PROPOSTA DO PQTEC É SELECIONADA PARA PROJETO DO MDIC SOBRE INDÚSTRIA 4.0

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) selecionaram dez iniciativas que serão as vitrines dos projetos para a indústria 4.0 no Brasil. A proposta enviada pelo Parque Tecnológico São José dos Campos ficou em primeiro lugar na seleção.

O projeto apresentado pelo Parque está focado no uso de internet das coisas (IoT), tecnologia que será testada e avaliada em diversas aplicações de indústria 4.0. O PqTec propõe o monitoramento de máquinas, o desenvolvimento de soluções em cibersegurança e comunicação máquina a máquina como algumas das soluções que farão parte de sua “fábrica inovadora”, modelo proposto pelo MDIC e ABDI.  Para este projeto, o Parque vai envolver empresas dos setores aeronáutico, de defesa e de tecnologia da informação. São mais de 20 instituições envolvidas, entre fornecedoras e usuárias de tecnologias. A iniciativa ainda contempla a participação de startups das áreas de sensores, visão computacional, inteligência artificial, big data, entre outros.

“O Parque Tecnológico se dispõe a fazer parcerias em todas as esferas de governo, municipal, estadual, federal. Este é mais um exemplo: o governo está investindo no desenvolvimento da indústria 4.0 e vamos contribuir para esse momento. Somos uma região industrial, temos que qualificar também nossas empresas. Ao mesmo tempo, somos agente de desenvolvimento de políticas públicas”, diz Marco Antonio Raupp, diretor-geral do Parque Tecnológico.

As propostas escolhidas terão um apoio financeiro de até R$ 300 mil, financiado pela ABDI. Aos empreendedores caberá aportar pelo menos 10% do valor total do projeto, como contrapartida econômica ou financeira.

Crédito: Welcomia – Freepik

Fonte:http://www.pqtec.org.br/comunicacao/noticias/n/583/proposta-do-pqtec-e-selecionada-para-projeto-do-mdic-sobre-industria-40

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons