Reciclagem caseira de plástico vem aí!

Não, não é 1º de abril e nem ficção, a reciclagem caseira de plástico está a caminho de virar realidade! Pesquisadores da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês) estão realizando pesquisas, no intuito de decompor bioplásticos, que são os resíduos derivados de biomassa renovável (como óleos e gorduras vegetais), por meio de uma solução caseira.

Como resultado do experimento, foi provado que a combinação de ácido prolilático e policaprolactona é totalmente biodegradável em dióxido de carbono, biomassa e água (condições estas, típicas de compostagem doméstica); também foi constatado que os plásticos utilizados nos experimentos se degradam em condições anaeróbicas, gerando biogás como produto.

Vale ressaltar que caso essa possibilidade torne-se realidade, vai reduzir e muito os problemas causados pelo plástico no mundo, como a destinação incorreta, contaminação dos mares e oceanos, morte de animais e etc. Mas este ainda é um problema que demanda certo tempo, uma vez que alguns plásticos biodegradáveis já foram testados no mercado, mas sem a mesma eficácia dos convencionais.

Por fim, os pesquisadores concluem que é necessário o “entendimento da biodegradabilidade destes materiais e, em especial, das suas composições, já que estas tendem a ser mais comercializadas”, e com isso facilitar o tratamento destes resíduos.

Imagem: Pixabay

Autoria: Gustavo Zielo

Revisão: Ciro Croce e Denis Caputo