Professores e auxiliares de primeira infância de Ilhabela participam de maneira inédita do 8º Festifan

A exemplo do novo formato dos Jogos Estudantis, o evento não terá caráter competitivo

Talento, marcha, coreografias e músicas vão tomar conta do PEII da Barra Velha, neste sábado (1º), a partir das 9h, quando acontecerá a 8ª edição do Festifan, que neste ano, traz três novidades. A primeira delas é a participação de professores e auxiliares de primeira infância; a segunda, a exemplo do novo formato, dos Jogos Estudantis, é que o festival não terá caráter competitivo; já a terceira, é a inclusão do evento na programação de aniversário da cidade, que completa em 3 de setembro, 213 anos de emancipação político-administrativa.

Os professores e auxiliares de primeira infância se apresentarão cantando, tocando e dançando a cantiga de roda “Peixe Vivo”. De acordo com a secretária de Educação, Yeda Lopes, o grupo tem ensaiado muito com o projeto “Música e Folclore na Educação”. Segundo afirmou, “as capacitações musicais e o ‘Música nas Escolas’, são ações que motivam todo a equipe da pasta, principalmente os nossos alunos”.

Entre as participantes, Ana Waschinski, auxiliar de primeira infância na E.M. Salvador Arena, da Barra Velha, destaca a iniciativa “Parabéns a todos os envolvidos, todos juntos com força e coração. Tudo lindo demais! Amei”, disse.

A diretora da E.M. Carolina de Moraes parabeniza a participação das API’s. “Quero convidar todo mundo porque vai ser uma coisa inédita, com a apresentação das API’s. A organização está muito bacana e tenho certeza que todo mundo vai gostar”.

Já para a professora, Soraia Lopes esta iniciativa está sendo uma ótima experiência. “Isso porque, é a nossa primeira participação no Festifan como atuante. Fazer parte deste grupo é de suma importância, pois pela primeira vez a educação infantil estará representada”, salientou.

O Festifan é um projeto voltado para o desenvolvimento e valorização das fanfarras locais das escolas de Ensino Fundamental II, e incluída dentro do Projeto “Música nas Escolas”. O festival conta, também, com a participação da Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos.

“Serão sete apresentações estudantis e o encerramento com a Banda Marcial de Ilhabela. As crianças de dedicam muito a esse festival, e esperam ansiosas por suas apresentações”, disse o prefeito Márcio Tenório.

O evento tem como principal objetivo despertar o interesse das crianças e jovens pela música criando também a sadia convivência entre alunos, resultando em disciplina, aprendizagem e dedicação tanto em âmbito coletivo como individual. “As fanfarras se apresentarão em um festival que não visa um caráter competitivo, e sim, de incentivo a participação colaborativa, valorizando a sociabilização.  Todas elas ganharão troféus de participação e um passeio de escuna”, explicou a coordenadora de artes, Andréia Batesine.

A 8ª edição do Festifan é promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação.