Quer expandir o seu negócio? Saiba como encontrar as melhores vantagens

Quem tem um negócio próprio precisa sempre pensar em investimento para expansão. Para isso, um passo importante é analisar a situação atual do seu negócio. Depois, é preciso entender qual a melhor forma de expandir o negócio, já que alguns esforços só trarão resultados a longo prazo.

Pensar em expansão é algo que nunca deve sair do radar do empreendedor. O mercado é dinâmico e novidades são lançadas a todo momento. Se você não quer ficar para trás ou entrar para os 25% dos negócios que fecham antes de completar dois anos, é preciso se manter atualizado.

O primeiro passo é analisar se você está sendo capaz de atender às demandas dos clientes. As entregas são feitas no prazo? Seu estoque tem muito produto sobrando? Veja se há procura, antes de pensar em expandir.

Além disso, ao pensar em vendas, é preciso considerar primeiramente as vendas aos clientes que já possui. E, depois, pensar em conquistar novos.

Antes de aumentar a operação, por meio de franquias, por exemplo, analise sua situação, se é possível aumentar a produtividade sem contratar novos funcionários entre outros fatores.

Desenvolva um plano de expansão

Antes de sair colocando as ações em prática, vale a pena desenvolver e colocar no papel um plano de expansão realista. Para isso, é preciso responder perguntas que irão ajudar a visualizar onde você está e aonde quer ir:

  • Quais são os seus objetivos?
  • Quando você começará a ter lucro? Quais os resultados financeiros esperados?
  • Quanto é necessário investir? Como será feito o investimento?
  • Quais os riscos e desafios do seu plano?
  • Quais os obstáculos para atingir o seu objetivo?

Além disso, é importante estabelecer metas a serem perseguidas. Separar uma verba para áreas de contratação de novos colaboradores e investir em marketing, por exemplo, são essenciais.

Tem uma análise realista do seu negócio? O cenário é positivo para seguir com a expansão? Agora é o momento de pensar em como você pode fazer isso.

Novas unidades

Quando o negócio está indo bem, é inevitável pensar em abrir novas unidades. Se essa for a sua decisão, você precisa analisar a expansão como se fosse um novo empreendimento.

Mas, o que isso quer dizer? Você precisará escolher uma região para a nova loja, analisar o público e seus hábitos de compra, além do ticket médio que pretendem gastar.

Outro ponto importante, é desenhar um cenário onde seja possível visualizar quando a nova unidade começará a dar lucro e andar com as próprias pernas. Sempre pense que uma deve ser independente da outra e você terá grandes chances de ser bem-sucedido.

Criar uma linha de franquias

Franquear o seu empreendimento é uma forma de expansão. Porém, para isso dar certo é preciso que o negócio tenha procedimentos estabelecidos e crie-se uma cultura empresarial, que será prezada em cada nova loja.

Além disso, criar procedimentos faz com que o controle da operação geral seja mais fácil. Você consegue visualizar quanto terá de lucro e os possíveis desafios da jornada.

Também é importante entender que você, como empreendedor, precisará ajudar no gerenciamento desses outros locais. Muitas vezes será preciso ensinar os franqueados e isso demanda tempo e paciência.

Apesar de muitos focarem no lucro, pense em como você pode facilitar a vida do franqueado, como nos processos de distribuição, por exemplo. Não adianta apenas vender uma marca, você precisa assegurar uma operação eficiente e garantir que irá entregar ao franqueado o que prometeu.

Aumentar a oferta de produtos ou serviços

Já tem uma operação segura funcionando? Está lucrando? Seus clientes são fiéis? Então, talvez seja o momento de pensar em novos produtos ou serviços que você pode oferecer.

Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Se você conseguir vender para aqueles que já são clientes, esse é um bom passo. Uma ideia é pensar em produtos que os seus clientes procuram para complementar o seu.

Diversificar os canais de venda

Essa é uma dica funcional e que pode ajudar na expansão do seu negócio. Se você possui uma loja ou e-commerce, que tal levar os seus produtos para outros pontos de venda?

Marketplaces são uma boa opção e os seus produtos podem chegar às mãos de pessoas que você dificilmente atingiria. Você também pode apostar em novos representantes comerciais que vão fazer essa ponte entre o seu negócio e os novos pontos de venda.

Mas, antes de investir todos os seus esforços nisso, vale a pena colocar todas as informações na ponta do lápis. Essa é uma operação que pode ter custos mais altos e o resultado pode ser de médio a longo prazo. Você tem esse tempo? Consegue se manter enquanto o resultado não vir? Se sim, comece a analisar as oportunidades no mercado.