Região do Vale conta com ligações de voz em HD da TIM

A região do Vale conta com a ativação do VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês), trazendo ligações de voz em HD da TIM para os mais de 230 mil habitantes. Com seu compromisso de oferecer aos clientes serviços de voz e dados de alta qualidade, a tecnologia já alcança 100% dos municípios de São Paulo.

“A ativação do VoLTE em todas as cidades de São Paulo mostra mais uma vez o pioneirismo da TIM na expansão da tecnologia de quarta geração. Nossos clientes percebem, instantaneamente, uma melhora significativa na qualidade das ligações realizadas com o VoLTE, que utiliza a rede 4G para realizar chamadas de voz”, explica Célio Lanagerente de redes da TIM São Paulo.

A operadora ativou a funcionalidade em todas as frequências, incluindo na de 700Mhz, nas cidades paulistas onde a faixa foi liberada pela EAD/Anatel. Até 2020, a meta é oferecer o serviço para 96% da população urbana em mais de 4 mil cidades, por meio da rede 4G da TIM. Em relação à cobrança, não significa maior custo; o cliente continuará sendo tarifado da mesma maneira, conforme seu plano. As ligações não são descontadas do pacote de dados.

Vantagens do VoLTE:

  • Qualidade das chamadas em HD, sem ruídos, mais clara e com som nítido;
  • Estabelecimento de chamadas quatro vezes mais rápido do que as ligações atuais entre quem chama e quem recebe, podendo durar dois segundos para completar uma ligação;
  • Possibilidade de falar e usar a internet móvel ao mesmo tempo em rede 4G;
  • Uso da tecnologia sem desconto do pacote de dados, somente dos minutos normais do plano contratado;
  • Menor consumo de bateria;
  • Uso do VoLTE em mais de três mil cidades com a tecnologia no Brasil.

O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Em smartphones iOS, basta ir em Ajustes > Celular > Opções de dados celulares > Ativar 4G e por último clicar em Voz e Dados. Durante uma ligação aparecerá na tela do iPhone o símbolo do 4G. Para configurar em smartphones Android, vá em Ajustes ou Configurações > Rede e Internet > Rede Móvel > Modo 4G LTE Avançado ou ligações VoLTE. No canto superior da tela aparecerá um símbolo ????4G ou, dependendo do modelo, aparece escrito VOLTE.

Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam a tecnologia. Os consumidores poderão conferir no site a lista completa de modelos compatíveis, as cidades onde a funcionalidade está disponível, além de dúvidas sobre a tecnologia. Clientes pré, pós, controle e corporativos de Taubaté e das cidades já contempladas têm acesso ao serviço.

TIM em São Paulo

Seguindo com a estratégia de oferecer o melhor serviço para seus clientes, a TIM, primeira operadora a cobrir 100% das cidades de São Paulo com 4G, acaba de liberar a tecnologia VoLTE para os 645 cidades.

A operadora também vem implementando a frequência de 700MHz, faixa liberada após o desligamento do sinal analógico de TV aberta, ampliando assim sua capacidade e cobertura indoor em 48 municípios. A cobertura detalhada está disponível no site da TIM (www.tim.com.br/portasabertas).