Quer saber como tirar olheiras? Veja nossas dicas!

Cansaço, noites mal dormidas, estresse e excesso de álcool. Além de mal para a saúde, a somatória desses fatores geram um problema bastante comum no rosto de muitas pessoas: as olheiras.

Apesar de existirem diversos tratamentos estéticos e intervenções cirúrgicas que resolvem essa questão, em muitos casos, a quantia a ser investida pode fazer você sair do orçamento e, por isso, muitos optam por soluções caseiras para tirar as olheiras.

Se você também sofre com esse problema, veja as dicas que separamos para você se ver livre das olheiras de uma vez por todas!

Água fria e gelada

Resumidamente, podemos dizer que a principal causa das olheiras é vascular, quando os vasos sanguíneos ficam mais escuros, ou azulados e em evidência no rosto.

Neste sentido, uma das melhores opções é fazer compressas de água fria, pois ela provocação a diminuição dos vasos — também conhecida como vasoconstrição. Você pode fazê-la com uma bolsa própria para essa tarefa, uma gaze ou pedaço de pano por 15 minutos. 

Passar uma pedra de gelo, durante 10 segundos, uma vez por dia, também pode auxiliar na diminuição dos vasos sanguíneos. Além disso, lembre-se, ao lavar o rosto, dê sempre preferência para água fria.

Chá de camomila

Além da olheira vascular, existe também a olheira pigmentar. Ela ocorre quando o acúmulo de melanina se instala abaixo dos olhos e gera manchas marrons. Nessas situações, o melhor é optar por clareador natural. O mais famoso dele é a camomila.

A camomila também é riquíssima em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. E mais, essa planta tem flavonoides e, por isso, auxilia na melhora da circulação na região dos olhos.

As compressas com camomila podem ser feitas de duas maneiras. Uma delas é com aqueles sachês, vendidos em qualquer supermercado. Prepare o chá antes de dormir e, quando os pacotinhos estiverem frios, deixe-os abaixo dos olhos por cerca de 10 minutos.

Você também pode utilizar o próprio chá para fazer a compressa, desde que esteja frio. Molhe um pedaço de pano —  ou deixe-o no freezer por volta de 10 minutos —  ou uma gaze, e faça compressa por 5 minutos.

Leite

O leite é rico em ácido lático e, por isso, também conta com excelentes propriedades clareadoras. Além disso, auxilia na hidratação e renovação das camadas mais superficiais da pele.

Para utilizar o leite para tirar olheiras, é necessário bater 100 ml com meio mamão papaia. Essa mistura pode ser aplicada diretamente na região que receberá o tratamento ou servir para molhar a gaze ou o pano.

Rodelas de pepino

Você provavelmente já viu em filmes e novelas, pessoas relaxando em uma deliciosa banheira de espuma, com rodelas de pepino no rosto, certo? Pois bem, esse tratamento — principalmente nessa posição — é excelente para diminuir olheiras.

Isso, porque, assim como a camomila, o pepino também conta com flavonoides, que melhoram a tonalidade e a circulação dos vasos sanguíneos. O recomendado é deixar as rodelas agindo por volta de 30 minutos.

Hortelã

Hortelã também é uma ótima opção no tratamento caseiro para amenizar olheiras. Para isso, é necessário amassar de 5 a 7 folhas e misturá-las com uma colher de mel.

Aplique a pasta na região e deixe agir por cerca de 15 minutos. O tratamento deve ser feito diariamente, apenas uma vez por dia!

Viu só, há diversas formas de tirar as olheiras com receitas caseiras! É só você escolher uma delas, para voltar a se sentir bem com o próprio rosto.