Programa Trânsito Legal forma 300 alunos em Caraguatatuba

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, formou mais 300 alunos nas EMEFs Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê Mirim, EMEI / EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga e na Ciefi Profª Aída Almeida Castro Grazioli, no Rio do Ouro.

#PraCegoVer: Lado a lado, alunos com certificados na mão, educadoras da escola e agentes de trânsito posam para foto na quadra da escola

As formaturas firam realizadas nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de novembro, com a finalização do ciclo de atividades dos alunos dos 4º anos das três escolas. Além do certificado de conclusão, os alunos receberam também um talão de multas fictício, que poderá ser utilizado para a simulação de advertências a familiares.

O encerramento ocorre após as aulas teóricas e práticas ministradas durante o ano pelos agentes de trânsito Luciane Aparecida dos Santos e Rubem Delgado Barbosa Júnior (Rubão), responsáveis pelo programa.

Programa Trânsito Legal

Com 15 anos, o programa já abrangeu mais de 22 mil alunos da rede pública e, deste agosto de 2018, também incorpora escolas particulares do município. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito Luciane e Rubão explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.

Nas aulas práticas, os alunos vão às ruas e orientam motoristas, motociclistas e pedestres e, em alguns casos, aplicam multas fictícias ou advertem os condutores sobre procedimentos incorretos como dirigir sem cinto de segurança, falar ao celular enquanto dirige ou atravessar fora da faixa, por exemplo.

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons