Projeto Ecoagentes Mirins da Suzano apresentam tecnologias sustentáveis no 6° Encontro de Educadores em Jacareí (SP)

Crianças do projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano
 mostraram soluções ambientais de baixo custo para cerca de 300 educadores

Alunos do Projeto Ecoagentes Mirins, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano em Jacareí (SP), tiveram a oportunidade de mostrar o conteúdo aprendido nos encontros durante o 6° Encontro de Educadores em Defesa do Rio Paraíba do Sul, promovido nesta semana pela Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí e pela Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CT-EAMS) do Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS).

No estande da Suzano no evento, realizado no EducaMais Jacareí, os alunos Julia Martins Sidenko, Carlos Henrique Vieira da Anunciação e Maria Eduarda Pereira Ribeiro fizeram apresentação para cerca de 300 educadores, mostrando soluções para o tratamento de efluentes e captação de água de chuva, que podem ser implantadas em casa. Enfatizaram como levar as tecnologias ambientais de baixo custo para locais que não possuem sistema de saneamento, evitando assim a contaminação do rio por esgoto e a reutilização de água.

“Gostei bastante de participar. Apresentamos as maquetes de tecnologias ambientais de baixo custo para vários professores e muitos não conheciam”, contou Julia, de 9 anos, que tem uma cisterna em casa, a qual foi implantada pelo Projeto EcoAgentes Mirins e também destacou que ensina para os familiares e vizinhos dicas para separação adequada de resíduos.

Para Carlos Henrique, de 10 anos, a participação em um grande evento foi desafiadora. “No começo, estava um pouco nervoso, mas depois foi tranquilo. Foi uma surpresa tanta gente. Falamos sobre uso de cisterna, fossa biosséptica e tratamento de água cinza”, disse.

O NEA participou de todas as edições do evento e, pela primeira vez, levou alunos do Ecoagentes Mirins. A iniciativa fez parte da Semana do Meio Ambiente, que neste ano teve como tema “Em Defesa do Rio Paraíba do Sul”, com uma série de atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Outra ação promovida pelo NEA no encontro foi uma oficina de PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que mostrou algumas espécies, formas de consumo e benefícios para uma alimentação saudável.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.