Radiologia veterinária cresce no Brasil e ganha destaque na área de saúde

Levantamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária, divulgado em 2017, classifica o Brasil como o País com maior número de veterinários. Em dois anos, a classe apresentou crescimento de 13%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo ritmo, amplia-se também o uso da radiologia para cuidados com a saúde animal, usada em procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Segundo o médico veterinário, Dr. Paulo José Riccio Frazão, que coordenará o módulo “Radiologia para Veterinários” da 48º Jornada Paulista de Radiologia, evento acontece em São Paulo, de 3 a 6 de maio, o cenário da Radiologia para veterinários cresceu nos últimos cinco anos. “Essa especialidade está em constante desenvolvimento no Brasil, em São Paulo principalmente. A maioria dos profissionais está procurando especialização e o diagnóstico por imagem é um dos temas que vejo com maior crescimento”, diz o especialista.

Assim, é possível dizer que a radiologia veterinária tem relação direta com a humana, uma vez que estudos para novos procedimentos, na maioria das vezes, são realizados em animais. “Nós avaliamos técnicas que podem ser usadas também na veterinária. Assim, conseguimos aprimorar o uso da radiologia na saúde animal, pois o papel do procedimento auxilia o planejamento tanto terapêutico quanto cirúrgico”, afirma.

Nas últimas décadas foram criados novos métodos de imagem como a tomografia computadorizada, a mamografia, ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear para humanos e animais. Atualmente, o Brasil conta com mais de 30 aparelhos de tomografia computadorizada para diagnóstico por imagem direcionada para a medicina veterinária.

A Radiologia Veterinária conta com aplicação em diversas áreas de cuidado com a saúde animal, abrangendo diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. Criada para animais de pequeno e grande porte, a área tem o foco na aplicação das radiações ionizantes e não ionizantes para procedimentos diagnósticos e terapêuticos, como raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia e equipamentos de Medicina Nuclear.

48ª Jornada Paulista de Radiologia 
Organizada pela Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) em parceria com a Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), a Jornada trará os maiores expoentes mundiais da especialidade, que intensificarão a troca de experiências e a compreensão da radiologia veterinária sob uma perspectiva global. Como convidado internacional está confirmado no módulo o Dr. Daniel Farfallini, vice-presidente da Associação Argentina de Neurorradiologia Veterinária.

Data: 3 a 6 de maio de 2018
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo/SP
Mais informações: www.jpr2018.org.br

Sociedade Paulista de Radiologia
A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem foi fundada em 3 de março de 1968, na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Atualmente, a instituição congrega mais de seis mil associados. Integrada ao Departamento de Diagnóstico por Imagem da Associação Paulista de Medicina (APM) e filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a SPR, representada pelos seus presidentes, tem se dedicado ao longo desses anos especialmente à defesa dos radiologistas, ao desenvolvimento científico e a dinamização da especialidade.