu tenho que blefar tudo aqui e eu tenho que fazer o homem para fazer isso?”

E então, quando eles blefam, eles colocam imediatamente ou esperam? E então, as pessoas tentam usar as coisas para se livrarem, então você tem que decifrar o quadro todo. Então, eu confio em meus instintos, e quando estou, fico ótima, mas não sou todo dia. Nós filmamos tanto poker – há dias em que eu estou fora, e então um milhão de garotos assistem, e eles dizem, “Phil é uma droga no poker, Phil é uma droga no poker, Phil é uma droga no poker”. que tantas vezes na minha vida, que eu não sou bom no poker. É uma loucura para mim É porque eles assistem aos meus piores momentos. Eu me pergunto se eu assisti esse cara que está me criticando – se eu assisti todos os seus piores momentos –

Renato Franchi : O carretel de erro para outra pessoa. Então, você estava falando sobre quando estava no seu melhor.

Phil Hellmuth: E, a propósito, isso pode chegar até mim. As pessoas estavam me dizendo que eu não era bom no poker, que o jogo havia passado por mim, entrando em 2010.

Eu “chupei” o poker porque não fiz nada em alguns anos. Fóruns de Internet cheios de quão ruim eu estava no poker porque eu sou um grande alvo e porque eu não fiz nada ultimamente, e isso é uma crítica justa. E, de repente, chegou 2011, e eu tive três segundos lugares, e todo mundo ficou tipo, “Uau”, e então 2012 chegou, e eu ganhei duas pulseiras, e todo mundo ficou tipo, “Oh, meu Deus. “

Mas, eu juro – nunca esquecerei isso – em 2011, eles estavam conversando sobre como eu havia saído do Top 500 no poker, como eu era péssima no jogo. Exatamente três semanas depois, eu tinha dois segundos lugares, e eles estavam conversando sobre como eu era o melhor, o que foi – tudo bem, o que mudou? Vamos.

Renato Franchi : Eu recebi alguns conselhos logo no início quando eu estava escrevendo, porque eu estava realmente sendo questionado por algumas críticas. Lembro-me da primeira vez que recebi uma crítica negativa da Amazon – da primeira vez.

Phil Hellmuth: Acabou com você?

Renato Franchi: Eu escrevi essa resposta realmente lógica e compassiva – por tanto tempo – passei horas nisso, e o cara respondeu: “Vá se foder” e eu fiquei tipo: “Oh, a humanidade! Por que você não escuta, internet? ”Alguém me disse:“ Você nunca é tão ruim quanto eles dizem que você é e você nunca é tão bom quanto eles dizem que você também é ”e eu fiquei tipo“ Tudo bem . ”

Phil Hellmuth: Você parou de ler as resenhas?

Renato Franchi : Eu parei de ler a maioria deles na Amazon, no YouTube e em alguns lugares, onde tudo retorna a Hitler depois de duas páginas, você fica tipo: “Como chegou a Hitler? Este é um vídeo de gatinho. ”O que eu queria te perguntar antes que eu saia muito longe dos trilhos –

Phil Hellmuth: Espere, então você desistiu? Parei de procurar nos fóruns de poker em 2001. Só parei de procurar.

Renato Franchi : Eu acho que você não – Há como lidar com algo e há estrategicamente escolhendo não lidar com isso.

Às vezes, é mais fácil ir aonde não é escorregadio se você não quiser escorregar, certo? Então, com a tentação, com – é um problema de qualidade, mas mulheres bonitas e espertas em torno de você quando você está em Vegas ou algo parecido – da mesma forma, eu não quero ter que desperdiçar energia para administrar minha resposta a algo de qualquer maneira, isso não será produtivo, porque as coisas boas apenas farão minha cabeça inflamar e as coisas ruins provavelmente nem serão precisas ou me farão sentir terrível. Qual é o resultado que estou procurando? Mas o que eu queria te perguntar

Phil Hellmuth: Bem, toda a minha vida – para ficar com isso um segundo – toda a minha vida tem sido – eu ficaria muito inflado com as coisas boas; meu ego fica todo bombeado. Eu ficaria muito arrasado com as coisas ruins. Eu olho para trás, e fiquei muito defensivo em muitos dos vídeos que você pode ou não mostrar, mas muitos desses vídeos são super defensivos até 2011, 2012, e eu fiquei tipo “Espere um minuto: eu” m o campeão de todos os tempos. Eu tenho todos os registros. Por que sou tão defensiva?

Eu acho que a defensiva faz parte – talvez se conecte – eu quero ser ótimo, e quero que todos pensem que eu sou ótimo em jogos – especificamente, poker. Eu acho que isso pode me levar. Estou tentando ficar longe de ser defensivo, mas –

Renato Franchi : é difícil. Eu também sou muito defensivo. Eu lembro –

Phil Hellmuth: Eu escrevi um tweet hoje, e eu fiquei tipo “O quê?” Oh, Twitter, Twitter.

Renato Franchi : Quando Stephen Fry – um conhecido comediante e ator – optou pelo Twitter, ele disse: “É como se muitas pessoas fizessem xixi na piscina. Estou fora daqui. Estou dando um tempo no Twitter. ” Uma metáfora grosseira, mas útil. De qualquer forma, quero falar sobre um dos momentos em que você talvez não estivesse no seu melhor. Você perdeu todo esse dinheiro – apenas para voltar para onde estávamos na sua linha do tempo. Eu li sobre você estabelecendo uma série de objetivos, talvez em um táxi – estou inventando isso? Havia alguns objetivos. Um deles foi a World Series of Poker, acredito. Se isso é ficção, me avise. O segundo –

Phil Hellmuth: Ah não. Eu entendi daqui. Então, isso foi provavelmente – eu tinha 21, talvez 22 anos, algo assim, e eu tive um desses pontos de contato estranhos onde algo incrível acontece comigo – estranho, certo? Então, eu estou jogando poker em Madison, Wisconsin. Eu acordo, estou embaçada e há neve no chão, e estou olhando para um jogo de limite de US $ 2,00 e US $ 4,00, mas tenho US $ 20.000,00. Você vai para esse jogo, você pode ganhar $ 200,00. O que eu estou fazendo? Então, eu vou até lá, e estou entediado, e não há campos de golfe abertos, e não consigo encontrar nada divertido para fazer, então para dois dos caras do jogo, eu digo: “Vamos tomar uma bebida . ”

Então, eu nunca fui um grande traficante, mas fumei maconha, e depois vamos ao bar, e estou tomando uma bebida, e eles estão jogando sinuca por US $ 10,00 ou US $ 20,00 por jogo, e é 1: 00 da tarde. Estou tomando uma bebida, fumei maconha e de repente – e eles estão discutindo cerca de US $ 20,00 na mesa de bilhar, e eu fico tipo, “Que porra estou fazendo da minha vida? Eu tenho que sair daqui.”

Então eu vou – e nunca vou esquecer; Abri esta porta e bum! O sol já está solto e está saltando da neve, e é uma metáfora do que aconteceu naquele momento. Foi a realidade do que aconteceu naquele momento. Eu abri a porta e vi toda a luz. Está vindo para mim e está saltando de tudo, e eu estive em algum bar sujo. “Uau, o que é isso?” Eu chamo um táxi – eu nunca dirijo quando estou fazendo algo bobo assim.

Eu volto para o meu apartamento, e fico tipo, “o que você está fazendo com a sua vida?”. A primeira coisa que faço – eu tenho toda essa energia de impulso positiva, e eu fico tipo “Esses são meus objetivos de vida: Vou vencer o evento principal na World Series of Poker. Se vou ser um jogador de poker, vou ser o melhor do mundo. Vou me encontrar e casar com uma mulher incrível. Eu vou comprar uma linda casa. Eu vou comprar um carro bonito. Vou escrever um livro best-seller do New York Times. ”Então, eu disse:“ Esses são os meus objetivos de vida ”, e havia seis deles.

E então, eu tinha todo esse impulso positivo e energia, e eu sou como, “A fim de chegar lá, como é que eu vou fazer isso?” Bem, eu penso nisso como uma pirâmide. Primeiro, eu tenho que ser capaz de não fumar maconha, não me tornar um alcoólatra, gerenciar meu dinheiro – todas essas pequenas coisas estão na última fila da pirâmide. E depois, há a próxima fileira da pirâmide: exercite-se, coma saudável, todas essas coisas. E a próxima linha: certifique-se de que você está estudando o jogo. Todo o caminho até o topo.

Então, eu projetei uma pirâmide naquele momento neste avanço criativo que eu estava tendo, e então eu pensei: “Na verdade, eu amo o conceito de uma pirâmide.” No poker, o dinheiro flui para cima. Então, eu projetei essa pirâmide naquele momento. Eu estava apenas escrevendo por horas como um louco. Na parte inferior da pirâmide estão todos os jogos de apostas pequenas que podem acontecer em um bar e, em seguida, todos os jogos em casa, outros jogos em Las Vegas e outros grandes jogos em Los Angeles.

Todo o dinheiro flui para cima. Todas as pessoas que têm sucesso aqui chegam a esse nível, gastam dinheiro ou sobem. A maioria despeja o dinheiro. Então, o dinheiro flui todo o caminho. Se eu quiser ganhar milhões ou decamilhões jogando poker, tenho que estar aqui no topo como jogador, e tenho que usar essa pirâmide e me certificar de marcar todas as caixas de todos esses blocos para chegar lá.

Eu vim com o conceito – eu estou sobrecarregando as pessoas; Eu tenho duas pirâmides e uma lista de metas para toda a vida – e então, eu decidi que era importante ter algo no meu espelho do banheiro, sobre o qual falamos um pouco. E assim, esse conceito veio naquele dia. Todo esse momento positivo e surpreendente – para mim, esse foi um dos mais – em minha autobiografia, Poker Brat, aquele capítulo chamado “Eu posso ver a luz”. Eu apenas falo sobre isso e, então, estou planejando tudo essas estratégias de gerenciamento de dinheiro. Esse foi um momento profundo para mim na minha vida.

Renato Franchi : Quais foram alguns dos seus – eu acho que este é um componente realmente crítico, como você mencionou anteriormente. Quais foram algumas dessas estratégias de gerenciamento de dinheiro?

Phil Hellmuth: Oh, antes de nós – eu chegarei a isso, mas antes de dizer – o incrível foi com todos esses objetivos –

Renato Franchi : O suspense está me matando!

Phil Hellmuth: – com todos esses objetivos, eu olhei – um ano depois, minha esposa encontrou a lista. Pode demorar dois anos depois.

Eu já havia eliminado cinco dessas metas da vida. Eu ganhei o evento principal. Eu conheci Kathy. Eu comprei este lindo condomínio. Eu comprei alguns carros bonitos. Era incrível quantas caixas eu tinha verificado. Agora, o livro mais vendido – eu não sabia disso em 2004 quando lancei o Play Poker Like the Pros – eu não sabia que esse seria o único. Acabei de ver a onda de poker chegando e coloquei um livro de instruções lá fora. Eu mesmo escrevi – conversamos sobre isso ontem à noite – levou dois meses, 1.500 palavras por dia. Eu coloco lá fora; um cara segura na ESPN. Ele jogou um torneio baixo de sete cartas. Ele nunca havia tocado antes.

Renato Franchi : O que isso significa? O que é um torneio baixo de sete cartas?

Phil Hellmuth: Basicamente, o World Series of Poker tem um torneio de seven-card stud, um torneio de hold’em, Omaha – todas essas variações diferentes de poker. Ele está jogando em uma baixa de sete cartas. Ele diz: “Eu li o livro de Phil Hellmuth”, e ele o mantém na ESPN. “Li o livro de Phil Hellmuth e ganhei US $ 17.000,00” Não US $ 1 milhão, não US $ 2 milhões, mas US $ 17.000,00. Estrondo! Meu livro atinge a lista de best-sellers. [Aplausos] Esse é um objetivo da vida.

Lembro-me de quando Harper Collins me ligou. De alguma forma – acho que já tínhamos telefones celulares – me ligaram e disseram: “Onde você está hospedado?” Eu estava no Loew’s Hotel. Eles disseram: “Ok, seu livro acabou de chegar à lista de bestsellers do New York Times. Acabamos de enviar uma garrafa de Dom para o seu quarto. ”E era uma lista de instruções! Eu apenas andei alto por semanas porque esse era um dos últimos objetivos que eu tinha que realizar.

Renato Franchi : Há tantas direções que poderíamos ir, mas eu vou voltar para a riqueza.

Phil Hellmuth: gerenciamento de dinheiro?

Renato Franchi : Sim, senhor. Então, naquela época – porque esta é uma habilidade crítica de sobrevivência, fundamental para –

Phil Hellmuth: Estou feliz que você tenha voltado a isso, porque acho que as pessoas devem saber disso. O que é mais importante: ótimas habilidades de pôquer ou ótimo gerenciamento de dinheiro? Gerenciamento de dinheiro. Eu vou te dizer o porquê. Se você tem um cara com habilidades de pôquer – vamos fazer um diagrama aqui – habilidades de pôquer de 80 – digamos, habilidades de pôquer de 90, e você tem um cara com habilidades de pôquer de 80, mas o cara com 80 administra melhor o dinheiro, ele vai para ter uma vida muito mais confortável.

Ele vai ganhar seu dinheiro, vai se sentar nos jogos inteligentes na hora certa, com a quantidade certa de dinheiro, e só vai fluir e pagar todas as suas contas. Vai parecer chato. Alguns dos estrangeiros vão dizer: “Você é muito conservador”. Mas enquanto isso, olhe para o cara que tem 90, mas não tem habilidades de gerenciamento de dinheiro.

Ele perde todo o seu dinheiro em uma noite. Agora, ele tem que pegar dinheiro emprestado de seus amigos e perder isso também. Então, ele é apostado –

Renato Franchi : Isso significa que alguém está financiando?

Phil Hellmuth: Alguém o banca, mas ele tem tanta habilidade que recebe $ 500.000,00 em um torneio. Seu patrocinador recebe US $ 250.000,00, mas ainda assim! Agora ele tem $ 250.000,00. Agora, ele está de volta à ação, e ele tem alguns meses de sucesso e chega a US $ 400.000,00. Mas então, ao longo de uma série de duas semanas, ele perde todos os $ 400.000,00 emprestados de todos os seus amigos novamente – porque ele os pagou de volta da última vez – desta vez ele pega emprestado mais, fica apostado novamente – Ele não pode pagar suas contas. Essa é uma existência miserável e difícil. E é por isso que a gestão do dinheiro é mais importante que as habilidades no poker. Agora, como especificamente? Lembro-me de uma história em que minha esposa pensava que eu era louco. Era 1997.

Renato Franchi : Eu estou querendo saber quantas histórias você tem, mas vamos começar com essa.

Phil Hellmuth: Então, lembro-me de dizer: “Assim que valer US $ 1 milhão, vou ser apostado”. Isso foi baseado no valor da minha casa, nas ações – todas as coisas que eu tinha na minha vida. Então, eu decidi que atingi a marca de US $ 1 milhão –

Renato Franchi : Isso está no ativo?

Phil Hellmuth: Sim, em ativos. Chame isso de 1997. Eu estava descendo. Eu estava tipo, “Tudo bem, estou sendo apostado. Vou pedir para Ted Forrest me apostar. As pessoas estavam fazendo fila para me apostar; Eu tive bons resultados. Então, eu ia ter Ted Forrest em jogo e eu estava comemorando. “Querida, estou apostando.” Mas, eu não estava comemorando o fato de que eu estava apostando. Eu estava comemorando o fato de que eu poderia atingir US $ 1 milhão em patrimônio líquido e ser apostado.

Ninguém na história que eu já ouvi falar tinha feito isso, até aquele ponto. Todo mundo dizia: “Ei, vamos receber US $ 200.000,00 da casa. Vamos vender um carro. Vamos vender algumas ações. Não eu. Então, eu estava comemorando, e minha esposa – eu só lembro que era em um hotel em São Francisco – eu fiquei tipo “Sim!”

Minha esposa estava apenas olhando para mim com adagas. “O que você tem? Você está apostando e está comemorando. ”Mas esse não era o ponto. O ponto era que eu ia desenhar essa linha na areia, e eu fiz isso, e fui apostada pelos próximos três, quatro ou cinco anos – até 2001. Ted Forrest era ótimo. Se eu tivesse dinheiro devido – minhas contas eram muito menos então; Eu tinha US $ 5.000,00 ou US $ 7.000,00 por mês em contas – ele só apertava um botão e me mandava o dinheiro.

Eu estava apostando e não me preocupei. Eu joguei menos; Passei mais tempo com minha família naquele momento. E então, de repente, em 2001, ganhei US $ 500.000,00 em torneios rapidamente, e Ted tinha direito a US $ 400.000,00 dele, ou qualquer outra coisa, e eu estava mais do que feliz. Ele tinha fé em mim, e ele fez um monte de dinheiro por minha causa e isso foi ótimo.

Mas, é isso que disciplina é necessária para ter um ótimo gerenciamento de dinheiro. E agora, hoje, tenho um sistema em que arrisco apenas US $ 10.000,00 por dia. [Riso]

Renato Franchi : Você tem que olhar para a porcentagem, eu sei.

Phil Hellmuth: Olhe a porcentagem! $ 10.000,00 não é muito.

Renato Franchi : Kids: Apenas arrisque $ 10.000,00 por dia. Não, estou só brincando. É uma porcentagem.

Phil Hellmuth: Estou orgulhoso disso porque – se eu pudesse traduzir para as pessoas em casa – não sei o que seria para alguém em casa. Adivinhe.

Renato Franchi : não vou adivinhar o seu patrimônio; Eu não sei.

Phil Hellmuth: Esqueça o patrimônio líquido.

Renato Franchi : Eu sei um pouco mais sobre ativos líquidos – sim, eu diria – é algo que você pode perder confortavelmente e não afetar materialmente você ou sua família.

Phil Hellmuth: Correto. Para mim, esse foi um grande passo. Eu implementei isso há cinco anos e tem sido super bem-sucedido para mim.

$ 10.000,00 não duram muito tempo nos jogos em que jogo, mas nem sempre posso dizer, quando perdi $ 10.000,00, se estou – a razão pela qual o implementei – nem sempre posso dizer se estou jogando mal ou se estou apenas tendo azar. Sempre há mistério, mistério em torno do quão bom você está jogando. E então, eu decidi – para mim, tem sido um ótimo sistema. Se eu perdê-lo, eu digo: “Tudo bem, eu não posso fazer nada”. Eu não posso tocar por 24 horas, ou até eu acordar. Eu poderia muito bem ir ao cinema; Eu poderia dormir alguns turnos, assistir a alguns filmes na sala, relaxar e aparecer no dia seguinte.

E há – não quero perder US $ 10.000,00 hoje. Eu fiz isso ontem. Então, você vem pronto para jogar, e você já pensou se fez tudo certo. Esse tem sido um bom sistema para mim nos últimos cinco ou seis anos.

Renato Franchi : Como você reagiria se não tivesse vencido?

Phil Hellmuth: Eu acho que seria devastador, mas eu ainda teria $ 350.000,00 ou $ 400.000,00.

Você tem que entender: Naquele momento, eu já era – havia quatro majores por ano, e depois havia nove World Series. Então, naquele ano, houve 11 campeonatos do World Series of Poker, e depois três que eu realmente queria ganhar, que eu considerava majores. Um deles foi o principal evento do Bicycle Club, e eu ganhei esse em agosto de 1988. Eu já havia ganhado uma das principais e estava em toda a imprensa de poker, então ganhar foi o melhor momento – talvez o melhor momento em minha carreira no poker – só para ganhar isso. É bom fazer o backup 13 vezes mais.

Renato Franchi: Então, falando em fazer backup, em que ponto antes de 1989 – eu sei que estamos fazendo uma pequena abordagem cronologicamente fragmentada no estilo Memento aqui, mas tenha paciência comigo. Não sei por que fico olhando para você; você é muito pensativo, o que eu aprecio – pensar muito.

A pergunta é: quando Johnny mostrou sua mão? Isto é o que eu li; talvez isso também seja apenas mito. Você viu alguma coisa, ou pelo menos disse a ele que viu alguma coisa.

Phil Hellmuth: A coisa interessante sobre isso – isso é mais para as pessoas do poker. Vou tentar fazer isso para que todos possam entender. Os blinds foram de US $ 5.000,00 e US $ 10.000,00 quando estávamos no heads-up. A primeira coisa que eu sussurrei para Johnny Chan – nós tínhamos jogado 32 minutos – eu sussurrei no começo: “Você vai ter que jogar perfeito e ter sorte de me vencer.”

Agora, se as câmeras estivessem funcionando naqueles dias, seria uma que teria sido tocada muito, e as pessoas diriam: “Garoto, aquele garoto é arrogante”. Mas, eu sussurrei para Chan ouvir, e exatamente quatro mãos antes, eu tinha o ás e sete de diamantes – eu ainda me lembro – e eu abri para $ 35.000,00. Então, você tem que pensar em quanto dinheiro você está aumentando, ok?

Isso é três vezes e meia o big blind. É assim que eles olham hoje em dia. Um 3.5 é bem grande. Mas então, Chan pagou os $ 35.000,00 e arrecadou $ 130.000,00 a mais – quase o dobro do tamanho do pote. Esses são números inéditos. Uma nota mental disparou. Eu disse: “Não vou jogar nesta mão”, mas ele está pisando na agressão agora. Eu posso ver que ele está colocando muito dinheiro; ele se tornou muito agressivo. Eu vou dobrar isso. Eu não gosto de foldar porque todos os outros no mundo naquela época teriam apostado muito dinheiro com qualquer ás, especialmente o ás-seven suited.

Eu disse: “Vou dobrar isso”, mas notei que ele mudou seu estilo. Minha mente estava completamente englobada em como eu ia ganhar isso. Exatamente quatro mãos depois, eu olhei para dois negros, e era como se o roteiro já estivesse escrito. Vou abrir $ 35.000,00, ele vai levantar $ 130.000,00, e vou juntar $ 700.000,00, rápido assim. Às vezes, os scripts são escritos de mãos.

Então, eu fiz isso, então ele fez isso. Eu esperei; Eu não queria revelar nada. Eu não queria mostrar nenhuma emoção. Eu não queria fazer nada que o mudasse de fazer o que ele ia fazer. Ele re-levantou $ 130.000,00. No minuto em que essas fichas chegaram ao pote, eu disse: “Estou all in”. Ele começou a mão com $ 600.000,00. Estrondo! Estou aumentando todas as suas fichas de volta para você. Eram dois noves pretos – uma mão bastante forte.

Ele começou a estudar e pensar, e eu pensei comigo mesmo se ele tivesse um ás-rei, ás-rainha, ás-jack ou ás-dez, ele já teria apostado dinheiro. Essas mãos estão muito próximas – talvez um favorito de 12 a 10, 13 a 10. Eu não quero jogar um pote onde tenho apenas 12 a 10 ou 13 a 10. Eu não quero deixar isso ao acaso. Eu também pensei que ele pagaria com qualquer par acima de dezenas instantaneamente. Então, nesse ponto, estou pensando: “O que ele tem? Eu quero que ele ligue ou não? ”Eu estive em torno do poker tempo suficiente, onde eu não queria influenciar a ação, agindo forte ou agindo fraco.

Eu disse: “Apenas deixe as coisas acontecerem e veja onde ela cai”. Mas, se ele tivesse rei-rainha, eu não queria que ele ligasse. Eu sou apenas um pequeno favorito. Quando ele tinha o ás-sete de espadas, fiquei meio surpreso – também, ele teria chamado imediatamente com oito ou sete, o que é uma ótima posição para mim. Quando ele tinha ás-sete de espadas, fiquei meio surpreso. Foi um pouco mais fraco, e acho que ele decidiu: “Esse garoto é durão”.

Ele e eu nos enfrentamos na World Series de 1988. Ele me viu. Nós nos enfrentamos em agosto no torneio; Ganhei quando ganhei o major no Bicycle Club que acabei de mencionar. E então, ele sabia que eu estava lá. Ele chegou à revista Esquire em janeiro e disse: “Esse garoto vai vencer o evento principal assim que aprender a dobrá-lo um pouco”. Isso foi mais combustível para o meu fogo, lendo-me no Esquire. revista. Isso foi uma grande coisa, cara. Naquela época, ninguém falava sobre poker. Então, quando fui pago com ás sete de espadas, fiquei meio surpreso, mas novamente, pensei: “Tudo bem, ele vai encontrar uma maneira de me ultrapassar”.

Não é que eu senti a negatividade. É mais como se você tivesse que estar preparado para ele acertar. Ele teve sorte, você assistiu ele ter sorte, então quando aquele seis de espadas bateu, eu estava com o peso.

Eu ia lhe contar sobre a pergunta que Antonio me perguntou sobre a noite passada.

Renato Franchi : Vamos pular nele.

Phil Hellmuth: Ok. Vamos ver. [Risos] Outra mudança de assunto para Phil – se acostume.

Renato Franchi Filho: Antonio é um amigo em comum, muito experiente investidor e empreendedor em seu próprio direito.

Phil Hellmuth: Podemos dizer o sobrenome dele, certo?

Renato Franchi Filho : Claro, Antonio Gracias.

Phil Hellmuth: Antonio Gracias – cara incrível. Ele está no conselho da Tesla, SpaceX – realmente grande amigo de Elon Musk.

Renato Franchi Filho: Foi assim que nos conhecemos originalmente.

Phil Hellmuth: Sim, nos conhecemos em uma festa de Elon Musk. Quanta sorte tivemos de estar lá? Era como, “Como eles perderam braceletes e acabamos com -?”

Renato Franchi : Bem, especialmente eu. Esse cara – vamos lá. 14 pulseiras.

Phil Hellmuth: Não, é incrível estar lá.

Mas de qualquer forma, Antonio Gracias – no ano passado, meu ego estava voando fora de controle. Ganhei um bracelete e, por três meses seguidos, estava perdendo – talvez dez sessões. Eu nunca perdi mais de três sessões por anos que eu possa lembrar. Perdi dez sessões seguidas. Meu ego está voando fora de controle. Estou mais tentada do que nunca por essas mulheres bonitas e espertas, então estou pisando nesse caminho do ego, e estou me divertindo todos os dias, apenas aparecendo – estou fazendo eventos em Nova York, Chicago – aparições.

Eu apenas sinto que – eu estava atraindo todos, e estou me divertindo muito com isso. Estou no Hamptons, e todas essas coisas divertidas estão acontecendo. Isso está me causando um pequeno acidente de carro e então Antonio Gracias perguntou – ele disse: “Phil, quantas pulseiras você teria sem sua esposa?”

E eu queria responder egoisticamente: “Bem, eu poderia ter mais porque teria jogado mais torneios”, mas eu sabia que não era verdade. Eu estava tipo “Nove?” Ele disse: “Você tem 14. Nove? Você realmente acha que teria tantos sem ela? ”Eu pensei:“ Uau. Talvez sete?

O minuto que isso conectou comigo, este sujeito egoísta que caminha ao redor – não maltratando ninguém, agradável a todo o mundo; Eu aprendi isso. Respeito a todos; Eu aprendi isso. Mas ainda assim, voando alto em sua própria corrente de jato – thump, boom. Uma semana depois, minha foto do iPhone era – eu tinha duas fotos do iPhone; um do lado de fora, o que era Clinton e eu, e outra no interior, que foi George Bush e eu.

Então, não venha para mim – eu disse democratas e republicanos. Mas, eu apaguei um e coloquei minha esposa, e eu apaguei o outro e coloquei minha esposa e meus filhos nas próximas duas semanas. Ao fazê-lo, pensei: “Uau, esse é o efeito Antonio.” Acho que, se Elon alguma vez lutasse – o que, é claro, ele nunca enfrentou -, acho que Antonio o ajudou. Ele só foi incrível.

E assim, apenas uma questão – eu senti que isso redirecionava um pouco minha vida e, em quatro sessões no meu jogo em casa, ganhei muito dinheiro. Eu ganhei quatro vezes o que perdi nos últimos três meses, e me tornei mais solidamente entrincheirado no processo. Isso foi fundamental : primeiro a família. Então, você tem sua divertida vida de estrela de cinema, onde todas essas grandes coisas acontecem, mas primeiro a família. Então, foi significativo para mim – apenas essa pergunta. [Aplausos]

Renato Franchi : Então, em uma nota relacionada – esta é uma pergunta do Facebook, Melanie Nelson: “Qual é o segredo do casamento duradouro dele?” Eu adoraria saber – vou ajustá-lo um pouco. Que outras coisas você fez? Em quais outras coisas você trabalhou? Como você trabalhou em fazer isso por tanto tempo? É uma raridade neste mundo, pelo menos nos EUA.

Phil Hellmuth: É raro. Nem sempre é fácil. Eu acho que uma coisa é que ainda tenho um grande desejo por minha esposa. Eu ainda desejo por ela. Querida eu amo-te! [Risos] E – é importante manter isso. Para mim, minha esposa provavelmente estava pronta para me deixar em 99. “Quem diabos é esse cara? Eu me casei com um diamante bruto. Ele ainda está duro!

“Você ainda é um pedaço de carvão! Você deveria mudar e crescer! Você é um cara esperto! ”Ela ameaçou me deixar me devastou, mas minha esposa é esperta. Ela não fez nada drástico. Fomos à terapia juntos, e eu trabalhei muito duro com todas as minhas falhas: Para muito ego, muito egoísta, narcisista demais, blá, blá, blá – muita coisa.

Foi muito importante trabalhar nisso, e vi a verdade em tudo isso, e estava pensando nisso toda semana. Passávamos uma hora e meia, duas horas, três horas por semana descobrindo como as coisas que eu poderia ter feito de errado com ela – principalmente sem querer – Às vezes, eu tentava fazer um favor a ela, mas é claro, às vezes , as mulheres pensam diferente dos homens. Os homens são de Marte, as mulheres são de Vênus, certo? Então, aprendi muito sobre essas coisas e isso mudou meu relacionamento principal. Então, eu cresci por um ano e meio – crescimento maciço.

O que eu descobri é que todos os outros relacionamentos mudaram. Um dos meus amigos – John Bonetti – estava chorando no carro. “Phil, é a primeira vez que você me ouviu em dez anos.” Chorando! Eu estava tipo: “Isso é o efeito da minha esposa”. Então, ao mudar o relacionamento principal, e me concentrar e me tornar melhor, isso me tornou mais inteligente e mais inteligente em todos os meus outros relacionamentos, e ajudou meu pôquer também. Poker é um jogo de pessoas.

Então, no final, eu fiquei tipo: “Bem, ela me transformou em um homem melhor e acabamos saindo assim”. E então, eu me lembro seis meses depois, eu fiquei tipo “Cara, eu perca esse crescimento. Eu quero voltar à terapia só para melhorar e crescer mais. ”Isso é uma coisa muito inteligente para nós. E então, nos anos 30, todos nós sabemos que muitas mulheres estão deixando os homens e, nos anos 40, muitos homens estão deixando as mulheres.

A matemática e a ciência são indiscutíveis. Então, quando eu me esforçava um pouco para saber se queria ou não estar nessa relação, pedi a ela que mudasse algumas coisas. Fizemos terapia juntos, e ela fez. Então, continuamos crescendo. Continuamos a entender cada vez melhor e agora, na minha idade, provavelmente estou seguro de estar com ela por mais 25 anos. Eu sei como evitar as tentações. Eu brinco com o fogo um pouco às vezes em que estou nessas posições e me divertindo, mas eu não acho que, depois de 27 anos sem trapacear, eu vou sair e trapacear. [Aplausos]

Renato Franchi : Como suas habilidades no poker ajudam você a sair da mesa?

Você mencionou negociação. Existem outras áreas que você pode pensar de em que o poker tem te ajudado?

Phil Hellmuth: Ah, eu não sei. Eu teria que pensar sobre isso.

Renato Franchi : Talvez a resposta seja “tudo”.

Phil Hellmuth: Pode ser tudo.

Renato Franchi: Muitos dos meus amigos que amam o pôquer – nós não somos jogadores profissionais por qualquer extensão de imaginação, mas eu tinha um amigo meu que é um cara muito bem educado – ele tem uma tatuagem de um ponto-e-vírgula em seu antebraço – um cara muito educado, John, que diz que aprendeu tudo o que precisa saber sobre como navegar no mundo aprendendo poker.

Phil Hellmuth: Eu venci – então, meu amigo Allan Mishra, que curou o cotovelo de tenista –

Renato Franchi : Eu não sabia que você conhecia Allan.

Phil Hellmuth: Ah, você conhece Allan também?

Renato Franchi : Eu conheço Allan. Allan é um dos principais especialistas em algo chamado injeção de plasma rico em plaquetas – PRP. Então, eles retiram todo o seu sangue, o giram em uma centrífuga e isolam os fatores de crescimento e o injetam localmente em lesões como cotovelo de tenista.

Ele esteve no New York Times . Fascinante cara.

Phil Hellmuth: Cara incrível. Ele veio até mim em 2002 e disse: “Eu tenho essa coisa de PRP”. Então, eu me envolvi com ele, mas eu sou como: “Cara, você vai mudar o mundo.” exatamente o que eu precisava ouvir. ”E então, eu o convidei para meus acampamentos de poker, e nós saímos, e agora, estamos juntos em uma liga de futebol suicida. Nós temos uma equipe à esquerda.

Renato Franchi : O que é uma liga de futebol suicida?

Phil Hellmuth: É apenas um em que você tem que escolher um vencedor a cada semana, mas você só pode escolher um time uma vez por ano, então no final, você está escolhendo Cleveland e algumas outras equipes que não venceram muitos jogos. De qualquer forma, Allan me disse que jogar pôquer o ajudou a ler seus pacientes. Esses pacientes de alto nível o procuram e ele diz: “Você machucou o joelho fazendo isso?” Se eles hesitarem, ele é como: “Não há respostas verdadeiras.” Ele pode – “Você está tomando seu remédio nos últimos anos?” três semanas?”

Ele pode dizer se eles estão mentindo ou dizendo a verdade, e isso é bom para ele, porque então ele pode criar um programa melhor para eles.

Renato Franchi : Doutor fantástico. Difícil de se controlar. Cara muito popular e competente.

Phil Hellmuth: Ele é o cara que inventou a cirurgia que Kobe tinha em seu joelho, onde ele foi para a Alemanha. Allan inventou o PRP. Allan possui as patentes dos EUA no PRP e, no entanto, quando Kobe vai para a Alemanha, ninguém menciona o nome de Allan Mishra como inventor. É um médico na Alemanha. É incrível o que ele pode fazer.

Imagine isso, pessoal: você tem seu próprio sangue. Ele descreve o PRP – o hormônio do crescimento. Vamos apenas dizer que você tem Alzheimer. Eles despejam o PRP na área com Alzheimer; ele acha que pode ser uma área onde ele pode ajudar. Diga que você teve um ataque cardíaco. Eles já provaram que o coração voltará 85% melhor com seu próprio sangue. Então, imagine: Nós estamos procurando no topo do Himalaia coisas incríveis quando está dentro do seu sangue – toda essa capacidade de curar.

E, Allan está trabalhando em algumas coisas para curar o câncer, o que é incrível – Talvez eu seja ingênua. Acredito que ele tenha uma chance decente – acredito que ele irá curar o câncer. [Aplausos]

Renato Franchi : Apenas essa história de pequeno mundo – vale a pena destacar – eu não sou originalmente da Bay Area, você não é originalmente da Bay Area. Recebi conselhos muito cedo – na minha secretária eletrônica, na verdade, no passado – de um mentor. Ele disse: “Você é a média das cinco pessoas com quem você mais se associa”. Eu era como “Huh”. Esse tem sido um dos conselhos que orientou muitas das minhas decisões, uma das quais era onde mudar para viver. Na área da baía, você acaba de encontrar pessoas como Allan Mishra. É incrível. Quando você ouve a palavra –

Phil Hellmuth: Sim, ele é um cara louco. Ele apenas foi para os vencedores do prêmio Nobel e disse: “Ei, eu tenho um novo conceito. Você sabe como estamos tentando matar as células cancerosas? Vou apenas alimentá-los com plasma rico em plaquetas e ver como isso funciona. ”

Então, houve algum progresso. Eu provavelmente pareço estúpida – você pode manter isso, mas eu provavelmente pareço estúpida dizendo que eu acho que ele vai curar o câncer, mas eu estou passando por isso. Ele certamente curou muitas outras coisas.

Renato Franchi : Sim, ele é um cara brilhante.

Phil Hellmuth: Ninguém sabe o nome dele.

Renato Franchi : Isso é verdade.

Quando você ouve a palavra “sucesso”, quem é a primeira pessoa que vem à mente e por quê?

Phil Hellmuth: Uau. Eu penso em alguns dos meus melhores amigos. Eu penso em Chamath Palihapitiya. Eu penso em Bill Lee. As pessoas realmente não – a menos que você seja um especialista em negócios, você nunca ouviu falar desses caras.

Renato Franchi : você pode explicar? Por que é que?

Phil Hellmuth: Se você está pensando que o que Elon Musk fez está além do sucesso, o que ele está fazendo – ele acha que nós vivemos em uma matriz. Ele está enviando pessoas para Marte.

Ele tem Tesla; ele tem SpaceX. Isso é extraordinário. Desculpe, eu estava pensando em Chamath Palihapitiya e Bill Lee.

Renato Franchi : sim. Por que esses dois investidores muito famosos – neste momento -?

Phil Hellmuth: Novamente, ninguém na sala sabe seus nomes.

Renato Franchi : O que os torna bem sucedido para você?

Phil Hellmuth: O que eu mais gosto – defino o sucesso um pouco diferente. Então, Chamath – eu brinco com ele que ele teve sorte. Ele não queria ir ao Facebook. Eles apenas continuavam lhe dando mais e mais estoque. Ele é como, “Eu não sei se isso vai funcionar.” Então, finalmente, ele pegou as ações e foi. Cada ponto vale a pena, agora, US $ 2 bilhões?

Renato Franchi : Sim, ele se saiu muito bem.

Phil Hellmuth: Mas, é o que ele fez – ele é ótimo no poker, sua família é ótima, ele tem uma esposa incrível – Brigette – e três filhos pequenos.

Eu vejo o esforço que ele coloca em – Eles costumavam – há muitas pessoas no Vale do Silício com as três babás, as empregadas domésticas, todo esse tipo de coisa. Esses caras foram um pouco longe disso. Chamath – ele está cozinhando refeições para sua esposa e filhos um pouco, o que eu nunca fiz. [Risos] É incrível para mim – ele colocou a família em primeiro lugar, e ainda assim, ele ainda mudou o mundo.

Ele implantou bilhões – US $ 1,2 bilhão agora – em campo. Ele está esmagando isso. E então, eu olho para o meu amigo Bill Lee, que passa bastante tempo em seu quintal com seus filhos pequenos. Ofertas vêm para ele. Como você sabe, ele é realmente um bom amigo de Elon Musk. Eu acho que quando Elon voa para Paris para fazer mudanças climáticas, há outro cara no avião. É o Bill, porque o Bill é brilhante.

Você quer Bill com você porque Bill vai ajudá-lo a escrever seu discurso sobre o clima. Quando a Gigafactory abrir, você quer o Bill Lee ao seu lado. E então, esses caras – eles estão vivendo. Eles estão tendo uma vida muito boa. Bill é um dos melhores investidores anjos da história, talvez o melhor investidor anjo da história – não sabemos – mas ele esteve envolvido – mas ele está sentado em seu quintal.

O que foi, dois dias atrás? Eu fui, almoçamos juntos, tomamos um drinque e ficamos meio gelados. Vou à casa dele uma vez por semana e passo quatro horas à tarde sentado no quintal. Ele tem 1 ano de idade, 3 anos de idade e 6 anos de idade, e eles estão vindo, sempre apimentando a atmosfera. Eu gosto disso – eu gosto da coisa da amizade. Eu não entendi isso até 2010. Eu era tudo sobre poker e família.

E então, acabei de perceber que isso se infiltrou na minha vida – a importância de fortes amizades.

Renato Franchi : Definitivamente.

Phil Hellmuth: Há um conceito de perdão que é extremamente importante. E assim, pessoalmente, quando estava estudando budismo – passamos uma semana em Esalen, minha esposa Kathy e eu – uma semana em Esalen. Não tínhamos permissão para conversar.

Renato Franchi : Esalen, para quem não sabe, é um lugar idílico em Big Sur.

Phil Hellmuth: Esalen é um lugar espiritual que ficou famoso nos anos 60. Tem fontes termais naturais e é muito divertido. Então, quando estudei o budismo, o conceito de perdão era importante. Eu mandei alguém roubar $ 28.000,00 de mim. Agora, entenda: eu estava apostando esse cara. Eu estava alimentando sua família. Daqueles US $ 28.000,00 que ele tinha online que ele roubou de mim, US $ 14.000,00 foi dele.

Tudo o que ele teve que fazer foi me ligar e dizer: “Phil, eu preciso de $ 7.000,00. Você recebe US $ 7.000,00, vamos deixar US $ 14.000,00. ”Em vez disso, ele escolheu roubar US $ 28.000,00 de mim. Quando recebi o telefonema que isso tinha acontecido, eu disse: “O que aconteceu?” Eu estava em estado de choque. Esse cara roubou $ 28.000,00 de mim. Estou enviando dinheiro para a família dele. Eu estou apostando nele. Oque esta acontecendo aqui? Liguei para o meu amigo John Bonetti. Bonetti gosta, “Frite ele!” [Risos] “Solte as evidências! Esmagá-lo! Destrua-o para a vida!

Nós tínhamos a evidência – uma boa pilha de evidências. Libere-o na internet e ele será destruído por toda a vida. Mas o que isso faz de mim? Que bom? E assim, eu estava furiosa e fumegante, e o que quer que fosse, liguei para o cara e ele estava chorando ao telefone. Eu finalmente decidi: “Querida, você e eu vamos sair para jantar; nós vamos ter o jantar mais caro e a garrafa de vinho mais cara que eu posso ter. ”

“Minha vida é incrível e passei uma hora ou duas horas do meu tempo fumegando porque alguém roubou de mim.” Saímos; nós tivemos um jantar realmente agradável. No final do jantar, eu disse: “Eu vou perdoar completamente o cara.” [Aplausos] Nada foi liberado. Mas eis a beleza – eis o que eu não esperava: recebi o pagamento integralmente. Esse cara me defende para todos no planeta. Minha esposa disse: “Ele se transformou em um protetor de vocês”.

Então agora – este é um cara de grande perfil – ele está me defendendo, dizendo a todos que eu sou um cara legal, e eu me lembro – A outra coisa incrível sobre isso – aconteceu na segunda-feira à noite. Eu poderia ter liberado e todo o inferno teria se soltado. A internet ficaria louca no mundo do poker. Em vez disso, eu voei para Connecticut para jogar em um torneio de poker – $ 10,000.00 de buy-in – na sexta-feira. Você não pode inventar isso.

Eu vi o cara andando pelo corredor para mim. Eu apertei sua mão – doeu um pouco. Doeu um pouco, mas eu apertei sua mão. Eu não lhe daria um abraço. Apertei a mão dele, mas nunca mais tive que me preocupar com ele depois de apertar sua mão. Essa é a coisa louca: joguei nesse torneio.

Agora, se eu estivesse em guerra com ele – e, ele não poderia ter dito nada negativo sobre mim, mas ele poderia ter começado a jogar lama, tentando pensar em coisas. Eu não sei, ele nunca poderia me atacar, mas as pessoas fariam besteira. Então, ao invés de uma competição de arremesso de lama, minha mente está focada no torneio de pôquer. Você não pode ganhar – ganhei $ 280.000,00. [Aplausos] Agora, era o terceiro lugar, mas US $ 280.000,00 – exatamente dez vezes o que havia sido roubado de mim. Então, eu recebi os $ 280.000,00.

O cara me pagou de volta na íntegra, e ele tem sido um protetor meu, tudo porque eu perdoei esse ato realmente ruim – um ato ruim de ator. Então, eu amo o conceito de perdão. Essa não é a única vez. Eu tenho outra grande história de perdão. Na verdade, eu vou dizer isso, porque se alguma coisa fizer essa edição, eu quero que o material do perdão faça a edição. Outro cara que eu costumava jogar poker nos anos 80 em Madison, Wisconsin, fez com que eu fosse banido do grande jogo. Ele não queria que eu jogasse no grande jogo em Madison. Ele me baniu. Então, havia muita animosidade em relação a ele.

Renato Franchi : Ele estava com medo de perder? Por que ele não queria que você jogasse?

Phil Hellmuth: Em parte isso. Ele provavelmente pensou que eu estava agindo um pouco, mas acho que foi principalmente porque ele não me queria no jogo porque eu estava ganhando muito dinheiro em Madison. Ele me baniu por três anos. Mudei-me em 1993. Em 1994, vi-o com outros amigos e convidei-o para um filme. Nós saímos para jantar e assistir a um filme, e eu era tão legal quanto eu poderia ser, e eu o perdoei completamente.

Renato Franchi : Na sua cabeça?

Phil Hellmuth: Na minha cabeça. E às vezes, esse é um ato onde eu vou deitar em uma cama, eu fecho meus olhos, e eu vou tentar meditar, e eu vou mandar amor para aquela pessoa que eu odeio – ondas de amor, seja lá o que for significa para o indivíduo. Mas, quando estou fazendo isso, eu geralmente estou na cama há muito tempo, porque então, eu fico tipo “Bem, eu tenho que enviar amor para todas as pessoas que eu amo também.” [Risos] Então, eu estou lá 20 minutos, mas – eu não sei; Eu não posso explicar isso. Da próxima vez que eu vir alguém assim, para quem eu enviei amor, é como se eles tivessem recebido. Será que eles apenas perceberam que meu comportamento em relação a eles mudou, que estou feliz em vê-los? O que aconteceu? Eu não sei e não posso explicar.

Renato Franchi : Então, o que aconteceu com esse cara?

Phil Hellmuth: Então, esse cara me chama três anos depois e disse: “Escute: eu te recomendei para este acordo.” Ganhei 14 milhões de dólares. [Aplausos]

Então, eu tenho que te dizer: estou em perdão. Eu perdoo a todos. Agora, eu não tive algumas das coisas realmente horríveis que acontecem, como –rape ou coisas assim. Eu não saberia como aconselhar alguém se algo realmente traumático acontecesse. Mas, eu sei para mim, perdoar as pessoas roubando de mim e todas essas outras coisas levaram a resultados surpreendentes, e eu não tenho ódio em meu coração. Eu ando feliz todos os dias. Mais uma vez, acho que é realmente enorme – direi novamente: quando você está andando por qualquer corredor e alguém no planeta caminha em sua direção, não precisa virar à esquerda ou à direita. [Aplausos]

Renato Franchi: Eu acho que é também – lembro-me de pensar comigo mesmo em um ponto que, se você se ofende facilmente – porque eu me ofendo facilmente; Às vezes, tenho alguns problemas de raiva – você é um alocador de recursos ruim.

É um mau uso desse recurso finito, que é sua energia, calorias e horas neste planeta quando você está acordado. Então, para mim, é 2 por 1 se você perdoa as pessoas. Você obtém o altruísmo, mas também pratica, e depois obtém esses efeitos imprevisíveis depois.

Phil Hellmuth: Eu não estava esperando os efeitos de ondulação, mas aconteceu, e foi maravilhoso. Eu sou como, “Uau, isso é algo que eu vou fazer o resto da minha vida.” Sim, eu fiz caras escreverem 80 blogs negativos sobre mim, sobre a maneira como eu jogo poker. Isso nunca passou da linha para o pessoal – talvez um pouco lá – e eu perdoei esses caras. Eu conheci esse cara que me atacou o tempo todo que realmente me amou, então eu o perdoei, e seguimos em frente, e somos amigos. Eu nunca escrevi nada negativo sobre ele, mas tudo bem. Eu não sinto a necessidade.

Renato Franchi : Então, eu quero virar à esquerda e falar –

Phil Hellmuth: Estamos nos afastando do perdão?

Renato Franchi : Eu vou agitar – do perdão à agitação.

Não se preocupe, não vamos acabar com um azedo –

Phil Hellmuth: Alguém sabia o que era essa “agitação”.

Renato Franchi : não vamos terminar com uma nota amarga. Então, você contou uma história ontem à noite – bem, eu estava tendo um pouco de Malbec; sejamos honestos – e você contou a história “Estou indo na fúria”. Isso foi na Europa ou em algum outro lugar?

Phil Hellmuth: Tivemos um torneio de buy-in de US $ 300.000,00 em maio, e eu decidi – havia US $ 300.000,00, US $ 100.000,00 e outros US $ 100.000,00. Eu pensei: “Sabe de uma coisa? Eu tenho sido ruim em levantar dinheiro para jogar poker. Eu tive um cara me apostando; Eu fiz dele US $ 1,5 milhão. Tem sido ótimo. Deixe-me tentar de outra maneira.

E assim, estendi a mão para meus amigos, mas não tinha certeza de que eles responderiam. Então, eu estendi a mão, mas pensei: “Eu só quero chegar uma vez. Portanto, neste e-mail, vou dizer a primeira coisa: é um investimento de alto risco. Você está colocando $ 540.000,00 para eu jogar seis torneios. Isso é de alto risco. Portanto, esteja ciente de que você provavelmente vai perder seu dinheiro. ”

Foi assim que conduzi o email. E então, eu listei os eventos, quando eles estariam na televisão – porque é meio divertido, quando você está apostando em alguém, para assisti-los ao vivo na televisão. Eles estão jogando seu dinheiro. Se eles estão ao vivo na televisão, você é como: “Esse é o meu cavalo, cara!” Isso é melhor do que ter alguém no Kentucky Derby. O Derby dura apenas 60 segundos. Eles têm que me ver jogar –

Renato Franchi : Você fica nervoso por horas.

Phil Hellmuth: Eles me assistiram – sim! Eles me assistiram tocar 20 horas de televisão ao vivo neste evento, ou mais do que isso, então é legal. Então, eu enviei e também coloquei instruções de fiação. Eu disse: “Vamos ver o que acontece.” $ 540.000,00. Eu vou fazer um freeroll de 10%, e vou colocar os primeiros $ 54.000,00. Dessa forma, estou jogando por 20%. Vamos ver o que acontece. Bem, dentro de 20 horas, eu me vendi e, então, as pessoas ficaram bravas comigo porque eu não o recebi. Então, agora, estou jogando este torneio de buy-in de $ 300.000,00 e está ao vivo na Fox Sports Net.

Estamos no Dia 2 ou o que for – acho que esgotou para 48 jogadores. Estamos no segundo dia, é tarde e talvez até mesmo no terceiro dia, e estou me sentindo em caixa.

Renato Franchi : O que isso significa?

Phil Hellmuth: Eu tenho um jovem e ótimo jogador à minha direita – Dan Smith – outro grande jogador – Fedor Holz – à minha esquerda, que o esmagou em 2016, apenas esmagando-o, e havia mais alguém lá. Eu apenas senti que eles estavam em mim. Eles estavam me interpretando muito bem. Eu disse: “Dane-se. Eu posso me machucar, mas vou tentar outra coisa. É isso: eles estão muito sintonizados comigo ”.

Renato Franchi : Bem, eles também têm anos de fita em você.

Phil Hellmuth: Correto. Então, eu disse: “Estou em uma agitação. Aumente isso. ”Estou lançando as fichas e estou dizendo“ estou em uma agitação ”uma vez a cada 15 segundos. “Eu estou furioso.” Eu levantei dez potes seguidos, e eles são como – de ser esse paciente calmo, Phil, a levantar de repente – eu apenas vi os olhares em seus rostos. “Que diabos está acontecendo aqui?”

“Levante, levante!” Bem, as cartas de espera estão piscando para o mundo – nove duques, fora do naipe. Jack-quatro, fora do terno. Sete-deuce, off-suit. Nada – nem estou olhando para minhas mãos. Eu nem olhei para uma mão durante a minha fúria. “Levante, levante! Estou em fúria! Estou furioso! ”Estou ganhando cada pote, acumulando todas essas fichas, e fico tipo,“ Tudo bem, eu estraguei o fluxo deles. ”Se eles pagarem, estou apostando no flop, apostando o turn, atirando – jogando fichas lá. Eu estou dizendo: “Estou em uma agitação, estou em uma agitação.” Foi uma grande televisão.

Renato Franchi : tenho certeza!

Phil Hellmuth: Duas coisas aconteceram: 1). Finalmente estou no big blind –

Renato Franchi : Todos os apoiadores são como: “Meu cavalo está furioso!”

Phil Hellmuth: Ah, sim. Recebi esses e-mails no dia seguinte, confie em mim. Então agora estou no big blind; Eu não tinha olhado meus cartões de espera. Tem um cara na small blind. Eu disse: “Eu estou em uma agitação.” Todo mundo tinha dobrado – eles não se atrevem a levantar o meu cego. Ele diz, “All in”. Ele coloca US $ 2 milhões. Eu olhei para as rainhas. Liguei para US $ 700.000,00 – ele tem nove e dez.

Eu ganho esse ponto – estou em US $ 1,4 milhão e estou em um tumulto. Eu estou falando sobre isso. Finalmente, diminui a velocidade. Agora, no dia seguinte – então, eu fiz isso; Ninguém no planeta entende por que fiz isso. Esta é uma razão pela qual eles dizem que eu sou um péssimo jogador de poker. O que estou tentando fazer é perder a cabeça, ficar louco e dizer a eles: “Você não está blefando comigo pelas próximas 20 mãos. Você não vai me blefar. Você pode me vencer, mas se você me reestabelecer, eu estou chamando todos os seus re-raises também. ”Eu estou dizendo a eles,“ Se você me reaumentar, eu estou ligando, então vamos pegar em. Não importa para mim.

É tudo ameaça e arrogância, e eu provavelmente os chamaria se eles me ressuscitassem, porque era exatamente isso que eu ia fazer. Mas isso realmente mudou a dinâmica do jogo. Agora, claro, no dia seguinte, eu tinha cinco investidores diferentes me enviando um e-mail. “Phil, não perca isso de novo. Phil, o que você estava pensando? Phil, o que você está fazendo? Por que você está jogando nove-deuce off-suit? Por que você está jogando macacão de três?

Todos esses comentários, e eu sou como: “Alguém não vê o brilho do que eu fiz?” [Risos] Não! Eles vêem a insanidade do que acabei de fazer.

Renato Franchi : Eles são um e o mesmo, certo? “Todo mundo tem um plano até receber um soco na cara” – Cus D’Amato, treinador de Mike Tyson. “Você tem uma teoria bonita. Agora, deixe-me ir em uma agitação. “Então, vamos envolvê-lo com –

Phil Hellmuth: A propósito, algumas das mais altas classificações da história do poker.

Renato Franchi : Ah, tenho certeza.

Phil Hellmuth: Para me ver enlouquecer assim? Esses clipes foram assistidos uma tonelada.

Renato Franchi : Senhoras e senhores: Phil Hellmuth. [Aplausos]

Phil Hellmuth: Isso foi ótimo. Eu realmente gostei disso.